Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29549
Title: Educação para conservação dos solos no semiárido.
Other Titles: Education for soil conservation in the semi-arid region.
???metadata.dc.creator???: VITAL, Adriana de Fátima Meira.
FARIAS, José Ray Martins.
FORTUNATO, Josiele Carlos.
Keywords: Educação ambiental;Educação em solos;Solos do semiárido - conservação;Conservação dos solos do semiárido;Cariri Paraibano - uso do solo;Metodologias dialógicas - ensino de solos;Éducation environnementale;L'éducation dans les sols;Sols semi-arides - conservation;Conservation des sols semi-arides;Cariri Paraiba - utilisation des terres;Méthodologies dialogiques - enseignement des sols;Educación ambiental;Educación en suelos;Suelos semiáridos - conservación;Conservación de suelos semiáridos;Cariri Paraíba - uso de la tierra;Metodologías dialógicas - enseñanza de suelos;Environmental education;Education in soils;Semi-arid soils - conservation;Conservation of semi-arid soils;Cariri Paraiba - land use;Dialogical methodologies - teaching of soils
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: VITAL, Adriana de Fátima Meira; FARIAS, José Ray Martins; FORTUNATO, Josiele Carlos. Educação para conservação dos solos no semiárido. In: SILVA, Allan Jones Andreza; MOURA, Assis Souza de; BRITO JÚNIOR, Ozonias de Oliveira (organizadores). Pesquisas: teorias e práticas. Sapé - PB: Centro de Estudos Multidisciplinares, 2018. (Série Pesquisas, V.8). ISBN: 978-85-94055-05-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29549
???metadata.dc.description.resumo???: Estudos mostram que uma maior aprendizagem ocorre quando os alunos são participantes ativos do processo de ensino (AMBROSE et al, 2010). Por exemplo, quando ha interação nas atividades escolares, através do uso de atividade multisensorial, envolvendo aulas de campo, jogos, exibição de filmes, apresentações teatrais, construção de maquetes e visitas extraclasse, as informações transmitidas são decodificadas de maneira diferente no cérebro, havendo um ganho de aprendizagem muito maior do que por meio da escuta passiva (PERSELLIN; DANIELS, 2014). Diante do quadro de degradação dos solos que se apresenta, e considerando a problemática que se agrava nos semiáridos catingueiros e a necessidade em fazer a integração entre ensino, pesquisa e extensão, foi pensado o Projeto Solo na Escola/UFCG, objetivando dialogar sobre a Conservação e a Educação em Solos, usando como eixo do processo ensino-aprendizagem as atividades lúdicas, oficinas temáticas, rodas de conversa, teatro de fantoches, oficina de pintura com terra e outras ações, centradas no conhecimento sobre o solo e na afetividade pela Natureza.
Keywords: Educação ambiental
Educação em solos
Solos do semiárido - conservação
Conservação dos solos do semiárido
Cariri Paraibano - uso do solo
Metodologias dialógicas - ensino de solos
Éducation environnementale
L'éducation dans les sols
Sols semi-arides - conservation
Conservation des sols semi-arides
Cariri Paraiba - utilisation des terres
Méthodologies dialogiques - enseignement des sols
Educación ambiental
Educación en suelos
Suelos semiáridos - conservación
Conservación de suelos semiáridos
Cariri Paraíba - uso de la tierra
Metodologías dialógicas - enseñanza de suelos
Environmental education
Education in soils
Semi-arid soils - conservation
Conservation of semi-arid soils
Cariri Paraiba - land use
Dialogical methodologies - teaching of soils
???metadata.dc.subject.cnpq???: Agroecologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29549
Appears in Collections:Capítulos de Livros - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCAÇÃO PARA A CONSERVAÇÃO DOS SOLOS DO SEMIÁRIDO - CAP LIVRO CDSA 2018.pdfEducação para a conservação dos solos do semiárido - Cap. LIVRO CDSA 2018.3.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.