Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29407
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | VASCONCELOS, F. J. A. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4961028006441436 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SILVA, Abdoral Inácio da. | - |
dc.contributor.advisor1ID | SILVA, A. I. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4839519539144588 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | CORRÊA , Adriana Moreira de Souza. | - |
dc.contributor.referee2 | ALVES, José Wanderley de Sousa. | - |
dc.description.resumo | Este trabalho visa proporcionar uma metodologia de trabalho eficiente com as áreas da leitura, literatura e oralidade, visto que essas linguagens apresentam defasagem de ensino em diversas escolas brasileiras. Para isso, propõe-se a utilização do RPG (jogo de representação) atrelado a uma proposta de letramento literário, como uma ferramenta pedagógica capaz de exercitar as linguagens citadas e envolver os alunos através de atividades lúdicas e divertidas. Procedendo nessa conjectura, elaboramos como objetivo geral analisar a efetividade da aplicação do RPG como ferramenta pedagógica para as aulas de Língua Portuguesa, e para alcançá-lo elencamos como objetivos específicos: apresentar os benefícios da utilização do RPG em sala de aula; ilustrar a relação entre leitura, literatura e RPG, a fim de inserir o aluno no universo literário de modo espontâneo e divertido; operar com a oralidade de modo amplo e eficiente por meio do letramento literário e o RPG e propor uma sequência didática para o ensino de literatura a partir do RPG. Como metodologia aplicada, essa pesquisa configura-se como um trabalho descritivo-explicativo, com sua coleta de dados resultando em uma abordagem bibliográfica. Como resultados observados, pôde-se confirmar a eficácia do RPG em atrair a atenção do aluno para a atividade escolar proposta pelo jogo, além de exercitar as áreas da criatividade, persuasão, trabalho em equipe, interdisciplinaridade, posição ativa no aprendizado, leitura literária crítica, oralidade e comunicação interpessoal. Quanto aos autores selecionados para a fundamentação teórica, destacam-se Marcatto (1996); Cosson (2021); BNCC (2018); Antunes (2003); Fleith (2001); Pavão (2000); Galvão e Azevedo (2015); Citelli (2002); Fávero, Andrade e Aquino (2012); Vasques (2008); Silva (2020); Peruzzo (2011); Araújo e Fonseca (2005); Justo, Pereira e Lima (2017); Zamariam (2017) e Oliveira (2020). Ao fim dessa pesquisa, pôde-se concluir o potencial que o RPG possui em ensinar conteúdos acadêmicos e seduzir os alunos em sua aplicação. Através de uma proposta organizada e bem estruturada, a apreensão do conhecimento escolar pode ser alcançada através desse jogo, que permite também o aprendizado de uma gama de outras competências. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras-Língua Portuguesa. | pt_BR |
dc.title | RPG e letramento literário: uma proposta para a formação do leitor no ensino médio. | pt_BR |
dc.date.issued | 2023-02-09 | - |
dc.description.abstract | This study aims to provide an efficient work methodology in the areas of reading, literature, and orality, since these languages present a teaching delay in several Brazilian schools, for this, is proposed the use of the RPG (role-playing game) linked to a literary literacy proposal, as a pedagogical tool capable to exercise the aforementioned languages and involve students through playful and fun activities. Proceeding with this conjecture, we elaborated as a general objective to analyze the effectiveness of the application of the RPG as a pedagogical tool for the Portuguese Language classes, and to reach it we listed as specific objectives: to present the benefits of the use of the RPG in the classroom; illustrate the relationship between literature and RPG, to insert the student in the literary universe in a spontaneous and fun way; operate with orality broadly and efficiently through literary literacy and RPG and propose a didactic sequence for teaching literature based on RPG. As an applied methodology, this research is configured as a descriptive-explanatory study, with its data collection resulting in a bibliographical approach. As observed results, it was possible to confirm the effectiveness of the RPG in attracting the student's attention to the school activity proposed by the game, in addition to exercising the areas of creativity, persuasion, teamwork, interdisciplinarity, active position in learning, critical literary reading, orality and interpersonal communication. As for the authors co-opted for the theoretical foundation, Marcatto (1996); Cosson (2021); BNCC (2018); Antunes (2003); Fleith (2001); Pavão (2000); Galvão e Azevedo (2015); Citelli (2002); Fávero, Andrade and Aquino (2012); Vasques (2008); Silva (2020); Peruzzo (2011); Araújo and Fonseca (2005); Justo, Pereira and Lima (2017); Zamariam (2017) and Oliveira (2020). At the end of this research, it was possible to conclude the potential that RPG has in teaching academic content and seducing students with its application. Through an organized and well-structured proposal, the apprehension of school knowledge can be achieved through this game, which also allows the learning of a range of other skills. As a contribution to future researches, this study can serve as a basis for deepening notions linked to RPG, explained throughout the text. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29407 | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-18T12:46:27Z | - |
dc.date.available | 2023-04-18 | - |
dc.date.available | 2023-04-18T12:46:27Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.subject | RPG | pt_BR |
dc.subject | Atividades lúdicas | pt_BR |
dc.subject | Aulas de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Orality | pt_BR |
dc.subject | Literature | pt_BR |
dc.subject | literary literacy | pt_BR |
dc.subject | Ludic activities | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language classes | pt_BR |
dc.subject | Role Playing Game - RPG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | VASCONCELOS, Francisco José Arruda de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | RPG and literary literacy: a proposal for reader formation in high school. | pt_BR |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Francisco José Arruda de. RPG e letramento literário: uma proposta para a formação do leitor no ensino médio. 2023. 63f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FRANCISCO JOSÉ ARRUDA DE VASCONCELOS. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. CFP 2023.pdf | Francisco José Arruda de Vasconcelos. Monografia Letras - Língua Portuguesa. CFP 2023. | 1.11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.