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Title: Os sentidos que emergem em A Maior Flor do Mundo, de José Saramago: uma proposta de leitura para o 6° ano do Ensino Fundamental.
Other Titles: The meanings that emerge in A Maior Flor do Mundo, by José Saramago: a reading proposal for the 6th grade of Elementary School.
???metadata.dc.creator???: MARTINS, Isabel Cristina Pereira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, Hérica Paiva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, José Wanderley de.
Keywords: Leitura;Ensino fundamental;Semiótica visual;Maior For do Mundo;Saramago, José;Reading;Elementary School;visual semiotics;Largest Force in the World
Issue Date: 6-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MARTINS, Isabel Cristina Pereira. Os sentidos que emergem em A Maior Flor do Mundo, de José Saramago: uma proposta de leitura para o 6° ano do Ensino Fundamental. 2023. 89f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: A leitura é um processo essencial para a construção de conhecimentos. Esses saberes são basilares para a atuação do sujeito nos diversos domínios discursivos e sociais em que transita. Nessa direção, o sentido de um texto não está fechado nele mesmo, ele vai além do universo particular do autor e da materialidade do discurso. Aquele que lê, em uma atitude ativa, participa da produção de sentidos. Nessa direção, o objetivo deste trabalho é analisar os sentidos que emergem em A Maior Flor do Mundo, de José Saramago, a fim de propor uma leitura para o 6º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, discorremos sobre leitura e sobre a semiótica visual como base para a análise do corpus selecionado; depois verificamos valores que confluíam para a compreensão do sentido de A Maior Flor do Mundo; em seguida, esboçamos uma proposta de sequência didática, a partir do modelo de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), seguindo a base teórica construída como sugestão de leitura da interface verbo-visual. O corpus a obra A Maior Flor do Mundo, de José Saramago. A metodologia de pesquisa utilizada foi a análise do discurso, destacando a pesquisa aplicada e a abordagem qualitativa. Como resultado da leitura da obra selecionada como corpus, observamos um enunciador que parece defender a tese de que as histórias para crianças devem ser escritas com palavras simples e com muitas explicações. E que, para isso, explora valores como infância, velhice, liberdade, solidariedade. Dessa análise, foi sugerida uma sequência didática para o trabalho com a leitura no 6o ano do Ensino Fundamenta.
Abstract: Reading is an essential process for building knowledge.This knowledge is fundamental for the performance of the individual in the various discursive and social domains in which he transits. In this sense, the meaning of a text is not closed in on itself, it goes beyond the particular universe of the author and the materiality of the discourse. Those who read, in an active attitude, participate in the production of meanings. In this way, the objective of this academic work is to analyze the meanings that emerge in A Maior Flor do Mundo, by José Saramago, in order to propose a reading for the 6th year of Elementary School. For that, we approach reading and visual semiotics as a basis for analyzing the selected corpus; then we verified values that was converging to the understanding of the meaning of A Maior Flor do Mundo; after, we outline a proposal for a didactic sequence, from the model of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), following a theoretical basis built as a suggestion for reading the verbal-visual interface. The corpus is the literary work A Maior Flor do Mundo, by José Saramago. The research methodology used was the discourse analysis, highlighting the applied research and a qualitative approach. As a result of reading the selected work as corpus, we observed an annunciator who seems to defend the idea that stories for children should be written with simple words and with many explanations. And for that to happens, explores values such as childhood, maturity, freedom, solidarity, among others. From this analysis, a didactic sequence was suggested to work with reading in the 6th year of Elementary School.
Keywords: Leitura
Ensino fundamental
Semiótica visual
Maior For do Mundo
Saramago, José
Reading
Elementary School
visual semiotics
Largest Force in the World
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29416
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