Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29563
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, M. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4463750646880339pt_BR
dc.contributor.advisor1LEITÃO, Ezequiel Fragoso Vieira.-
dc.contributor.advisor1IDLEITÃO, E. F. V.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7678437706994830pt_BR
dc.contributor.referee1PINHEIRO , Carlos Davidson.-
dc.contributor.referee2SILVA, Everton Vieira da.-
dc.description.resumoAs tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) são hoje consideradas por muitos educadores, instrumentos pedagógicos capazes de auxiliar o professor no processo de ensino e aprendizagem. No ensino de química não é diferente, a utilização das TDICs promove uma melhor compreensão de conceitos científicos e fenômenos químicos considerados difíceis por muitos alunos. O tema abordado nessa pesquisa é: o uso da tecnologia digital para potencializar o ensino de química, cujo objetivo é mostrar como o uso de novas tecnologias digitais nas disciplinas de química pode ser aplicada para potencializar o ensino de química afim de que se possam ter uma aprendizagem mais significativa. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho exploratória em uma turma do 2° ano da ECEIT Monsenhor Vicente Freitas da cidade de Pombal, PB. Para verificar a aprendizagem foi aplicada uma avaliação mediante uso de simuladores computacionais para estudar o conteúdo de cinética química e um questionário de opinião para investigar as opiniões dos alunos sobre as contribuições do uso das TDICs em sala de aula. Por meio dos resultados encontrados, podemos observar que apesar de a tecnologia fazer parte do convívio dos discentes, a mesma ainda é pouco usada como recurso didático pelos professores, gerando um pouco de dificuldade, entretanto ela ainda é bem aceita pelos mesmos. Os resultados encontrados apontaram ainda que, o emprego das ferramentas digitais tornou o processo de ensino mais interativo e divertido, facilitando o entendimento dos conteúdos através da contextualização, tornando-os argentes ativos no processo de construção do conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímica.pt_BR
dc.titleO uso da tecnologia digital para potencializar o ensino de química.pt_BR
dc.date.issued2023-02-10-
dc.description.abstractDigital information and communication technologies (TDICs) are now considered by many educators to be pedagogical instruments capable of assisting teachers in the teaching and learning process. In chemistry teaching is no different, the use of DICTs promotes a better understanding of scientific concepts and chemical phenomena considered difficult by many students. The theme addressed in this research is: the use of digital technology to enhance the teaching of chemistry, whose objective is to show how the use of new digital technologies in chemistry disciplines can be applied to enhance the teaching of chemistry so that they can have a more meaningful learning. For this, an exploratory research was carried out in a 2nd year class of ECEIT Monsenhor Vicente Freitas from the city of Pombal, PB. To verify learning, an assessment was applied using computer simulators to study the content of chemical kinetics and an opinion questionnaire to investigate students' opinions about the contributions of the use of DICTs in the classroom. Through the results found, we can observe that although technology is part of the students' interaction, it is still little used as a didactic resource by teachers, generating a little difficulty, however it is still well accepted by them. The results found also indicated that the use of digital tools made the teaching process more interactive and fun, facilitating the understanding of contents through contextualization, making them active agents in the knowledge construction process.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29563-
dc.date.accessioned2023-05-05T23:33:30Z-
dc.date.available2013-05-05-
dc.date.available2023-05-05T23:33:30Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectTDIC'spt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectdigital technologypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Maria Clarice de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe use of digital technology to enhance chemistry teaching.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Maria Clarice de. O uso da tecnologia digital para potencializar o ensino de química. 2023. 26f. Monografia (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA CLARICE DE SOUSA. MONOGRAFIA QUÍMICA. CFP 2023.pdfMaria Clarice de Sousa. Monografia Química. CFP 2023. 886.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.