Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29413
Title: | Metodologias e práticas: experiências no Semiárido Brasileiro. |
Other Titles: | Methodologies and practices: experiences in the Brazilian semi-arid region. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, José Irivaldo Alves Oliveira. NASCIMENTO, Alex Bruno Ferreira Marques do. CAVALCANTE, Edson Francisco Alves. SILVA, Elizandra Sarana de Souza. SILVA, Joseilma de Souza. HILÁRIO, Paulo Cézar Silva. BRITO, Priscila da Silva. ROSENDO, Tiago César Gonçalves. SOUSA, Williams Martinho Soares de. SILVA JÚNIOR, Carlos Augusto da. OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. SOUZA, Fabiana Feitosa de. RAMOS, Andréa Augusta de Morais. OLIVEIRA, Edvirges Batista de. ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de. MENEZES, Marcus Bessa de. MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de. CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. MAIA, Ubilina Maria da Conceição. SANTA CRUZ, Carla Mailde. MEDEIROS, Carolina Silva de. CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino. LIMA, Idelsuite de Sousa. AIRES, José Luciano de Queiroz. SILVA, Maria do Socorro. FERREIRA, Sônia Maria Lira. BARBOSA, Vilma Soares de Lima. VITAL, Adriana de Fátima Meira. SILVA, Allan Gustavo Freire da. RODRIGUES, Dielle Oliveira Filocre. CAVALCANTE, Edson Francisco Alves. FARIAS, João da Silva. SILVA, José Arnaldo da. SILVA, Luiz Antonio Coêlho da. DIAS, Marcílio Carneiro. DORNELAS, Carina Seixas Maia. LIMA, Klebernilson de Oliveira. LACERDA, Alecksandra Vieira de. BARBOSA, Francisca Maria. GOMES, Azenate Campos. LIMA, Luiz Henrique da Cunha. SILVA, Carlos Emanuel Moura da. ALCÂNTARA, Hugo Morais de. COELHO, Fernando de Souza. RIBEIRO JUNIOR, Wilson de Souza. CORREA, Talita. |
Keywords: | Semiárido Brasileiro;Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - UFCG;Extensão universitária;Metodologias;Educação superior no Semiárido Brasileiro;Programa de Educação Tutorial - CDSA UFCG;Ensino de Geografia;PIBID;Programa Olímpico para o Cariri Paraibano - PROLCARIRI;PROLCARIRI;Cinema no campo;Educação em solos - PASCAR;PASCAR - CDSA UFCG;Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri - PASCAR;Políticas ambientais - ensino básico;Biologia da conservação;Pequenas bacias hidrográficas do semiárido - recuperação e conservação;Bacias hidrográficas do semiárido - recuperação e conservação;Gestão Pública;Brazilian semiarid;Semi-Arid Sustainable Development Center - UFCG;University Extension;Methodologies;Higher Education in the Brazilian Semiarid Region;Tutorial Education Program - CDSA UFCG;Geography Teaching;Olympic Program for Cariri Paraibano - PROLCARIRI;Cinema in the countryside;Education in soils - PASCAR;Sustainable Actions Program for Cariri - PASCAR;Environmental policies - basic education;Conservation biology;Small hydrographic basins in the semi-arid region - recovery and conservation;Semi-arid watersheds - recovery and conservation;Public Management;Semiárido brasileño;Centro de Desarrollo Sustentable del Semiárido - UFCG;Extensión Universitaria;Metodologías;Educación Superior en el Semiárido Brasileño;Programa de Educación Tutorial - CDSA UFCG;Enseñanza de la Geografía;Programa Olímpico para Cariri Paraibano - PROLCARIRI;Cine en el campo;Educación en suelos - PASCAR;Programa de Acciones Sustentables para Cariri - PASCAR;Políticas ambientales - educación básica;Biología de la Conservación;Pequeñas cuencas hidrográficas en la región semiárida - recuperación y conservación;Cuencas hidrográficas semiáridas - recuperación y conservación;Gestión pública;Semi-aride brésilien;Centre de développement durable semi-aride - UFCG;Extension universitaire;Méthodologies;Enseignement supérieur dans la région semi-aride du Brésil;Programme de formation par tutorat - CDSA UFCG;Enseignement de la géographie;Programme olympique pour Cariri Paraibano - PROLCARIRI;Cinéma à la campagne;Education aux sols - PASCAR;Programme d'actions durables pour Cariri - PASCAR;Politiques environnementales - éducation de base;Biologie de la conservation;Petits bassins hydrographiques dans la région semi-aride - récupération et conservation;Bassins versants semi-arides - récupération et conservation;Gestion publique |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, José Irivaldo Alves Oliveira (organizador). Metodologias e práticas: experiências no Semiárido Brasileiro. Cachoeirinha: Everprint Indústria Gráfica Eireli - ME, 2015. ISBN: 978-85-69462-01-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29413 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Aqui apresentamos mais uma publicação do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), que vem se constituindo como grande centro formador e produtor de conhecimento acerca de problemas relacionados não só com o semiárido mais com questões nacionais e internacionais. Este ano completamos 6 anos de CDSA e analisando o ponto onde chegamos e as experiências que serão demonstradas aqui nesta coletânea de programas e projetos que foram ou estão sendo desenvolvidos no CDSA, logo se vê que a presença desse centro universitário do semiárido da Paraíba tem sido bem sucedida. Conhece-se uma árvore pelo frutos que ela tem dado, é o caso do CDSA, muitos são os frutos que tem sido gerados a partir de ações e empreendimentos de nossos aguerridos professores que, incansáveis, tem perseguido uma educação pública de qualidade baseado nos pressupostos da emancipação dos sujeitos envolvidos, da autonomia da produção do conhecimento e no desenvolvimento regional. Nessa coletânea reunimos algumas das experiências bem sucedidas, que apresentam possibilidades metodológicas claras, evidentes, que possam ser replicadas e discutidas, por exemplo, em sala de aula pelo professor de ensino fundamental e médio, pelo produtor rural, pelo membro de associação comunitária, enfim, pela sociedade, de modo a ajudar a refletir nossa realidade a partir do conhecimento produzido e da prática. Alertamos que não foi possível colocar todas as ações do CDSA nessa coletânea, em virtude da limitação de espaço, mas fizemos um esforço de reunir algumas ações que expressem a pujança do CDSA. Temos ações muito importantes como o Programa de Educação Tutorial (PET), que vem produzindo e incentivando ações que promovam a cidadania e a reflexão acerca da nossa participação e protagonismo na sociedade; temos as ações do Laboratório de Ecologia e Botânica (LAEB), na luta pela conservação do ecossistema da nossa região; as ações voltadas para a agroecologia; as ações do Laboratório de Solos (LASOL), através do Programa de Ações Sustentáveis do Cariri (PASCAR), buscando enfatizar cada vez mais a relevância de proteger o solo; as ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que tem fortalecido a formação de novos professores, que são o alicerce para formação de todos os profissionais existentes na sociedade; as ações desenvolvidas pelos professores de Educação do Campo junto às comunidades rurais do cariri, que tem fortalecido o elo entre universidade e sociedade; as atividades e estudos desenvolvidos pelo Laboratório de Hidráulica em torno da questão hídrica tem sido muito importante, considerando que estamos numa região semiárida, carente de soluções para a conservação da água; o Grupo de Estudos do Orçamento Participativo também tem sido um oxigenador dos novos instrumentos que ajudarão a gestão pública ser mais qualificada e a sociedade ficar mais atenta e proativa; o Programa Olímpico do Cariri (PROLCARIRI) tem sido uma engrenagem relevante na construção de uma relação saudável entre universidade e sociedade, trabalhando com a juventude caririzeira, dando objetivos aos jovens, seja com o reforço escolar, seja com o esporte; e como convidado temos o professor Fernando Coelho da Universidade de São Paulo, que nos brinda com um capítulo no qual discute a sua experiência de extensão na USP, no curso de Gestão de Políticas Públicas, e sugere algumas possibilidades para o semiárido nordestino. Sendo assim, o presente livro cumpre sua tarefa, que é a de difundir algumas possibilidade metodológicas e práticas para o semiárido, enfatizando o tripé da universidade (Ensino, Pesquisa e Extensão), e, principalmente, a extensão, como sendo aquela produzida da interação das primeira dimensões citadas, Ensino e Pesquisa; constituindo-se num esforço gratificante que é de tentar mudar a realidade de um povo, de um lugar, de uma região, sendo atores que influenciam positivamente. |
Keywords: | Semiárido Brasileiro Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - UFCG Extensão universitária Metodologias Educação superior no Semiárido Brasileiro Programa de Educação Tutorial - CDSA UFCG Ensino de Geografia PIBID Programa Olímpico para o Cariri Paraibano - PROLCARIRI PROLCARIRI Cinema no campo Educação em solos - PASCAR PASCAR - CDSA UFCG Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri - PASCAR Políticas ambientais - ensino básico Biologia da conservação Pequenas bacias hidrográficas do semiárido - recuperação e conservação Bacias hidrográficas do semiárido - recuperação e conservação Gestão Pública Brazilian semiarid Semi-Arid Sustainable Development Center - UFCG University Extension Methodologies Higher Education in the Brazilian Semiarid Region Tutorial Education Program - CDSA UFCG Geography Teaching Olympic Program for Cariri Paraibano - PROLCARIRI Cinema in the countryside Education in soils - PASCAR Sustainable Actions Program for Cariri - PASCAR Environmental policies - basic education Conservation biology Small hydrographic basins in the semi-arid region - recovery and conservation Semi-arid watersheds - recovery and conservation Public Management Semiárido brasileño Centro de Desarrollo Sustentable del Semiárido - UFCG Extensión Universitaria Metodologías Educación Superior en el Semiárido Brasileño Programa de Educación Tutorial - CDSA UFCG Enseñanza de la Geografía Programa Olímpico para Cariri Paraibano - PROLCARIRI Cine en el campo Educación en suelos - PASCAR Programa de Acciones Sustentables para Cariri - PASCAR Políticas ambientales - educación básica Biología de la Conservación Pequeñas cuencas hidrográficas en la región semiárida - recuperación y conservación Cuencas hidrográficas semiáridas - recuperación y conservación Gestión pública Semi-aride brésilien Centre de développement durable semi-aride - UFCG Extension universitaire Méthodologies Enseignement supérieur dans la région semi-aride du Brésil Programme de formation par tutorat - CDSA UFCG Enseignement de la géographie Programme olympique pour Cariri Paraibano - PROLCARIRI Cinéma à la campagne Education aux sols - PASCAR Programme d'actions durables pour Cariri - PASCAR Politiques environnementales - éducation de base Biologie de la conservation Petits bassins hydrographiques dans la région semi-aride - récupération et conservation Bassins versants semi-arides - récupération et conservation Gestion publique |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29413 |
Appears in Collections: | Livros e E-books Completos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
METODOLOGIAS E PRÁTICAS - E-BOOK CDSA 2015.pdf | Metodologias e práticas: experiências no Semiárido Brasileiro. - E-BOOK CDSA 2015 | 97.23 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.