Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29526
Title: Potencialidades do bioma caatinga: marcas sobre convivência e resistência, V.3
Other Titles: Potentialities of the caatinga biome: marks on coexistence and resistance, V.3
???metadata.dc.creator???: LACERDA, Alecksandra Vieira de.
GOMES, Azenate Campos.
ALCÂNTARA, Hugo Morais de.
FRAGOSO, Maria da Glória Lopes.
LIMA, João Paulo Pereira de.
SILVA, Karlla Karen da.
FARIAS, Maria José Félix de.
BRASILEIRO, Ilza Maria do Nascimento.
MARACAJÁ, Maria Elizabeth Ramos da Silveira.
RUFFO, Thiago Leite de Melo.
FERREIRA, Maria da Conceição da Silva.
COELHO, Maria José Lins.
FEITOSA, Antonia Arisdélia Fonseca Matias Aguiar.
ANDRADE, Maria Francisca Alves de.
SOUSA, Eliana Pereira de.
COSTA, Francisco Carlos Pinheiro da.
SANTOS, Maria Alcântara dos.
ALENCAR, Rosana Ferreira de.
MACHADO, Myller Gomes.
ABÍLIO, Francisco José Pegado.
ARAÚJO, Pedro Jorge de.
FLORENTINO, Hugo da Silva.
MELO, Demmya Haryssam Menezes.
SILVA, Renata Patrícia Fablicio da.
MELO, Déborah Kelly Menezes.
CAVALCANTE, Fabrício André Lima.
SANTOS, José Estrela dos.
SALES, Luciano Leal de Morais.
CUNHA, Fernando Antonio Portela da.
SOUSA, Ana Paula Moisés de.
AMADOR, Vinícius Costa.
CAMPOS, Magnólia de Araújo.
SILVA, Messias Alexandre Ramos da.
FARIAS, Maria José Félix de.
OLIVEIRA, Djane de Fátima.
MELO, Ismael Fernandes de.
CAMACHO, Ramiro Gustavo Valera.
LIMA, Álamo Kário de.
ALCÂNTARA NETO, Antônio Queiroz.
SILVA, José Walter da.
Keywords: Estudo de percepção - alunos de ensino médio;Unidades de conservação;Rio Taperoá - Educação de Jovens e Adultos;Pirâmide alimentar;Recurso didático - pirâmide alimentar;Educação ambiental - bioma caatinga;Bioma caatinga;Sistema agrossilvopastoril - Cariri Paraibano;Cariri Paraibano - sistema agrossilvopastoril;Sumé - PB - educação continuada de professores;Percepção ambiental;Vídeos educativos - produção;Horto Florestal Olho D’água da Bica - Cuité - PB;Cuité - PB - Horto Florestal Olho D’água da Bica;Educação ambiental sustentável;Educação planetária;Espaços não formais de educabilidade no semiárido;Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró;Study of perception - high school students;Conservation units;Rio Taperoá - Youth and Adult Education;Food pyramid;Didactic resource - food pyramid;Environmental education - caatinga biome;Caatinga biome;Agrosilvopastoral system - Cariri Paraibano;Cariri Paraiba - agrosilvopastoral system;Sumé - PB - continuing education for teachers;Environmental perception;Educational videos - production;Olho D’água da Bica Forest Garden - Cuité - PB;Cuité - PB - Horto Florestal Olho D’água da Bica;Sustainable environmental education;Planetary education;Non-formal educational spaces in the semi-arid region;Non-formal educational spaces in the semi-arid region;Estudio de la percepción - estudiantes de secundaria;Unidades de conservación;Rio Taperoá - Educación de Jóvenes y Adultos;Pirámide de los alimentos;Recurso didáctico - pirámide alimenticia;Educación ambiental - bioma caatinga;Sistema agrosilvopastoril - Cariri Paraibano;Sumé - PB - formación continua para profesores;Percepción ambiental;Videos educativos - producción;Jardín Forestal Olho D’água da Bica - Cuité - PB;Educación ambiental sostenible;Educación planetaria;Espacios educativos no formales en la región semiárida;Cuenca del río Apodi-Mossoró;Étude de la perception - lycéens;Unités de conservation;Rio Taperoá - Éducation des jeunes et des adultes;Pyramide alimentaire;Ressource didactique - pyramide alimentaire;Education environnementale - biome caatinga;Système agrosylvopastoral - Cariri Paraibano;Cariri Paraiba - système agrosylvopastoral;Sumé - PB - formation continue des enseignants;Perception environnementale;Vidéos éducatives - production;Jardin forestier d'Olho D'água da Bica - Cuité - PB;Éducation à l'environnement durable;Éducation planétaire;Espaces éducatifs non formels dans la région semi-aride;Bassin de la rivière Apodi-Mossoró
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LACERDA, Alecksandra Vieira de; GOMES, Azenate Campos; ALCÂNTARA, Hugo Morais de. (organizadores). Potencialidades do bioma caatinga: marcas sobre convivência e resistência, V.3. Ituiutaba: Barlavento, 2016. ISBN: 978-85-68066-33-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29526
???metadata.dc.description.resumo???: As marcas que definem o Bioma Caatinga vêm sendo edificadas pela sua significativa diversidade biológica e paisagística, o que determina diretamente a riqueza cultural dos atores sociais da região. Neste ambiente ocorre o milagre da vida que se ressalta a cada estação com a chegada das águas, e que estrategicamente fica dormente nos longos períodos de estiagem. Por seu aspecto desolador na maior parte do ano, é percebida por alguns como pobre, seca, hostil e espinhenta. Mas, para os olhos de quem a enxerga além da aparência, é um lugar mágico e encantador onde vida e beleza explodem em abundância e numa rapidez e eficiência inigualáveis. Diante deste tesouro, nossa missão é respeitar, amar e cuidar não apenas de forma pontual e isolada, mas permanentemente lutarmos por sua conservação enquanto Catingueiros que se orgulham de um patrimônio que não é apena seu, mas também de toda a humanidade. Assim, assumindo esta missão, foi executado o I Seminário Regional sobre Potencialidades do Bioma Caatinga. Proposto como uma referência ao Dia Nacional da Caatinga (28 de abril), o objetivo geral do evento foi promover uma significativa exposição de saberes e práticas voltadas para as potencialidades regionais e difundir estratégias de convivência no Bioma Caatinga. Nesse sentido, considerando as suas significativas potencialidades, as quais devem ser evidenciadas e trabalhadas, torna-se perceptível a real necessidade de maiores investimentos em ações que busquem expor as riquezas dessa região. Os eixos temáticos ofertaram sustentação às questões centrais sobre convivência e resistência, direcionando assim as diretrizes para a construção dos trabalhos acadêmicos e científicos apresentados nos artigos deste livro. Portanto, o livro Potencialidades do Bioma Caatinga: marcas sobre convivência e resistência se configura como um instigante convite para um passeio através do tempo e do espaço pelas estradas da Caatinga no Semiárido Brasileiro.
Keywords: Estudo de percepção - alunos de ensino médio
Unidades de conservação
Rio Taperoá - Educação de Jovens e Adultos
Pirâmide alimentar
Recurso didático - pirâmide alimentar
Educação ambiental - bioma caatinga
Bioma caatinga
Sistema agrossilvopastoril - Cariri Paraibano
Cariri Paraibano - sistema agrossilvopastoril
Sumé - PB - educação continuada de professores
Percepção ambiental
Vídeos educativos - produção
Horto Florestal Olho D’água da Bica - Cuité - PB
Cuité - PB - Horto Florestal Olho D’água da Bica
Educação ambiental sustentável
Educação planetária
Espaços não formais de educabilidade no semiárido
Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró
Study of perception - high school students
Conservation units
Rio Taperoá - Youth and Adult Education
Food pyramid
Didactic resource - food pyramid
Environmental education - caatinga biome
Caatinga biome
Agrosilvopastoral system - Cariri Paraibano
Cariri Paraiba - agrosilvopastoral system
Sumé - PB - continuing education for teachers
Environmental perception
Educational videos - production
Olho D’água da Bica Forest Garden - Cuité - PB
Cuité - PB - Horto Florestal Olho D’água da Bica
Sustainable environmental education
Planetary education
Non-formal educational spaces in the semi-arid region
Non-formal educational spaces in the semi-arid region
Estudio de la percepción - estudiantes de secundaria
Unidades de conservación
Rio Taperoá - Educación de Jóvenes y Adultos
Pirámide de los alimentos
Recurso didáctico - pirámide alimenticia
Educación ambiental - bioma caatinga
Sistema agrosilvopastoril - Cariri Paraibano
Sumé - PB - formación continua para profesores
Percepción ambiental
Videos educativos - producción
Jardín Forestal Olho D’água da Bica - Cuité - PB
Educación ambiental sostenible
Educación planetaria
Espacios educativos no formales en la región semiárida
Cuenca del río Apodi-Mossoró
Étude de la perception - lycéens
Unités de conservation
Rio Taperoá - Éducation des jeunes et des adultes
Pyramide alimentaire
Ressource didactique - pyramide alimentaire
Education environnementale - biome caatinga
Système agrosylvopastoral - Cariri Paraibano
Cariri Paraiba - système agrosylvopastoral
Sumé - PB - formation continue des enseignants
Perception environnementale
Vidéos éducatives - production
Jardin forestier d'Olho D'água da Bica - Cuité - PB
Éducation à l'environnement durable
Éducation planétaire
Espaces éducatifs non formels dans la région semi-aride
Bassin de la rivière Apodi-Mossoró
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ecologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29526
Appears in Collections:Livros e E-books Completos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POTENCIALIDADES DO BIOMA CAATINGA V.3 - E-BOOK CDSA 2016.pdfPotencialidades do bioma caatinga V.3 - E- BOOK CDSA 2016.2.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.