Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29526
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoAs marcas que definem o Bioma Caatinga vêm sendo edificadas pela sua significativa diversidade biológica e paisagística, o que determina diretamente a riqueza cultural dos atores sociais da região. Neste ambiente ocorre o milagre da vida que se ressalta a cada estação com a chegada das águas, e que estrategicamente fica dormente nos longos períodos de estiagem. Por seu aspecto desolador na maior parte do ano, é percebida por alguns como pobre, seca, hostil e espinhenta. Mas, para os olhos de quem a enxerga além da aparência, é um lugar mágico e encantador onde vida e beleza explodem em abundância e numa rapidez e eficiência inigualáveis. Diante deste tesouro, nossa missão é respeitar, amar e cuidar não apenas de forma pontual e isolada, mas permanentemente lutarmos por sua conservação enquanto Catingueiros que se orgulham de um patrimônio que não é apena seu, mas também de toda a humanidade. Assim, assumindo esta missão, foi executado o I Seminário Regional sobre Potencialidades do Bioma Caatinga. Proposto como uma referência ao Dia Nacional da Caatinga (28 de abril), o objetivo geral do evento foi promover uma significativa exposição de saberes e práticas voltadas para as potencialidades regionais e difundir estratégias de convivência no Bioma Caatinga. Nesse sentido, considerando as suas significativas potencialidades, as quais devem ser evidenciadas e trabalhadas, torna-se perceptível a real necessidade de maiores investimentos em ações que busquem expor as riquezas dessa região. Os eixos temáticos ofertaram sustentação às questões centrais sobre convivência e resistência, direcionando assim as diretrizes para a construção dos trabalhos acadêmicos e científicos apresentados nos artigos deste livro. Portanto, o livro Potencialidades do Bioma Caatinga: marcas sobre convivência e resistência se configura como um instigante convite para um passeio através do tempo e do espaço pelas estradas da Caatinga no Semiárido Brasileiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEcologiapt_BR
dc.titlePotencialidades do bioma caatinga: marcas sobre convivência e resistência, V.3pt_BR
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29526
dc.date.accessioned2023-05-02T20:27:37Z
dc.date.available2023-05-02
dc.date.available2023-05-02T20:27:37Z
dc.typeLivropt_BR
dc.subjectEstudo de percepção - alunos de ensino médio
dc.subjectUnidades de conservação
dc.subjectRio Taperoá - Educação de Jovens e Adultos
dc.subjectPirâmide alimentar
dc.subjectRecurso didático - pirâmide alimentar
dc.subjectEducação ambiental - bioma caatinga
dc.subjectBioma caatinga
dc.subjectSistema agrossilvopastoril - Cariri Paraibano
dc.subjectCariri Paraibano - sistema agrossilvopastoril
dc.subjectSumé - PB - educação continuada de professores
dc.subjectPercepção ambiental
dc.subjectVídeos educativos - produção
dc.subjectHorto Florestal Olho D’água da Bica - Cuité - PB
dc.subjectCuité - PB - Horto Florestal Olho D’água da Bica
dc.subjectEducação ambiental sustentável
dc.subjectEducação planetária
dc.subjectEspaços não formais de educabilidade no semiárido
dc.subjectBacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró
dc.subjectStudy of perception - high school students
dc.subjectConservation units
dc.subjectRio Taperoá - Youth and Adult Education
dc.subjectFood pyramid
dc.subjectDidactic resource - food pyramid
dc.subjectEnvironmental education - caatinga biome
dc.subjectCaatinga biome
dc.subjectAgrosilvopastoral system - Cariri Paraibano
dc.subjectCariri Paraiba - agrosilvopastoral system
dc.subjectSumé - PB - continuing education for teachers
dc.subjectEnvironmental perception
dc.subjectEducational videos - production
dc.subjectOlho D’água da Bica Forest Garden - Cuité - PB
dc.subjectCuité - PB - Horto Florestal Olho D’água da Bica
dc.subjectSustainable environmental education
dc.subjectPlanetary education
dc.subjectNon-formal educational spaces in the semi-arid region
dc.subjectNon-formal educational spaces in the semi-arid region
dc.subjectEstudio de la percepción - estudiantes de secundaria
dc.subjectUnidades de conservación
dc.subjectRio Taperoá - Educación de Jóvenes y Adultos
dc.subjectPirámide de los alimentos
dc.subjectRecurso didáctico - pirámide alimenticia
dc.subjectEducación ambiental - bioma caatinga
dc.subjectSistema agrosilvopastoril - Cariri Paraibano
dc.subjectSumé - PB - formación continua para profesores
dc.subjectPercepción ambiental
dc.subjectVideos educativos - producción
dc.subjectJardín Forestal Olho D’água da Bica - Cuité - PB
dc.subjectEducación ambiental sostenible
dc.subjectEducación planetaria
dc.subjectEspacios educativos no formales en la región semiárida
dc.subjectCuenca del río Apodi-Mossoró
dc.subjectÉtude de la perception - lycéens
dc.subjectUnités de conservation
dc.subjectRio Taperoá - Éducation des jeunes et des adultes
dc.subjectPyramide alimentaire
dc.subjectRessource didactique - pyramide alimentaire
dc.subjectEducation environnementale - biome caatinga
dc.subjectSystème agrosylvopastoral - Cariri Paraibano
dc.subjectCariri Paraiba - système agrosylvopastoral
dc.subjectSumé - PB - formation continue des enseignants
dc.subjectPerception environnementale
dc.subjectVidéos éducatives - production
dc.subjectJardin forestier d'Olho D'água da Bica - Cuité - PB
dc.subjectÉducation à l'environnement durable
dc.subjectÉducation planétaire
dc.subjectEspaces éducatifs non formels dans la région semi-aride
dc.subjectBassin de la rivière Apodi-Mossoró
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLACERDA, Alecksandra Vieira de.
dc.creatorGOMES, Azenate Campos.
dc.creatorALCÂNTARA, Hugo Morais de.
dc.creatorFRAGOSO, Maria da Glória Lopes.
dc.creatorLIMA, João Paulo Pereira de.
dc.creatorSILVA, Karlla Karen da.
dc.creatorFARIAS, Maria José Félix de.
dc.creatorBRASILEIRO, Ilza Maria do Nascimento.
dc.creatorMARACAJÁ, Maria Elizabeth Ramos da Silveira.
dc.creatorRUFFO, Thiago Leite de Melo.
dc.creatorFERREIRA, Maria da Conceição da Silva.
dc.creatorCOELHO, Maria José Lins.
dc.creatorFEITOSA, Antonia Arisdélia Fonseca Matias Aguiar.
dc.creatorANDRADE, Maria Francisca Alves de.
dc.creatorSOUSA, Eliana Pereira de.
dc.creatorCOSTA, Francisco Carlos Pinheiro da.
dc.creatorSANTOS, Maria Alcântara dos.
dc.creatorALENCAR, Rosana Ferreira de.
dc.creatorMACHADO, Myller Gomes.
dc.creatorABÍLIO, Francisco José Pegado.
dc.creatorARAÚJO, Pedro Jorge de.
dc.creatorFLORENTINO, Hugo da Silva.
dc.creatorMELO, Demmya Haryssam Menezes.
dc.creatorSILVA, Renata Patrícia Fablicio da.
dc.creatorMELO, Déborah Kelly Menezes.
dc.creatorCAVALCANTE, Fabrício André Lima.
dc.creatorSANTOS, José Estrela dos.
dc.creatorSALES, Luciano Leal de Morais.
dc.creatorCUNHA, Fernando Antonio Portela da.
dc.creatorSOUSA, Ana Paula Moisés de.
dc.creatorAMADOR, Vinícius Costa.
dc.creatorCAMPOS, Magnólia de Araújo.
dc.creatorSILVA, Messias Alexandre Ramos da.
dc.creatorFARIAS, Maria José Félix de.
dc.creatorOLIVEIRA, Djane de Fátima.
dc.creatorMELO, Ismael Fernandes de.
dc.creatorCAMACHO, Ramiro Gustavo Valera.
dc.creatorLIMA, Álamo Kário de.
dc.creatorALCÂNTARA NETO, Antônio Queiroz.
dc.creatorSILVA, José Walter da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePotentialities of the caatinga biome: marks on coexistence and resistance, V.3pt_BR
dc.identifier.citationLACERDA, Alecksandra Vieira de; GOMES, Azenate Campos; ALCÂNTARA, Hugo Morais de. (organizadores). Potencialidades do bioma caatinga: marcas sobre convivência e resistência, V.3. Ituiutaba: Barlavento, 2016. ISBN: 978-85-68066-33-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29526pt_BR
Appears in Collections:Livros e E-books Completos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POTENCIALIDADES DO BIOMA CAATINGA V.3 - E-BOOK CDSA 2016.pdfPotencialidades do bioma caatinga V.3 - E- BOOK CDSA 2016.2.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.