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DC Field | Value | Language |
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dc.description.resumo | As Unidades de Conservação (UC) são áreas territoriais nas quais seus recursos são considerados de grande importância. Essa denominação é colocada pelo Poder Público o qual busca o objetivo de manter esses ambientes conservados e limites bem definidos, garantindo adequada proteção. São criadas com o objetivo principal de manter ambientes naturais com alto grau de conservação, impedindo a degradação e mantendo essas áreas ecologicamente estáveis para a manutenção da biodiversidade existente e para garantir os recursos naturais para as próximas gerações. Considerando dados do MMA (2006) sobre o SNUC, as UCs são divididas em categorias de acordo com suas características e composição biológica em Unidades de Proteção integral e Unidades de Uso Sustentável. Na primeira, podem ser desempenhadas atividades indiretas, sendo compreendidas por: Estação ecológica, Reserva biológica, Parque Nacional, Monumento Natural e Refúgio de Vida Silvestre. Para a segunda, uma parcela dos recursos pode ser utilizada de forma sustentável, e os grupos que constituem esta categoria são: Área de Proteção Ambiental; Área de Relevante Interesse Ecológico; Floresta Nacional; Reserva Extrativista; Reserva de Fauna; Reserva de Desenvolvimento Sustentável; Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Nesses ambientes a atuação humana é restrita e controlada, garantindo assim a conservação da biodiversidade. Quando permitidas alterações nesses espaços, ocorre exclusivamente por meios legais. Em RPPNs são permitidas ações como pesquisas, visitas educativas, sempre respeitando as limitações. A educação ambiental (EA) é uma das formas importantíssimas de se levar o conhecimento destas áreas à sociedade. A mesma assume cada vez mais uma função transformadora, na qual a co-responsabilização dos indivíduos torna-se um objetivo essencial para promover um novo tipo de desenvolvimento – o desenvolvimento sustentável (JACOB, 2003). Além disso, é uma das ferramentas existentes para a sensibilização e capacitação da população em geral sobre os problemas ambientais, em que busca desenvolver técnicas e métodos que venham a facilitar a conscientização sobre a gravidade dos problemas ambientais e a necessidade urgente de nos curvarmos seriamente sobre eles (MARCATTO, 2002). A EA deve ser um processo de formação dinâmico, permanente e participativo, no qual as pessoas envolvidas passem a ser agentes transformadores, participando ativamente da busca de alternativas para a redução de impactos ambientais e para o controle social do uso dos recursos naturais (MARCATTO, 2002). Ela é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal (CONAMA, 1999). É fundamental o estabelecimento de políticas públicas que fortaleçam as escolas de educação básica em virtude da importância que estas exercem no processo de formação social, cultural, humana e ética da sociedade (ABÍLIO et al., 2010). A promoção da educação ambiental e de estratégias de integração com a população local e visitante no âmbito das UCs são ações fundamentais para que as mesmas exerçam as suas funções, pois o reconhecimento das atividades exercidas nestes espaços pela população e o incentivo ao seu envolvimento com trabalhos desenvolvidos no âmbito da UC pode contribuir para a preservação e manutenção destas áreas (PISSATTO; MERCK; GRACIOLI, 2012). Objetivou-se com este trabalho analisar o nível de conhecimento de grupos de alunos de uma escola pública acerca de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) no Cariri Ocidental Paraibano. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | Avaliação do conhecimento de alunos de escola pública sobre RPPN no Cariri Ocidental Paraibano. | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29538 | |
dc.date.accessioned | 2023-05-03T21:03:16Z | |
dc.date.available | 2023-05-03 | |
dc.date.available | 2023-05-03T21:03:16Z | |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de conhecimento - alunos | pt_BR |
dc.subject | Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN | pt_BR |
dc.subject | RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural | pt_BR |
dc.subject | Unidades de conservação | pt_BR |
dc.subject | Fazenda Almas - São José dos Cordeiros - PB | pt_BR |
dc.subject | Knowledge assessment - students | pt_BR |
dc.subject | Private Natural Heritage Reserve - RPPN | pt_BR |
dc.subject | RPPN - Private Natural Heritage Reserve | pt_BR |
dc.subject | Conservation units | pt_BR |
dc.subject | Almas Farm - São José dos Cordeiros - PB | pt_BR |
dc.subject | Evaluación de conocimientos - estudiantes | pt_BR |
dc.subject | Reserva Privada del Patrimonio Natural - RPPN | pt_BR |
dc.subject | RPPN - Reserva Privada del Patrimonio Natural | pt_BR |
dc.subject | Unidades de conservación | pt_BR |
dc.subject | Hacienda Almas - São José dos Cordeiros - PB | pt_BR |
dc.subject | Évaluation des connaissances - étudiants | pt_BR |
dc.subject | Réserve Privée du Patrimoine Naturel - RPPN | pt_BR |
dc.subject | RPPN - Réserve Privée du Patrimoine Naturel | pt_BR |
dc.subject | Unités de conservation | pt_BR |
dc.subject | Ferme Almas - São José dos Cordeiros - PB | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | FRAGOSO, Maria da Gloria Lopes. | |
dc.creator | LACERDA, Alecksandra Vieira de. | |
dc.creator | CAMPOS, Azenate Campos. | |
dc.creator | SILVA, Karlla Karem da. | |
dc.creator | LIMA, João Paulo Pereira de. | |
dc.creator | BARBOSA, Francisca Maria. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Assessment of knowledge of public school students about RPPN in Western Cariri Paraíba. | pt_BR |
dc.identifier.citation | FRAGOSO, Maria da Gloria Lopes; LACERDA, Alecksandra Vieira de; GOMES, Azenate Campos; SILVA, Karlla Karem da; LIMA, João Paulo Pereira de; BARBOSA, Francisca Maria. Avaliação do conhecimento de alunos de escola pública sobre RPPN no Cariri Ocidental Paraibano. In: DIAS, Nildo da Silva et al. Meio ambiente e desenvolvimento sustentável no semiárido. Mossoró - RN: EDUFERSA, 2016. (Coleção Agroecologia, meio ambiente e semiárido, V.1). ISBN: 978-85-5757-043-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29538 | pt_BR |
Appears in Collections: | Capítulos de Livros - CDSA |
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AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTO DE ALUNOS - CAP LIVRO CDSA 2016.pdf | Avaliação de conhecimento de alunos - Cap. LIVRO CDSA 2016. | 380.8 kB | Adobe PDF | View/Open |
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