Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29526
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | As marcas que definem o Bioma Caatinga vêm sendo edificadas pela sua significativa diversidade biológica e paisagística, o que determina diretamente a riqueza cultural dos atores sociais da região. Neste ambiente ocorre o milagre da vida que se ressalta a cada estação com a chegada das águas, e que estrategicamente fica dormente nos longos períodos de estiagem. Por seu aspecto desolador na maior parte do ano, é percebida por alguns como pobre, seca, hostil e espinhenta. Mas, para os olhos de quem a enxerga além da aparência, é um lugar mágico e encantador onde vida e beleza explodem em abundância e numa rapidez e eficiência inigualáveis. Diante deste tesouro, nossa missão é respeitar, amar e cuidar não apenas de forma pontual e isolada, mas permanentemente lutarmos por sua conservação enquanto Catingueiros que se orgulham de um patrimônio que não é apena seu, mas também de toda a humanidade. Assim, assumindo esta missão, foi executado o I Seminário Regional sobre Potencialidades do Bioma Caatinga. Proposto como uma referência ao Dia Nacional da Caatinga (28 de abril), o objetivo geral do evento foi promover uma significativa exposição de saberes e práticas voltadas para as potencialidades regionais e difundir estratégias de convivência no Bioma Caatinga. Nesse sentido, considerando as suas significativas potencialidades, as quais devem ser evidenciadas e trabalhadas, torna-se perceptível a real necessidade de maiores investimentos em ações que busquem expor as riquezas dessa região. Os eixos temáticos ofertaram sustentação às questões centrais sobre convivência e resistência, direcionando assim as diretrizes para a construção dos trabalhos acadêmicos e científicos apresentados nos artigos deste livro. Portanto, o livro Potencialidades do Bioma Caatinga: marcas sobre convivência e resistência se configura como um instigante convite para um passeio através do tempo e do espaço pelas estradas da Caatinga no Semiárido Brasileiro. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ecologia | pt_BR |
dc.title | Potencialidades do bioma caatinga: marcas sobre convivência e resistência, V.3 | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29526 | |
dc.date.accessioned | 2023-05-02T20:27:37Z | |
dc.date.available | 2023-05-02 | |
dc.date.available | 2023-05-02T20:27:37Z | |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.subject | Estudo de percepção - alunos de ensino médio | |
dc.subject | Unidades de conservação | |
dc.subject | Rio Taperoá - Educação de Jovens e Adultos | |
dc.subject | Pirâmide alimentar | |
dc.subject | Recurso didático - pirâmide alimentar | |
dc.subject | Educação ambiental - bioma caatinga | |
dc.subject | Bioma caatinga | |
dc.subject | Sistema agrossilvopastoril - Cariri Paraibano | |
dc.subject | Cariri Paraibano - sistema agrossilvopastoril | |
dc.subject | Sumé - PB - educação continuada de professores | |
dc.subject | Percepção ambiental | |
dc.subject | Vídeos educativos - produção | |
dc.subject | Horto Florestal Olho D’água da Bica - Cuité - PB | |
dc.subject | Cuité - PB - Horto Florestal Olho D’água da Bica | |
dc.subject | Educação ambiental sustentável | |
dc.subject | Educação planetária | |
dc.subject | Espaços não formais de educabilidade no semiárido | |
dc.subject | Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró | |
dc.subject | Study of perception - high school students | |
dc.subject | Conservation units | |
dc.subject | Rio Taperoá - Youth and Adult Education | |
dc.subject | Food pyramid | |
dc.subject | Didactic resource - food pyramid | |
dc.subject | Environmental education - caatinga biome | |
dc.subject | Caatinga biome | |
dc.subject | Agrosilvopastoral system - Cariri Paraibano | |
dc.subject | Cariri Paraiba - agrosilvopastoral system | |
dc.subject | Sumé - PB - continuing education for teachers | |
dc.subject | Environmental perception | |
dc.subject | Educational videos - production | |
dc.subject | Olho D’água da Bica Forest Garden - Cuité - PB | |
dc.subject | Cuité - PB - Horto Florestal Olho D’água da Bica | |
dc.subject | Sustainable environmental education | |
dc.subject | Planetary education | |
dc.subject | Non-formal educational spaces in the semi-arid region | |
dc.subject | Non-formal educational spaces in the semi-arid region | |
dc.subject | Estudio de la percepción - estudiantes de secundaria | |
dc.subject | Unidades de conservación | |
dc.subject | Rio Taperoá - Educación de Jóvenes y Adultos | |
dc.subject | Pirámide de los alimentos | |
dc.subject | Recurso didáctico - pirámide alimenticia | |
dc.subject | Educación ambiental - bioma caatinga | |
dc.subject | Sistema agrosilvopastoril - Cariri Paraibano | |
dc.subject | Sumé - PB - formación continua para profesores | |
dc.subject | Percepción ambiental | |
dc.subject | Videos educativos - producción | |
dc.subject | Jardín Forestal Olho D’água da Bica - Cuité - PB | |
dc.subject | Educación ambiental sostenible | |
dc.subject | Educación planetaria | |
dc.subject | Espacios educativos no formales en la región semiárida | |
dc.subject | Cuenca del río Apodi-Mossoró | |
dc.subject | Étude de la perception - lycéens | |
dc.subject | Unités de conservation | |
dc.subject | Rio Taperoá - Éducation des jeunes et des adultes | |
dc.subject | Pyramide alimentaire | |
dc.subject | Ressource didactique - pyramide alimentaire | |
dc.subject | Education environnementale - biome caatinga | |
dc.subject | Système agrosylvopastoral - Cariri Paraibano | |
dc.subject | Cariri Paraiba - système agrosylvopastoral | |
dc.subject | Sumé - PB - formation continue des enseignants | |
dc.subject | Perception environnementale | |
dc.subject | Vidéos éducatives - production | |
dc.subject | Jardin forestier d'Olho D'água da Bica - Cuité - PB | |
dc.subject | Éducation à l'environnement durable | |
dc.subject | Éducation planétaire | |
dc.subject | Espaces éducatifs non formels dans la région semi-aride | |
dc.subject | Bassin de la rivière Apodi-Mossoró | |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | LACERDA, Alecksandra Vieira de. | |
dc.creator | GOMES, Azenate Campos. | |
dc.creator | ALCÂNTARA, Hugo Morais de. | |
dc.creator | FRAGOSO, Maria da Glória Lopes. | |
dc.creator | LIMA, João Paulo Pereira de. | |
dc.creator | SILVA, Karlla Karen da. | |
dc.creator | FARIAS, Maria José Félix de. | |
dc.creator | BRASILEIRO, Ilza Maria do Nascimento. | |
dc.creator | MARACAJÁ, Maria Elizabeth Ramos da Silveira. | |
dc.creator | RUFFO, Thiago Leite de Melo. | |
dc.creator | FERREIRA, Maria da Conceição da Silva. | |
dc.creator | COELHO, Maria José Lins. | |
dc.creator | FEITOSA, Antonia Arisdélia Fonseca Matias Aguiar. | |
dc.creator | ANDRADE, Maria Francisca Alves de. | |
dc.creator | SOUSA, Eliana Pereira de. | |
dc.creator | COSTA, Francisco Carlos Pinheiro da. | |
dc.creator | SANTOS, Maria Alcântara dos. | |
dc.creator | ALENCAR, Rosana Ferreira de. | |
dc.creator | MACHADO, Myller Gomes. | |
dc.creator | ABÍLIO, Francisco José Pegado. | |
dc.creator | ARAÚJO, Pedro Jorge de. | |
dc.creator | FLORENTINO, Hugo da Silva. | |
dc.creator | MELO, Demmya Haryssam Menezes. | |
dc.creator | SILVA, Renata Patrícia Fablicio da. | |
dc.creator | MELO, Déborah Kelly Menezes. | |
dc.creator | CAVALCANTE, Fabrício André Lima. | |
dc.creator | SANTOS, José Estrela dos. | |
dc.creator | SALES, Luciano Leal de Morais. | |
dc.creator | CUNHA, Fernando Antonio Portela da. | |
dc.creator | SOUSA, Ana Paula Moisés de. | |
dc.creator | AMADOR, Vinícius Costa. | |
dc.creator | CAMPOS, Magnólia de Araújo. | |
dc.creator | SILVA, Messias Alexandre Ramos da. | |
dc.creator | FARIAS, Maria José Félix de. | |
dc.creator | OLIVEIRA, Djane de Fátima. | |
dc.creator | MELO, Ismael Fernandes de. | |
dc.creator | CAMACHO, Ramiro Gustavo Valera. | |
dc.creator | LIMA, Álamo Kário de. | |
dc.creator | ALCÂNTARA NETO, Antônio Queiroz. | |
dc.creator | SILVA, José Walter da. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Potentialities of the caatinga biome: marks on coexistence and resistance, V.3 | pt_BR |
dc.identifier.citation | LACERDA, Alecksandra Vieira de; GOMES, Azenate Campos; ALCÂNTARA, Hugo Morais de. (organizadores). Potencialidades do bioma caatinga: marcas sobre convivência e resistência, V.3. Ituiutaba: Barlavento, 2016. ISBN: 978-85-68066-33-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29526 | pt_BR |
Appears in Collections: | Livros e E-books Completos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
POTENCIALIDADES DO BIOMA CAATINGA V.3 - E-BOOK CDSA 2016.pdf | Potencialidades do bioma caatinga V.3 - E- BOOK CDSA 2016. | 2.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.