Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29465
Title: Educação da resistência: reflexões e práticas.
Other Titles: Resistance education: reflections and practices.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria do Socorro.
RODRIGUES, Melânia Mendonça.
MELO, Naara Queiroz de.
ROSAR, Maria de Fatima Felix.
SANTIAGO, Eliete.
MACEDO, Roseane Rodrigues de.
SOUZA, Kilma Wayne Silva de.
VASCONCELOS NETO, José Euriques de.
SOUZA, Antônio Lisboa Leitão de.
BATISTA, Simone Vieira.
SALVADORI, Maria Ângela Borges.
BARROS, Rosa Amélia de Queiroz.
SILVA, Laís Salustiano da.
LIMA, Niédja Maria Ferreira de.
SILVA, Severino Bezerra da.
ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares.
BEZERRA, Julyanna de Oliveira.
BATISTA, Geovânio Lima.
LUSTOSA, Kelyana da Silva.
Keywords: Educação da resistência;Direito à educação infantil;Educação do Campo;Educação Popular;Educação no Nordeste Brasileiro;Educação infantil em Campina Grande - PB;Comunidades campesinas - direito à educação;Assentamento Ambrósio - PI;Fechamento de escolas;Classes multisseriadas;Multisseriação - educação;Política de inclusão;Educação inclusiva - IFPB;Educação em Direitos Humanos;Educação para os Direitos Humanos;Movimento da Educação do Campo;Território do Cariri Paraibano - políticas educacionais;Políticas educacionais;CEPLAR - Alfabetização de camponeses;Ligas Camponesas na Paraíba - educação;História como memória na educação;Resistance education;Right to early childhood education;Field Education;Popular Education;Education in the Brazilian Northeast;Early childhood education in Campina Grande - PB;Peasant communities - right to education;Ambrosio Settlement - PI;School closures;Multiserial classes;Multiseriation - education;Inclusion policy;Inclusive Education - IFPB;Human Rights Education;Education for Human Rights;Rural Education Movement;Territory of Cariri Paraiba - educational policies;Educational policies;CEPLAR - Literacy of peasants;Peasant Leagues in Paraíba - education;History as memory in education;Éducation à la résistance;Droit à l'éducation de la petite enfance;Formation sur le terrain;Éducation populaire;L'éducation dans le nord-est brésilien;Éducation de la petite enfance à Campina Grande - PB;Communautés paysannes - droit à l'éducation;Colonie d'Ambrosio - PI;Fermetures d'écoles;Classes multiséries;Multisériation - éducation;Politique d'inclusion;Éducation inclusive - IFPB;Éducation aux droits de l'homme;Mouvement d'éducation rurale;Territoire de Cariri Paraiba - politiques éducatives;Politiques éducatives;CEPLAR - Alphabétisation des paysans;Ligues paysannes à Paraíba - éducation;L'histoire comme mémoire dans l'éducation;Educación de resistencia;Derecho a la educación en la primera infancia;Educación de campo;Educación Popular;Educación en el Nordeste brasileño;Educación de la primera infancia en Campina Grande - PB;Comunidades campesinas - derecho a la educación;Asentamiento Ambrosio - PI;Cierre de escuelas;Clases multiseries;Multiseriación - educación;Política de inclusión;Educación Inclusiva - IFPB;Educación en derechos humanos;Educación para los Derechos Humanos;Movimiento de Educación Rural;Territorio de Cariri Paraiba - políticas educativas;Políticas educativas;CEPLAR - Alfabetización de campesinos;Ligas Campesinas en Paraíba - educación;La historia como memoria en la educación
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria do Socorro; RODRIGUES, Melânia Mendonça; MELO, Naara Queiroz de. Educação da resistência: reflexões e práticas. Campina Grande - EDUFCG, 2022. ISBN: 978-65-86302-73-8. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29465
???metadata.dc.description.resumo???: Os ebooks Contrarreforma gerencial da educação básica no Nordeste brasileiro e Educação da resistência: reflexões e práticas concretizam propósitos institucionais e acadêmicos da Linha 1 – História, Política e Gestão Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG), quais sejam: a disseminação do conhecimento construído nas investigações desenvolvidas pelo coletivo dos seus professores e mestrandos, bem como a instauração de um espaço de interlocução crítica acerca de temas relevantes da educação nordestina e brasileira, na perspectiva do direito e da justiça social. Com esse duplo intento, as duas publicações reúnem textos: de egressos da Linha 1, em coautoria com seus respectivos orientadores, extraídos das respectivas dissertações; de professores do PPGEd/UFCG; de pesquisadores da UFAL, UFMA, UFPB, UFPE, UFRN, USP e do Instituto Joaquim Nabuco, a quem apresentamos nossos agradecimentos pela colaboração e pela contribuição para o adensamento das reflexões sobre a atual conjuntura educacional da nossa Região e do nosso país.
Keywords: Educação da resistência
Direito à educação infantil
Educação do Campo
Educação Popular
Educação no Nordeste Brasileiro
Educação infantil em Campina Grande - PB
Comunidades campesinas - direito à educação
Assentamento Ambrósio - PI
Fechamento de escolas
Classes multisseriadas
Multisseriação - educação
Política de inclusão
Educação inclusiva - IFPB
Educação em Direitos Humanos
Educação para os Direitos Humanos
Movimento da Educação do Campo
Território do Cariri Paraibano - políticas educacionais
Políticas educacionais
CEPLAR - Alfabetização de camponeses
Ligas Camponesas na Paraíba - educação
História como memória na educação
Resistance education
Right to early childhood education
Field Education
Popular Education
Education in the Brazilian Northeast
Early childhood education in Campina Grande - PB
Peasant communities - right to education
Ambrosio Settlement - PI
School closures
Multiserial classes
Multiseriation - education
Inclusion policy
Inclusive Education - IFPB
Human Rights Education
Education for Human Rights
Rural Education Movement
Territory of Cariri Paraiba - educational policies
Educational policies
CEPLAR - Literacy of peasants
Peasant Leagues in Paraíba - education
History as memory in education
Éducation à la résistance
Droit à l'éducation de la petite enfance
Formation sur le terrain
Éducation populaire
L'éducation dans le nord-est brésilien
Éducation de la petite enfance à Campina Grande - PB
Communautés paysannes - droit à l'éducation
Colonie d'Ambrosio - PI
Fermetures d'écoles
Classes multiséries
Multisériation - éducation
Politique d'inclusion
Éducation inclusive - IFPB
Éducation aux droits de l'homme
Mouvement d'éducation rurale
Territoire de Cariri Paraiba - politiques éducatives
Politiques éducatives
CEPLAR - Alphabétisation des paysans
Ligues paysannes à Paraíba - éducation
L'histoire comme mémoire dans l'éducation
Educación de resistencia
Derecho a la educación en la primera infancia
Educación de campo
Educación Popular
Educación en el Nordeste brasileño
Educación de la primera infancia en Campina Grande - PB
Comunidades campesinas - derecho a la educación
Asentamiento Ambrosio - PI
Cierre de escuelas
Clases multiseries
Multiseriación - educación
Política de inclusión
Educación Inclusiva - IFPB
Educación en derechos humanos
Educación para los Derechos Humanos
Movimiento de Educación Rural
Territorio de Cariri Paraiba - políticas educativas
Políticas educativas
CEPLAR - Alfabetización de campesinos
Ligas Campesinas en Paraíba - educación
La historia como memoria en la educación
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29465
Appears in Collections:Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCAÇÃO DA RESISTÊNCIA REFLEXÕES PRÁTICAS - E-BOOK EDUFCG 2022.pdfEducação da resistência: reflexões e práticas. - E-book Edufcg 20221.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.