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Title: A representação dos negros no cinema brasileiro: uma olhar sobre a obra fílmica “Xica da Silva” (1976).
Other Titles: The representation of black people in Brazilian cinema: a look at the film work “Xica da Silva” (1976).
???metadata.dc.creator???: BEZERRA, Hallyson Alves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BRANDÃO, Ivone Agra
???metadata.dc.contributor.referee1???: MONTENEGRO, José Benjamin.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Harriet Karolina Galdino dos.
Keywords: Cinema brasileiro - representação negra;Representação negra - cinema brasileiro;Negros no cinema brasileiro - representação;Obra fílmica Xica da Silva - 1976;Filme Xica da Silva - 1976;Xica da Silva - filme 1976;Recurso audiovisual - cinema;Cinema e História;Marc Ferro -relação cinema e história;José de Assunção Barros - relação cinema e história;Relações étnico-raciais - educação;Brazilian cinema - black representation;Black representation - Brazilian cinema;Blacks in Brazilian cinema - representation;Film work Xica da Silva - 1976;Film Xica da Silva - 1976;Xica da Silva - 1976 film;Audiovisual resource - cinema;Cinema and History;Marc Ferro - relationship between cinema and history;José de Assunção Barros - relationship between cinema and history;Ethnic-racial relations - education
Issue Date: May-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BEZERRA, Hallyson Alves. A representação dos negros no cinema brasileiro: uma olhar sobre a obra fílmica “Xica da Silva” (1976). 2015. 32f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29449
???metadata.dc.description.resumo???: Metodologicamente, os recursos audiovisuais têm ganhado cada vez mais espaço nos campos acadêmicos, representando um importante aliado para a construção do saber historiográfico, sobretudo após a emergência de novos paradigmas, oriundos da Escola dos Annales. Foi a partir dos estudos efetivados pelo historiador francês Marc Ferro que o cinema, antes tido com desconfiança pelos historiadores, foi sendo progressivamente aceito e utilizado como objeto de estudo. Deste modo, esse trabalho visa efetivar um estudo acerca das representações dos negros no cinema brasileiro, a partir da obra fílmica “Xica da Silva”, produção realizada no ano de 1976, pelo diretor Cacá Diegues. O filme retoma a época do Brasil escravocrata, mais precisamente a sociedade mineira de Diamantina, no século XVIII, onde vive a escrava negra que dá nome ao filme, dotada de uma beleza que chama a atenção do representante da coroa portuguesa, ao qual apaixona-se por ela e passa a satisfazer todas as suas vontades. Buscamos verificar as abordagens encontradas e produzidas no roteiro envolvendo, sobretudo, o lugar dos negros nos dois tempos históricos: no tempo presente, onde a obra é produzida (1976) e no tempo representado na produção (século XVIII). Como aporte teórico, analisamos os estudos efetivados por Marc Ferro e José de Assunção Barros, ao que pese a relação Cinema e História, bem como produções que abordem o cinema brasileiro e a participação dos negros nas produções nacionais a partir da compreensão do cinema enquanto narrativa, portanto, representação, conceito este contemplado nos estudos de Roger Chartier.
Abstract: Methodologically, audiovisual resources has gained more and more space in academic spaces, an important ally for the construction of knowledge historiography, especially after the emergence of new paradigms coming from the Annales school. It was from the studies effected by the French historian Marc Ferro that film before had with suspicion by historians, was gradually accepted and used as an object of study. Thus, this work aims to carry out a study on the representations of blacks in Brazilian cinema from the film work "Xica da Silva" production undertaken in 1976 by director Carlos Diegues. The film takes up the time of slavery Brazil, specifically the mining company of Diamantina, in the eighteenth century, home to the black slave who names the film, endowed with a beauty that draws the attention of the representative of the Portuguese crown, which passionately up for it and goes on to meet all your wishes. We seek to verify the approaches found and produced in the script involving especially the blacks of place in the two historical times: at the present time where the work is produced (1976) and the time represented in the production (eighteenth century). As a theoretical framework, we analyzed the studies effected by Marc Ferro and José de Assunção Barros, to spite the relationship Cinema and History, as well as productions that address the Brazilian cinema and the participation of blacks in national productions from the understanding of film as narrative therefore representation, a concept contemplated in the studies of Roger Chartier.
Keywords: Cinema brasileiro - representação negra
Representação negra - cinema brasileiro
Negros no cinema brasileiro - representação
Obra fílmica Xica da Silva - 1976
Filme Xica da Silva - 1976
Xica da Silva - filme 1976
Recurso audiovisual - cinema
Cinema e História
Marc Ferro -relação cinema e história
José de Assunção Barros - relação cinema e história
Relações étnico-raciais - educação
Brazilian cinema - black representation
Black representation - Brazilian cinema
Blacks in Brazilian cinema - representation
Film work Xica da Silva - 1976
Film Xica da Silva - 1976
Xica da Silva - 1976 film
Audiovisual resource - cinema
Cinema and History
Marc Ferro - relationship between cinema and history
José de Assunção Barros - relationship between cinema and history
Ethnic-racial relations - education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29449
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