Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29479
Title: O uso da linguagem de programação python na resolução de problemas matemáticos do ensino médio.
Other Titles: The use of the python programming language in solving high school math problems.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, João Evayr de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NEMER, Rodrigo Cohen Mota.
???metadata.dc.contributor.referee1???: YANES, Maria Isabelle Silva Dias.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALMEIDA, Deise Mara Barbosa de.
Keywords: Linguagem de programação python;Resolução de problemas matemáticos;Ensino médio;python programming language;Mathematical problem solving;High school;lenguaje de programación pitón;Resolución de problemas matemáticos;Escuela secundaria;langage de programmation python;Résolution de problèmes mathématiques;Lycée
Issue Date: 3-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, J. E. O uso da linguagem de programação python na resolução de problemas matemáticos do ensino médio. 2023. 124 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho aborda a Linguagem de Programação Python associada à Linguagem Matemática com a finalida de deresolver problemas matemáticos específicos do Ensino Médio. Esta pesquisa fundamenta-se numa habilida de presente na Base Nacional Comum Curricular que direciona para o uso e implementação da Linguagem de Programação como um recurso digital e tecnológico nas aulas de Matemática. Para essa abordagem, promove-se um tutorial básico acerca dos comandos e funções essenciais para o manuseio do Python no contexto da solução dos problemas sugeridos. São propostos quinze problemas com sugestões de codificação e execução de programas que abordam vários tópicos estudados no Ensino Médio. Além disso, é proposta uma Sequência Didática que explora outros problemas de programação sobre Funções Polinomiais definidas por mais de uma sentença.
Abstract: This work addreses the Python Programming Language associated with the Mathematical Language in order to solve specific high school mathematical problems. This research is based on an ability present in the National Common Curricular Basethat directs to the use and implementation of the Programming Language as a digital and technological resource in Mathematics classes. For this approach, a basic tutorial is promoted about the essential commands and functions for handling Python in the context of solving the suggested problems. Fifteen problems are proposed with suggestions for coding and running programs that address various topics studied in highs chool. In addition, a Didactic Sequence is proposed that explores other programming problems about Polynomial Functions defined by more than one sentence.
Keywords: Linguagem de programação python
Resolução de problemas matemáticos
Ensino médio
python programming language
Mathematical problem solving
High school
lenguaje de programación pitón
Resolución de problemas matemáticos
Escuela secundaria
langage de programmation python
Résolution de problèmes mathématiques
Lycée
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29479
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÃO EVAYR DE SOUZA – DISSERTAÇÃO (PPGMAt) 2023.pdf5.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.