Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29549
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEstudos mostram que uma maior aprendizagem ocorre quando os alunos são participantes ativos do processo de ensino (AMBROSE et al, 2010). Por exemplo, quando ha interação nas atividades escolares, através do uso de atividade multisensorial, envolvendo aulas de campo, jogos, exibição de filmes, apresentações teatrais, construção de maquetes e visitas extraclasse, as informações transmitidas são decodificadas de maneira diferente no cérebro, havendo um ganho de aprendizagem muito maior do que por meio da escuta passiva (PERSELLIN; DANIELS, 2014). Diante do quadro de degradação dos solos que se apresenta, e considerando a problemática que se agrava nos semiáridos catingueiros e a necessidade em fazer a integração entre ensino, pesquisa e extensão, foi pensado o Projeto Solo na Escola/UFCG, objetivando dialogar sobre a Conservação e a Educação em Solos, usando como eixo do processo ensino-aprendizagem as atividades lúdicas, oficinas temáticas, rodas de conversa, teatro de fantoches, oficina de pintura com terra e outras ações, centradas no conhecimento sobre o solo e na afetividade pela Natureza.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAgroecologia.pt_BR
dc.titleEducação para conservação dos solos no semiárido.pt_BR
dc.date.issued2018
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29549
dc.date.accessioned2023-05-04T22:00:17Z
dc.date.available2023-05-04
dc.date.available2023-05-04T22:00:17Z
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação em solospt_BR
dc.subjectSolos do semiárido - conservaçãopt_BR
dc.subjectConservação dos solos do semiáridopt_BR
dc.subjectCariri Paraibano - uso do solopt_BR
dc.subjectMetodologias dialógicas - ensino de solospt_BR
dc.subjectÉducation environnementalept_BR
dc.subjectL'éducation dans les solspt_BR
dc.subjectSols semi-arides - conservationpt_BR
dc.subjectConservation des sols semi-aridespt_BR
dc.subjectCariri Paraiba - utilisation des terrespt_BR
dc.subjectMéthodologies dialogiques - enseignement des solspt_BR
dc.subjectEducación ambientalpt_BR
dc.subjectEducación en suelospt_BR
dc.subjectSuelos semiáridos - conservaciónpt_BR
dc.subjectConservación de suelos semiáridospt_BR
dc.subjectCariri Paraíba - uso de la tierrapt_BR
dc.subjectMetodologías dialógicas - enseñanza de suelospt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectEducation in soilspt_BR
dc.subjectSemi-arid soils - conservationpt_BR
dc.subjectConservation of semi-arid soilspt_BR
dc.subjectCariri Paraiba - land usept_BR
dc.subjectDialogical methodologies - teaching of soilspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVITAL, Adriana de Fátima Meira.
dc.creatorFARIAS, José Ray Martins.
dc.creatorFORTUNATO, Josiele Carlos.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEducation for soil conservation in the semi-arid region.pt_BR
dc.identifier.citationVITAL, Adriana de Fátima Meira; FARIAS, José Ray Martins; FORTUNATO, Josiele Carlos. Educação para conservação dos solos no semiárido. In: SILVA, Allan Jones Andreza; MOURA, Assis Souza de; BRITO JÚNIOR, Ozonias de Oliveira (organizadores). Pesquisas: teorias e práticas. Sapé - PB: Centro de Estudos Multidisciplinares, 2018. (Série Pesquisas, V.8). ISBN: 978-85-94055-05-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29549pt_BR
Appears in Collections:Capítulos de Livros - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCAÇÃO PARA A CONSERVAÇÃO DOS SOLOS DO SEMIÁRIDO - CAP LIVRO CDSA 2018.pdfEducação para a conservação dos solos do semiárido - Cap. LIVRO CDSA 2018.3.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.