Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29423
Title: Educação contextualizada no Semiárido Baiano: a construção do Projeto CAT para as políticas de educação e a escola do campo.
Other Titles: Contextualized education in the semi-arid region of Bahia: the construction of the CAT Project for education policies and rural schools.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria do Socorro.
CARNEIRO, Vera.
SILVA, Djair.
CARVALHO, Maria Inaia Moreira.
Keywords: Educação contextualizada;Escolas do campo;Educação do Campo;Semiárido Baiano - educação contextualizada;Projeto CAT;Políticas públicas para a Educação do Campo;Pesquisa em Educação do Campo;Metodologia CAT - conhecer, analisar e transformar;Contextualized education;Country schools;Field Education;Semi-arid region of Bahia - contextualized education;CAT project;Public policies for Rural Education;Field Education Research;CAT methodology - know, analyze and transform;Éducation contextualisée;Écoles de campagne;Formation sur le terrain;Région semi-aride de Bahia - éducation contextualisée;Projet CAT;Politiques publiques pour l'éducation rurale;Recherche en éducation sur le terrain;Méthodologie CAT - connaître, analyser et transformer;Educación contextualizada;Escuelas del campo;Educación de campo;Región semiárida de Bahía - educación contextualizada;Proyecto CAT;Políticas públicas de Educación Rural;Investigación en educación de campo;Metodología CAT - conocer, analizar y transformar
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria do Socorro; CARVALHO, Inaiá Maria Moreira de (organizadoras). Educação contextualizada no Semiárido Baiano: a construção do Projeto CAT para as políticas de educação e a escola do campo. Feira de Santana - BA: Editora Curviana, 2015. 184p. ISBN: 978-85-64846-10-4. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29423
???metadata.dc.description.resumo???: Este livro tem como finalidade apresentar os resultados da pesquisa1 Impactos da Metodologia do CAT nas políticas públicas da Educação do Campo e na aprendizagem das crianças na região semiárida da Bahia2. Esta metodologia, CAT - Conhecer, Analisar e Transformar a realidade do campo, formulada pelo Movimento de Organização Comunitária - MOC - uma organização não governamental- ONG, é desenvolvida por esta entidade em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS e Movimentos Sociais e Sindicais do campo em mais de 20 municípios da região semiárida da Bahia. O MOC, há mais de 47 anos vem desenvolvendo trabalhos formativos e produtivos com agricultores/as, ampliou sua atuação, em 1994, a partir de um diálogo e intercâmbio com o Serviço de Tecnologia Alternativa -SERTA, uma organização não governamental Pernambucana3, com a formulação da proposta educativa CAT - Conhecer, Analisar e Transformar a realidade do campo, para ser desenvolvida junto às escolas da rede pública da região4. O MOC constitui um dos lugares institucionais5 importantes no fortalecimento do Movimento da Educação do Campo 6 no Brasil e na Rede de Educação Contextualizada do Semiárido-RESAB. Incentivar o envolvimento dos gestores públicos, educadores/as, estudantes e organizações sociais na construção das políticas educacionais, numa perspectiva do desenvolvimento sustentável da região; fomentar conhecimentos políticos-pedagógicos que contribuam para o fortalecimento da escola contextualizada a partir de uma relação democrática e propositiva entre sociedade civil e poder público; e proporcionar subsídios para uma replicação/multiplicação da metodologia em outras regiões como política pública foram os objetivos deste estudo. Para o atendimento desses objetivos, foram selecionados: a) dois municípios que estão no projeto desde o seu inicio, sendo Conceição do Coité e Riachão do Jacuípe; b) dois municípios cuja adesão ao CAT ocorreu mais recentemente - Barrocas e Serrinha; c) dois municípios onde o CAT não está presente - Gavião e Tucano. A abordagem qualitativa numa perspectiva da pesquisa-ação orientou os diferentes procedimentos e instrumentos utilizados durante o processo, que possibilitaram um envolvimento permanente dos diferentes sujeitos e o planejamento do trabalho na perspectiva de responder às indagações da pesquisa, dentre as quais destacamos: a metodologia CAT contribui para mudanças nas políticas educacionais dos municípios e na melhoria da aprendizagem das crianças que a ela tem acesso? Quais os custos da ação e inação de uma proposta de educação contextualizada nos municípios? Na introdução, explicitamos o caminho teórico e metodológico que utilizamos para realização da investigação, destacando as etapas vivenciadas, as potencialidades, limites e proposições que foram identificadas em cada procedimento, na perspectiva de responder as indagações postas pela investigação. Em seguida, organizamos os achados da pesquisa em duas partes. Na primeira, construímos o contexto sócio econômico e educacional da ação do Projeto CAT, buscando compreender como a proposta tem contribuído para fortalecer a gestão pública e a qualidade da educação do campo nos municípios. Esta parte se constitui em três capítulos organizados da seguinte forma. O primeiro capítulo, "A Metodologia CAT: suas matrizes pedagógicas e seu itinerário pedagógico", elaborado por Maria do Socorro Silva e Vera Maria Oliveira Carneiro, reflete sobre as matrizes da Educação Popular que fundamenta teoricamente a prática educativa do CAT nas Escolas Públicas do Semiárido nas quais o contexto social, a relação prática-teoria-prática orienta o caminho de construção dos conhecimentos em sala de aula, o empoderamento dos sujeitos sociais e o estímulo à autonomia da escola, dos docentes e discentes, além da participação ativa da família e das organizações sociais também são fundamentos importantes do Projeto CAT. No segundo capítulo, "Análise econômica e social do campo de pesquisa: o chão onde se desenvolve a prática educativa do CAT", o autor Djair Silva nos traz indicadores demográficos, econômicos e sociais importantes para leitura do contexto regional, estadual e territorial, no qual se desenvolve o Projeto CAT evidenciando as mudanças ocorridas neste cenário, e quais as contribuições dadas pela ação do Projeto nas comunidades. No terceiro capítulo, Maria do Socorro Silva, nos situa no "Cenário educacional e nas políticas educacionais nos municípios da área em estudo", destacando as mudanças e as permanências ocorridas neste cenário, e a complexidade de análise dos resultados dos impactos do Projeto, visto que existe em curso no Brasil uma série de ações desencadeadas pela esfera federal e estadual com relação às políticas afirmativas para as populações do campo, além de que o MOC atua nesta região com diferentes iniciativas junto às comunidades rurais, o que contribui para construção de um cenário diferenciado, todavia, a autora buscou identificar na interação entre os dados e a fala dos sujeitos a singularidade da contribuição do Projeto CAT, bem como os desafios que enfrenta para mudar uma realidade marcada historicamente pela exclusão aos direitos e uma prática descontextualizada de escola. Na segunda parte, os resultados da prática educativa do CAT, a partir da percepção dos sujeitos envolvidos no trabalho, no que se refere à organização da escola, o processo de ensino aprendizagem das crianças, à relação com a vida da família e da comunidade e ao financiamento da educação nos municípios. Esta parte se constitui em três capítulos organizados da seguinte forma: No quarto capítulo, o "CAT na visão dos seus protagonistas e beneficiários", as autoras Maria do Socorro Silva e Inaiá Carvalho nos trouxeram a fala dos sujeitos sobre sua vivência com o Projeto CAT, enfatizando suas percepções e avaliações sobre os resultados na sala de aula, na escola, na comunidade, e principalmente, na vida dos sujeitos envolvidos no trabalho. A visão entusiasmada, compromissada e positiva das entrevistadas com a materialização do Projeto se destaca no texto. No quinto capítulo, "Dimensão Pedagógica - melhoria da aprendizagem das crianças", Maria do Socorro Silva, evidenciou a tensão e contradição existentes nos municípios da pesquisa na realização de uma avaliação processual, formativa e contextualizada conforme concepção defendida pelo Projeto CAT, e os instrumentos e estratégias postos em curso pelo Sistema Nacional de Avaliação coordenado pelo MEC, que cada vez mais se fortalece na política de avaliação brasileira, apesar dos diferentes questionamentos existentes, ao mesmo tempo, traz o processo de reflexão e sistematizada vivido pelo grupo na perspectiva da formulação e sistematização de fundamentos e instrumentos de uma avaliação que considere a prática contextualizada das escolas do campo envolvidas no trabalho. No sexto capítulo, "Financiamento da Educação", Djair Silva, fez um resgate sobre o financiamento da educação e seus principais instrumentos, destacando os recursos existentes nos municípios da pesquisa destinados às escolas públicas, seja proveniente do Fundeb ou de outras formas de transferências do governo federal e estadual, além da diversidade de ações e programas que podem ser acessados pelos municípios, o que possibilitaria uma melhoria na qualidade nas escolas do campo. Os custos da ação do Projeto CAT também foram analisados no texto suscitando uma reflexão sobre a necessidade de tomadas de decisões entre os diferentes atores sociais envolvidos no trabalho na perspectiva de sua universalização enquanto uma política pública. Por fim, tecemos considerações resultantes dos diversos momentos de discussão com os sujeitos da pesquisa, que a partir dos dados e de sua experiência situaram os avanços, os desafios e elencaram proposições para uma intervenção de fortalecimento e continuidade da Educação Contextualizada nos municípios, bem como a possibilidade de sua replicação em outros municípios do território com vistas a assegurar a universalização do acesso à Educação Básica, pública, gratuita e socialmente referenciada na vida dos Povos do Semiárido Brasileiro.
Keywords: Educação contextualizada
Escolas do campo
Educação do Campo
Semiárido Baiano - educação contextualizada
Projeto CAT
Políticas públicas para a Educação do Campo
Pesquisa em Educação do Campo
Metodologia CAT - conhecer, analisar e transformar
Contextualized education
Country schools
Field Education
Semi-arid region of Bahia - contextualized education
CAT project
Public policies for Rural Education
Field Education Research
CAT methodology - know, analyze and transform
Éducation contextualisée
Écoles de campagne
Formation sur le terrain
Région semi-aride de Bahia - éducation contextualisée
Projet CAT
Politiques publiques pour l'éducation rurale
Recherche en éducation sur le terrain
Méthodologie CAT - connaître, analyser et transformer
Educación contextualizada
Escuelas del campo
Educación de campo
Región semiárida de Bahía - educación contextualizada
Proyecto CAT
Políticas públicas de Educación Rural
Investigación en educación de campo
Metodología CAT - conocer, analizar y transformar
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação do Campo.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29423
Appears in Collections:Livros e E-books Completos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NO SEMIÁRIDO BAIANO - E-BOOK CDSA 2015.pdfEducação Contextualizada no Semiárido Baiano - E-BOOK CDSA 201594.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.