Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29418
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1PESSOA, Rodrigo Bezerra.-
dc.contributor.advisor1IDPESSOA, Rodrigo Bezerra.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290402081480027pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.-
dc.contributor.referee2SOUZA, Marcos Assis Pereira de.-
dc.description.resumoOs componentes físico-naturais do espaço geográfico são essenciais para a formação dos alunos como cidadãos críticos, por meio destes conhecimentos os alunos serão capazes de observar e compreender a configuração e as problemáticas do espaço ao seu redor. No entanto, para que isto aconteça, é importante que tais componentes sejam abordados em sala de aula de forma que este olhar crítico possa ser desenvolvido, para que o processo de ensino-aprendizado não seja prejudicado. Dessa forma, esse trabalho de pesquisa objetiva investigar os impasses e perspectivas do professor de Geografia ao longo do processo de ensino-aprendizagem dos componentes físico-naturais. Este trabalho é de caráter qualitativo, a princípio, foi feito um levantamento bibliográfico, utilizando teses de doutorado, dissertações de mestrado, livros e artigos sobre o ensino dos componentes físico-naturais. Após isso, foram realizadas entrevistas com três professores de Geografia, os resultados obtidos por meio das entrevistas foram essenciais para a pesquisa, trazendo colocações relevantes acerca do ensino dos componentes físico-naturais do espaço geográfico. Por meio das entrevistas, pudemos observar que a forma em que, às vezes, é realizada a abordagem dos conteúdos de Geografia Física no ensino superior pode ocasionar dificuldades na forma que o futuro professor de Geografia irá construir estes conhecimentos com os alunos. As respostas também ressaltam a importância de superar formas fragmentadas de construção do conhecimento, é preciso trazer o homem e suas modificações no espaço para o ensino destes componentes, para que o aprendizado aconteça de forma proveitosa, em que o aluno além de conseguir desenvolver a sua criticidade também seja capaz de fazer uma leitura do espaço em que vive e do mundo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleA geografia e o ensino dos componentes físico-naturais do espaço geográfico.pt_BR
dc.date.issued2023-02-08-
dc.description.abstractThe physical-natural components of the geographic space are essential for the formation of students as critical citizens, through these knowledge students will be able to observe and understand the configuration and problems of the space around them. However, in order for this to happen, it is important that such components are addressed in the classroom in a way that this critical eye can be developed so that the teaching-learning process is not impaired. Thus, this research work aims to investigate the impasses and perspectives of the Geography teacher throughout the teaching-learning process of the physical-natural components. This work is of a qualitative nature, at first, a bibliographic survey was carried out, using doctoral theses, master's dissertations, books and articles on the teaching of physical-natural components. Thereafter, interviews were conducted with three Geography teachers, the results obtained through the interviews were essential for the research, bringing relevant statements on the teaching of the physical-natural components of geographic space. Through the interviews, we can observe that the way in which Physical Geography content is sometimes approached in higher education can cause difficulties in the way that the future Geography teacher will build this knowledge with the students. The answers also emphasize the importance of overcoming fragmented forms of knowledge construction, it is necessary to bring man and his modifications in space to the teaching components, so that learning takes place in a profitable way, in which the student, in addition to being able to develop his criticality is also capable of reading the space in which he lives and the world.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29418-
dc.date.accessioned2023-04-19T12:00:51Z-
dc.date.available2023-04-19-
dc.date.available2023-04-19T12:00:51Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGeografia - ensinopt_BR
dc.subjectComponentes físico - naturaispt_BR
dc.subjectEspaço geográficopt_BR
dc.subjectGeography - teachingpt_BR
dc.subjectPhysical - natural componentspt_BR
dc.subjectGeographic spacept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPORDEUS, Vitória Galdino.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGeography and the teaching of physical and natural components of geographic space.pt_BR
dc.identifier.citationPORDEUS, Vitória Galdino. A geografia e o ensino dos componentes físico-naturais do espaço geográfico. 2023. 45f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VITÓRIA GALDINO PORDEUS. MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP 2023.pdfVitória Galdino Pordeus. Monografia Geografia. CFP 2023. 425.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.