Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29424
Title: Perfil de permanência e experiências emocionais dos(as) licenciandos(as) em Física do CFP/UFCG: testemunhos de uma trajetória de formação.
Other Titles: Permanence profile and emotional experiences of CFP/UFCG Physics graduates: testimonies of a training trajectory.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Jefferson Santana da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FIGUEIREDO, Gustavo de Alencar.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ROCHA , Diego Marceli.
???metadata.dc.contributor.referee2???: COSTA , André Pereira da.
Keywords: Ensino de Física;Evasão;Perfil de permanência;Experiências emocionais;Physics Teaching;Evasion;Permanence profile;Emotional experiences;Bachelor's Degree in Physics;Licenciandos em Física - CFP UFCG;Curso de Física CFP UFCG
Issue Date: 15-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Jefferson Santana da. Perfil de permanência e experiências emocionais dos(as) licenciandos(as) em Física do CFP/UFCG: testemunhos de uma trajetória de formação. 2023. 262f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O fenômeno da evasão nos cursos de Licenciatura em Física é um problema recorrente na formação de professores(as). Um dos fatores que contribuem para essa problemática reside em aspectos que não estão apenas na falta de uma educação científica de base, mas em aspectos do campo da Psicologia. Dessa forma, o presente estudo trata-se de uma pesquisa explicativa com abordagem qualitativa e quantitativa, intentando realizar outro olhar sobre o fenômeno da evasão nesses cursos. Assim, busquei também compreender o “Perfil de permanência” dos(as) Licenciandos(as) em Física do CFP/UFCG, Campus de Cajazeiras – PB, e sua correlação com as experiências emocionais destes(as) a partir de suas trajetórias no curso. Para isso, recorri às compreensões de Arruda et al. (2006) e Custódio, Pietrocola e Souza-Cruz (2013) (apoiados em Silvia e Kashdan (2009)). Para coleta de dados da pesquisa foi realizada uma análise documental a partir dos históricos acadêmicos dos(as) estudantes, objetivando estabelecer o Perfil de permanência congruente ao trabalho de Arruda et al. (2006). Em seguida, foi aplicado um questionário (via Google Formulários) junto aos(às) 129 discentes ativos(as) no Curso, dentre os(as) quais 32 (trinta e dois(duas)) responderam. Com base nesse instrumento, procurei identificar aspectos sociodemográficos ou relacionados ao currículo, enquanto as respostas de questões abertas foram analisadas utilizando o método de Análise Textual Discursiva (ATD) sob a perspectiva de Moraes (2003). E, baseado em Costa (2019), recorri à utilização de testemunhos concedidos por estudantes já graduados(as). Os resultados revelam que o perfil de permanência do(a) estudante no curso de Licenciatura em Física do CFP/UFCG é bastante prolongado. Além disso, tendo por base as respostas dos questionários e os testemunhos dos(as) discentes, percebe-se que as experiências emocionais ocorrem em ciclos (independentemente da época em que a turma iniciou) e também estão relacionadas aos motivos para ingresso e permanência destes(as) juntamente com as relações entre alunos(as) e professores(as) e a própria instituição.
Abstract: The dropout phenomenon in Physics Licentiate Degrees is a recurrent problem in the training of future teachers. One of the factors that contribute to this problem resides in aspects that are not only in the lack of a basic scientific education, but in aspects of the field of Psychology. Thus, the present study is an explanatory research with a qualitative and quantitative approach, trying to analyze the dropout phenomenon in these courses from another aspect. Thus, I also sought to understand the "Permanence Profile" of the Physics Graduates of the CFP/UFCG, Cajazeiras Campus - PB, and its correlation with their emotional experiences from their trajectories in the course. For this, I resorted to the understandings of Arruda et al. (2006) and Custódio, Pietrocola and Souza-Cruz (2013) (based on Silvia and Kashdan (2009)). The research data were collected through a documental analysis based on the academic records of the students, aiming to establish the Permanence Profile congruent to the work of Arruda et al. (2006). Then, a questionnaire was applied, through Google Forms, to the 129 students active in the Course, among which 32 (thirty-two) responded. Based on this instrument, I intended to identify sociodemographic or curriculum-related aspects, while the answers to open questions were analyzed using the Discursive Textual Analysis (DTA) method from the perspective of Moraes (2003). And, based on Costa (2019), I resorted to the use of testimonies given by students who have already graduated. The results reveal that the profile of the student's permanence in the Bachelor's Degree in Physics at the CFP/UFCG is quite prolonged. In addition, based on the answers to the questionnaires and the testimonies of the students, it is clear that emotional experiences occur in cycles (regardless of the time when the class started) and are also related to the reasons for joining and staying there. together with the relationships between students and teachers and the institution itself.
Keywords: Ensino de Física
Evasão
Perfil de permanência
Experiências emocionais
Physics Teaching
Evasion
Permanence profile
Emotional experiences
Bachelor's Degree in Physics
Licenciandos em Física - CFP UFCG
Curso de Física CFP UFCG
???metadata.dc.subject.cnpq???: Física.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29424
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JEFFERSON SANTANA DA COSTA. MONOGRAFIA FÍSICA. CFP 2023.pdfJefferson Santana da Costa. Monografia Fisica. CFP 2023. 3.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.