Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29421
Title: Design de interface e a influência no desejo de compra: um estudo de caso sobre o Instagram.
Other Titles: Interface design and the influence on the purchase desire: a Instagram case study.
Diseño de interfaz e influencia en el deseo de compra: una Estudio de caso de Instagram.
???metadata.dc.creator???: CARNEIRO, Maria Amélia Bezerra de Siqueira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTA ROSA, José Guilherme da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVEIRA, Nathalie Barros da Mota.
???metadata.dc.contributor.referee2???: RITTO, Antonio Carlos de Azevedo.
Keywords: Design de interfaces;Experiência do usuário;Mídias sociais;Instagram;Social commerce;Desejo de compra;User experience;Purchase wish;Diseño de interfaz;Medios de comunicación social;Deseo de compra
Issue Date: 3-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CARNEIRO, Maria Amélia Bezerra de Siqueira. Design de interface e a influência no desejo de compra: um estudo de caso sobre o Instagram. 2023. 156 fl. Dissertação (Mestrado em Design), Programa de Pós-graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29421
???metadata.dc.description.resumo???: Essa pesquisa tem como tema central a influência que o aplicativo de mídia social Instagram, pode exercer sobre os seus usuários através do seu design de interface. O ponto de influência a ser abordado é o desejo de compras dos usuários, para isso, foram analisados como os utilizadores do aplicativo Instagram, reagem diante de tantos estímulos de publicidade na interface do aplicativo. Para a compreensão dos sentimentos do usuário, as áreas de estudo do design abordadas nesta pesquisa foram a Experiência do Usuário, Usabilidade e Ressignificação de Sistemas. O objetivo geral desta pesquisa é: analisar o Instagram enquanto aplicativo de vendas online, buscando compreender como o design de interface das telas e a dinâmica do aplicativo influenciam no desejo de compras dos usuários. A pesquisa em questão possui caráter qualitativo, com abordagem fenomenológica e características de um estudo de caso. Os resultados indicam que o design de interfaces do aplicativo Instagram atua fortemente sobre o desejo de compras dos seus usuários, em razão dos anúncios constantemente apresentados no feed de notícias e na área de stories. Os participantes da pesquisa demonstraram ter conhecimento dos elementos indicativos de publicidade no design de telas do aplicativo, apresentando também um senso crítico sobre os anúncios veiculados na plataforma. Quanto aos resultados sobre a usabilidade e experiência do usuário sobre as ferramentas de compras que o aplicativo apresenta, obteve-se um resultado negativo, onde os participantes da pesquisa não conheciam e não sabiam como funcionam as ferramentas.
Abstract: The central theme of this research is the influence that the social media application Instagram can exert on its users through its interface design. The point of influence to be addressed is the users' desire to make purchases, for which the reactions of Instagram application users to advertising stimuli in the application interface were analyzed. To understand the user's feelings, the areas of design study addressed in this research were User Experience, Usability, and Systems Re-signification. The general objective of this research is to analyze Instagram as an online sales application, seeking to understand how the interface design of screens and the application's dynamics influence users' purchasing desires. The research in question has a qualitative character, with a phenomenological approach and the characteristics of a case study. The results indicate that the interface design of the Instagram application strongly influences its users' purchasing desires, due to the advertisements that are constantly presented in the news feed and in the stories area. Research participants demonstrated knowledge of indicative elements of advertising in the application screen design, also presenting a critical sense about the advertisements that are run on the platform. As for the results regarding user usability and experience with the shopping tools presented in the application, a negative result was obtained, where research participants did not know and did not understand how the tools work.
???metadata.dc.description.resumen???: Esta investigación tiene como tema central la influencia que tiene la aplicación de redes sociales Instagram, puede ejercer sobre sus usuarios a través del diseño de su interfaz. El punto de influencia a abordar es el deseo de compra de los usuarios, para ello se analizó cómo la usuarios de la aplicación Instagram, reaccionan a tantos estímulos publicitarios en la interfaz de la aplicación Para comprender los sentimientos del usuario, las áreas de estudio de la diseño abordado en esta investigación fueron Experiencia de Usuario, Usabilidad y Reencuadre de sistemas. El objetivo general de esta investigación es: analizar Instagram mientras aplicación de venta en línea, buscando comprender cómo el diseño de la interfaz de las pantallas y el La dinámica de la aplicación influye en el deseo de compra de los usuarios. La investigación en cuestión tiene un carácter cualitativo, con un enfoque fenomenológico y características de un estudio de caso. Los resultados indican que el diseño de interfaz de la aplicación de Instagram actúa fuertemente sobre el deseo de compra de sus usuarios, debido a los constantes anuncios destacados en el área de noticias e historias. Los participantes de la investigación demostraron ser consciente de los elementos indicativos de publicidad en el diseño de las pantallas de la aplicación, presentando también un sentido crítico sobre los anuncios servidos en la plataforma. En cuanto a resultados sobre la usabilidad y experiencia de usuario de las herramientas de compra que presenta la aplicación, se obtuvo un resultado negativo, donde los participantes de la investigación no sabía y no sabía cómo funcionan las herramientas.
Keywords: Design de interfaces
Experiência do usuário
Mídias sociais
Instagram
Social commerce
Desejo de compra
User experience
Purchase wish
Diseño de interfaz
Medios de comunicación social
Deseo de compra
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ergonomia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29421
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA AMÉLIA BEZERRA DE SIQUEIRA CARNEIRO – DISSERTAÇÃO PPGDesign 2023_organized.pdfMaria Amélia Bezerra de Siqueira Carneiro - Dissertaçao PPGDesign 20233.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.