Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29425
Title: Geografia Escolar e cotidiano dos educandos: o uso do mapa mental como ferramenta metodológica na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Stela Sampaio - CE.
Other Titles: School Geography and the students' daily life: the use of the mental map as a methodological tool at the Stela Sampaio Elementary School - CE.
???metadata.dc.creator???: CAVALCANTE, João Paulo Pereira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, Cícera Cecilia Esmeraldo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DI LORENZO, Ivanalda Dantas da Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
Keywords: Geografia - ensino;Geografia Escolar;Ensino;Sala de aula;Educação Básica;Geography - teaching;School Geography;Teaching;Classroom;Basic education;Mapa mental;Ensino de Geografia - mapa mental;Escola de Ensino Infantil e Fundamental Stela Sampaio - CE
Issue Date: 6-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAVALCANTE, João Paulo Pereira. Geografia Escolar e cotidiano dos educadores: o uso do mapa mental com ferramenta metodológica na escola de Ensino Infantil e Fundamental Stela Sampaio - CE. 2023. 43f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente monografia que se insere na área de ensino geográfico, tem como objetivo investigar e apresentar uma metodologia que contribua com professores e futuros professores da área de Geografia a trabalharem os conteúdos geográficos em sala de aula, associando-os ao cotidiano dos educandos da Educação Básica. A pesquisa apresentada nesta monografia é de caráter qualitativa, com questionários e entrevistas semiestruturadas, realizadas com residentes do programa Residência Pedagógica (RP) do subprojeto Geografia da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras – PB, ministrantes de aulas na Educação Básica e com a professora de Geografia da E.E.I.F. Stela Sampaio Lavras da Mangabeira – CE, com o intuito de descobrir como os mesmos relacionam os conteúdos geográficos ao cotidiano dos seus educandos. Alunos do oitavo ano do ensino fundamental da E.E.I.F. Stela Sampaio também foram entrevistados, com o intuito de descobrir a visão dos mesmos em relação à Geografia e se os mesmos sabem da importância dos conhecimentos geográficos em suas vidas cotidianas. As plataformas utilizadas para a realização das pesquisas foram o Google Forms, Word e Instagram. O material teórico utilizado para esta pesquisa parte de autores que trabalham com o ensino de maneira geral, e autores que se aprofundam no ensino da Geografia. Após o conhecimento das informações acerca do campo de pesquisa, foi colocado em prática na turma do oitavo ano A da E.E.I.F. Stela Sampaio a metodologia avaliativa para correlacionar os conhecimentos geográficos ao cotidiano dos educandos. Para cumprir este objetivo foi utilizado como ferramenta metodológica o mapa mental. Os resultados obtidos demostraram que é indispensável a associação da Geografia escolar ao cotidiano dos educandos. A conclusão desta pesquisa apontou que os educandos desenvolvem o ensino-aprendizagem de forma produtiva, quando o professor emprega metodologias que associam os seus cotidianos com os conteúdos geográficos aprendidos em sala de aula.
Abstract: The present monograph, which is part of the geography teaching area, aims at investigating and presenting a methodology that contributes with teachers and future teachers of Geography to work the geographic contents in the classroom, associating them to the everyday life of the students in Basic Education. The research presented in this monograph is qualitative, with questionnaires and semi-structured interviews, carried out with residents of the Pedagogical Residency (PR) program of the Geography subproject of the Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras – PB, teachers of Basic Education classes and with the Geography teacher of the E.E.I.F. Stela Sampaio Lavras da Mangabeira – CE, in order to find out how they relate the geographic contents to their students' daily lives. Eighth grade students from E.E.I.F. Stela Sampaio were also interviewed, in order to find out their vision of Geography and if they know the importance of geographic knowledge in their daily lives. The platforms used for the research were Google Forms, Word, and Instagram. The theoretical material used for this research comes from authors who work with teaching in general, and authors who delve into the teaching of Geography. After knowing the information about the research field, the evaluation methodology was put into practice in the eighth grade A class of E.E.I.F. Stela Sampaio to correlate the geographic knowledge to the students' daily lives. To accomplish this goal, the mind map was used as a methodological tool. The results obtained showed that it is essential to associate school Geography with the students' daily lives. The conclusion of this research pointed out that the students develop teaching-learning in a productive way when the teacher uses methodologies that associate their daily lives with the geographic contents learned in the classroom.
Keywords: Geografia - ensino
Geografia Escolar
Ensino
Sala de aula
Educação Básica
Geography - teaching
School Geography
Teaching
Classroom
Basic education
Mapa mental
Ensino de Geografia - mapa mental
Escola de Ensino Infantil e Fundamental Stela Sampaio - CE
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29425
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÃO PAULO PEREIRA CAVALCANTE. MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP 2023.pdfJoão Paulo Pereira Cavalcante. Monografia Geografia. CFP 2023.767.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.