Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29519
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoTrabalhar com práticas agroecológicas torna-se um desafio, em um ambiente onde se busca intensamente o aumento econômico, onde a produção é a principal meta, não importando os meios para se conseguir os resultados almejados. Promover tais ações sustentáveis é tentar romper com diversos conceitos e olhares que foram criados ao longo do tempo. Nesta perspectiva, faz-se necessário introduzir práticas ambientais nas escolas e no meio social, através de espaços de intervivência, que promova a inclusão social e proporcionem melhores condições econômicas. Nesse sentido, o trabalho objetivou-se na capacitação de 30 jovens estudantes da Escola Municipal Gonçala Rodrigues de Freitas no município de Sumé-PB, permitindo que práticas sustentáveis sejam disseminadas na região do cariri paraibano. As capacitações, realizadas semanalmente, foram divididas em dois momentos: um presencial com palestras, vídeos aulas e dinâmicas e o outro com aulas práticas onde os jovens colocaram em prática os seus conhecimentos adquiridos ao longo do trabalho. Assim observou-se que trabalhos que promovem espaços de intervivência entre jovens estudantes e universidade são considerados de grande importância, pois podem proporcionar a difusão das principais práticas agroecológicas, proporcionando a fixação do homem no campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEcologia.pt_BR
dc.titleA construção de saberes agroecológicos com estudantes do Cariri Paraibano: desenhando novos caminhos para a sustentabilidade.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractWorking with agroecological practices becomes a challenge in an environment where intense search economic increase, where production is the main goal, regardless of the means to achieve the desired results. Promote such sustainable actions is to try to break up with various concepts and ooks that have been created over time. In this perspective, it is necessary to introduce environmental practices in schools and in the social environment through intervivência spaces, promoting social inclusion and provide better economic conditions. In this sense, the work aimed to the training of 30 young students of the School Gonçala Rodrigues de Freitas in the city of Sume-PB, allowing sustainable practices are widespread in the Paraiba Cariri region. The training, held weekly, were divided into two stages: an in-person lectures, classes and videos dynamic and the other with practical classes where young people put into practice their knowledge acquired during the work. Thus it was noted that work to promote intervivência spaces between young students and university are considered of great importance, as they can provide the dissemination of the main agro-ecological practices, providing the attachment of the man in the field.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29519-
dc.date.accessioned2023-05-02T17:35:42Z-
dc.date.available2023-05-02-
dc.date.available2023-05-02T17:35:42Z-
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectCariri Paraibano - estudantespt_BR
dc.subjectCariri Paraibano - studentspt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectPráticas agroecológicas - estudantespt_BR
dc.subjectAgroecological practices - studentspt_BR
dc.subjectPráticas ambientaispt_BR
dc.subjectEnvironmental practicespt_BR
dc.subjectCapacitaçõespt_BR
dc.subjectQualificationspt_BR
dc.subjectEspaços de interveniênciapt_BR
dc.subjectIntervention spacespt_BR
dc.subjectAgroecologiapt_BR
dc.subjectAgroecologypt_BR
dc.subjectéducation environnementalept_BR
dc.subjectCariri Paraibano - étudiantspt_BR
dc.subjectDurabilitépt_BR
dc.subjectPratiques agroécologiques - étudiantspt_BR
dc.subjectPratiques environnementalespt_BR
dc.subjectEntraînementpt_BR
dc.subjectEspaces d'interventionpt_BR
dc.subjectAgroécologiept_BR
dc.subjecteducación ambientalpt_BR
dc.subjectCariri Paraibano - estudiantespt_BR
dc.subjectSostenibilidadpt_BR
dc.subjectPrácticas agroecológicas - estudiantespt_BR
dc.subjectPrácticas ambientalespt_BR
dc.subjectCapacitaciónpt_BR
dc.subjectEspacios de intervenciónpt_BR
dc.subjectAgroecologíapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLOPES, Adriano Salviano.-
dc.creatorDORNELAS, Carina Seixas Maia.-
dc.creatorLACERDA, Alecksandra Vieira de.-
dc.creatorSILVA, Allan Gustavo Freire da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe construction of agroecological knowledge with students from Cariri Paraiba: designing new paths to sustainability.pt_BR
dc.identifier.citationLOPES, Adriano Salviano; DORNELAS, Carinas Seixas Maia; LACERDA, Alecksandra Vieira de; SILVA, Allan Gustavo Freire da. A construção de saberes agroecológicos com estudantes do Cariri Paraibano: desenhando novos caminhos para a sustentabilidade. In: SEABRA, Giovanni (Organizador). Educação ambiental & Biogeografia. Ituiutaba: Barlavento, 2016. V.1. ISBN: 978-85-68066-24-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29519pt_BR
Appears in Collections:Capítulos de Livros - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A CONSTRUÇÃO DE SABERES AGROECOLÓGICOS COM ESTUDANTES DO CARIRI PARAIBANO - CAP LIVRO CDSA 2016.pdfA construção de saberes agroecológicos com estudantes do Cariri Paraibano - Cap Livro CDSA 2016175.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.