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Title: Cartografia escolar: produção de mapas e análise de dados cartográficos do município de Santa Helena-PB.
Other Titles: School cartography: production of maps and analysis of cartographic data in the municipality of Santa Helena-PB.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Julio Cesar Gomes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ROCHA, Alexsandra Bezerra da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PESSOA , Rodrigo Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee2???: GOUVEIA , Matheus.
Keywords: Geografia escolar;Cartografia escolar;Ensino de geografia;Produção de mapas;Atlas escolar;school geography;school cartography;geography teaching;map production;school atlas
Issue Date: 10-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, Julio Cesar Gomes. Cartografia escolar: produção de mapas e análise de dados cartográficos do município de Santa Helena-PB. 2023. 75f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: A cartografia escolar veicula saberes acadêmicos e escolares, que em seu processo de formação/atualização constante, investiga poblemáticas, atualiza conceitos e propõem encaminhamentos didáticos dos conteúdos, porém, é necessário construir um conjunto de reflexões que coloquem em evidência as possibilidades de práticas pedagógicas na busca de sua significação, observando o modo de ser da sociedade, da escola e do ensino de Geografia na construção do conhecimento. Nesse sentido, uma das questões a ser pensada é a preparação de materiais didáticos que auxiliem o professor para trabalhar com diferentes linguagens gráficas como parte integrante do seu fazer pedagógico. Com base nestas questões o objetivo deste trabalho foi Fornecer suporte teórico-metodológico aos docentes do ensino fundamental (anos finais) e ensino médio para o trabalho com as representações cartográficas do município de Santa Helena-PB, e habilitá-los para o uso do atlas escolar em sala de aula. Para isso, foi elaborado um Atlas escolar municipal, com 11 capitulos, a metodologia desenvolvida foi a partir de uma abordagem qualitativa, com caráter exploratório, bibliográfico e documental, dedicando-se ao estudo do lugar. Utilizou-se dados georreferenciados de arquivos shapefile, dados estatísticos do IBGE, documentos oficiais municipais, o software QGIS 3.22.4 e de planilhas para a elaboração de gráficos e quadros, como também o registro de fotografias. O resultado conta com material teórico-metodológico, levando em consideração: 1. História, Formação e Localização de Santa Helena-PB; 2. Caracterização Urbana e Rural de Santa Helena-PB; 3. Quadro natural; 4. População e Sociedade; 5. Distritos de Santa Helena-PB; 6. Uso e ocupação de solo; 7. Comércios e serviços; 8. Saúde; 9. Educação; 10. Cultura; 11. Lazer e esporte. Desse modo, o Atlas constitui-se em um instrumento importante e enriquecedor para o trabalho do professor em sala de aula, representa um recurso didático com dados cartográficos, estatísticos e geográficos do município, contribuindo para o ensinoaprendizagem dos alunos a partir de uma abordagem local.
Abstract: School cartography conveys academic and school knowledge, which in its constant formation/updating process, investigates problematic issues, updates concepts and proposes didactic referrals of contents, however, it is necessary to build a set of reflections that highlight the possibilities of pedagogical practices in search for its meaning, observing the way of being of society, school and Geography teaching in the construction of knowledge. In this sense, one of the issues to be considered is the preparation of didactic materials that help teachers to work with different graphic languages as an integral part of their pedagogical work. Based on these questions, the objective of this work was to provide theoretical and methodological support to elementary school (final years) and high school teachers to work with cartographic representations of the municipality of Santa Helena-PB, and enable them to use the atlas school in the classroom. For this, a municipal school atlas was prepared, with 11 chapters, the methodology developed was based on a qualitative approach, with an exploratory, bibliographic and documental character, dedicated to the study of the place. Georeferenced data from shapefile files, statistical data from IBGE, official municipal documents, QGIS 3.22.4 software and spreadsheets were used to create graphs and charts, as well as record photographs. The result has theoretical-methodological material, taking into account History, Formation and Location of Santa Helena-PB; 2. Urban and Rural Characterization of Santa Helena-PB; 3. Natural frame; 4. Population and Society; 5. Districts of Santa Helena-PB; 6. Land use and occupation; 7. Commerce and services; 8. Health; 9. Education; 10. Culture; 11. Leisure and sport. In this way, the Atlas constitutes an important and enriching instrument for the teacher's work in the classroom, it represents a didactic resource with cartographic, statistical and geographic data of the municipality, contributing to the teaching-learning of students from a local approach.
Keywords: Geografia escolar
Cartografia escolar
Ensino de geografia
Produção de mapas
Atlas escolar
school geography
school cartography
geography teaching
map production
school atlas
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29507
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

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