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Title: Políticas de educação e desenvolvimento: compartilhando práticas sustentáveis na Região do Cariri Paraibano.
Other Titles: Education and development policies: sharing sustainable practices in the Cariri region of Paraiba.
???metadata.dc.creator???: DORNELAS, Carina Seixas Maia.
LACERDA, Alecksandra Vieira de.
SILVA, Allan Gustavo Freire da.
BEZERRA, Iralécio Lima.
Keywords: Políticas de educação e desenvolvimento;Conhecimento agroecológico;Escola Agrotécnica de Ensino Fundamental Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz;Educação agroecológica;Práticas agroecológicas;Education and development policies;Agroecological knowledge;Agrotechnical Elementary School Deputy Evaldo Gonçalves de Queiroz;Agroecological education;Agroecological practices;Politiques d'éducation et de développement;Savoir agroécologique;Adjoint de l'école primaire agrotechnique Evaldo Gonçalves de Queiroz;Éducation agroécologique;Pratiques agroécologiques;Políticas de educación y desarrollo;Conocimiento agroecológico;Diputado de la Escuela Primaria Agrotécnica Evaldo Gonçalves de Queiroz;Educación agroecológica;Prácticas agroecológicas
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DORNELAS, Carina Seixas Maia; LACERDA, Alecksandra Vieira de; SILVA, Allan Gustavo Freire da; BEZERRA, Iralécio Lima. Políticas de educação e desenvolvimento: compartilhando práticas sustentáveis na Região do Cariri Paraibano. In: DIAS, Nildo da Silva (Org) et al. Agroecologia, recursos hídricos e políticas públicas no semiárido. Mossoró - RN: EDUFERSA, 2016. (Coleção agroecologia e meio ambiente no semiárido, v.2). ISBN: 978-85-5757-062-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29510
???metadata.dc.description.resumo???: A construção do conhecimento agroecológico com jovens rurais permite que mudança de paradigma nos modelos de produção agropecuário, que visam na sua grande maioria produtividades e lucro. Pode-se considerar que atualmente a agricultura está em crise, pois embora as terras continuem a produzir pelo menos tanto alimento quanto no passado, há sinais abundantes de que as bases da sua produtividade ecológica tem se tornado cada vez menor, em consequência de vários fatores como a extração de lenha para a produção de carvão, práticas rudimentares de agricultura e a intensificação da atividade pecuária (BáRROS et al., 2007), o que vem causando a destruição e descaracterização da cobertura vegetal, dificultando a manutenção de populações da fauna silvestre, a qualidade da água e o equilíbrio do clima (ZANETTI, 1994). No contexto da procura por uma sustentabilidade tanto social, como econômica e ecológica, a agricultura situa-se como uma área crucial para o desenvolvimento humano. A agricultura moderna não é sustentável por ter se desligado da lógica dos sistemas vivos naturais e as consequências tornam-se cada vez mais visíveis, com a exaustão dos solos, consumo elevado de energia e água e o uso de agrotóxicos, não degradando somente o meio ambiente e empobrecendo a biodiversidade, mas também causando enorme desigualdade social no campo, com altos lucros para poucos donos das multinacionais da agroindústria, que controlam o mercado, marginalizando milhões de pequenos agricultores (LUTZENBERGER, 2002). Quando se analisa a educação do campo, percebe-se que os camponeses, historicamente, foram excluídos pelas políticas públicas de acesso à educação, sendo privados do direito de refletir sobre seu trabalho, de suas práticas cotidianas, de sistematizar seus conhecimentos, de acessar outros conhecimentos, dentre eles, o saber científico. Assim, a formação de educadores em agroecologia poderá promover o desenvolvimento sustentável de comunidades rurais do semiárido nas diferentes categorias sociais da Agricultura Familiar. A articulação entre Agricultura Familiar e a Agroecologia mostra perspectivas de uma nova organização socioeconômica para viabilizar a vida no campo, com sustentabilidade e justiça social. É necessário o surgimento de uma nova racionalidade ambiental, a ser construída através da cultura ecológica entendida como uma mudança de paradigmas dos diferentes fatores sociais em relação ao uso consciente e não predatório do meio ambiente, que tem como característica a proposta de se criar uma nova orientação aos comportamentos tanto individuais como coletivos do uso dos recursos naturais. Portanto, a cultura ecológica caracteriza-se por uma tomada de consciência social em que a sociedade se torna corresponsável pelas questões ambientais, bem como é defensora de seus direitos culturais, territoriais e étnicos, ou seja, participante da construção de uma nova racionalidade ambiental com a finalidade de promover um desenvolvimento sustentável (LEFF, 2000). Nesse sentido, trabalhos que busquem difundir e gerar práticas agroecológicas através de espaços de intervivência promovem quebras de paradigmas, permitindo que haja sustentabilidade dos recursos naturais. De acordo com Reis (2004), a escola deve refletir o meio na qual está inserida, levando em consideração as experiências do povo que está à sua volta, a sua cultura e suas tradições. Também deve explorar as possibilidades de extrapolar ou redimensionar os conhecimentos, buscando formar pessoas preocupadas com o desenvolvimento das comunidades. Em decorrência disso, as atividades aqui propostas foram pensadas com o objetivo de formar educadores em práticas agroecológicas na região do cariri paraibano, buscando a utilização de técnicas adequadas associadas ao manejo sustentável da Caatinga, promovendo uma conscientização ambiental e uma melhoria da produtividade e da renda familiar como também a conservação dos recursos naturais.
Keywords: Políticas de educação e desenvolvimento
Conhecimento agroecológico
Escola Agrotécnica de Ensino Fundamental Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz
Educação agroecológica
Práticas agroecológicas
Education and development policies
Agroecological knowledge
Agrotechnical Elementary School Deputy Evaldo Gonçalves de Queiroz
Agroecological education
Agroecological practices
Politiques d'éducation et de développement
Savoir agroécologique
Adjoint de l'école primaire agrotechnique Evaldo Gonçalves de Queiroz
Éducation agroécologique
Pratiques agroécologiques
Políticas de educación y desarrollo
Conocimiento agroecológico
Diputado de la Escuela Primaria Agrotécnica Evaldo Gonçalves de Queiroz
Educación agroecológica
Prácticas agroecológicas
???metadata.dc.subject.cnpq???: Agroecologia Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29510
Appears in Collections:Capítulos de Livros - CDSA

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