Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29569
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste livro é a materialização de um processo iniciado por ocasião do ingresso de seus autores no convívio acadêmico. Traz, em sua essência, relatos das diversas vivências motivadas pelos projetos que as impulsionaram como as atividades de trabalhos de conclusão de curso – TCC, dos estágios supervisionados e práticas de ensino, assim como do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e do Programa Residência Pedagógica de Geograia, a partir do Centro de Formação de Professores– CFP, da Universidade Federal de Campina Grande–UFCG, em Cajazeiras-PB. Fazendo uso dos títulos das pesquisas produzidas, aqui neste livro apresentados, estes desde já nos permitem um aprendizado que somente quem os vivenciou pode ensinar; abordam experiências concebidas através das relações de trabalho socializadas nas escolas, no campo, na universidade, nos palcos das atividades humanas, produtos e produções da interação social. Enquanto política de formação, os diálogos e os saberes aqui registrados contribuem para a formação do discente quando se exige que a escola seja seu olhar mais profundo, almejando o aprendizado dos alunos em seu exercício maior de docência. A ressigniicação dessa relação, através do PIBID, proporciona um convívio com a escola cujo aprendizado se reforça com a associação da academia na efetividade de sua práxis: quando transpassa os muros da universidade, todo conhecimento tem a oportunidade de se expandir. E o conhecimento pedagógico no ensino da Geograia se fortalece a cada nova experiência. A formação de professor é também a formação de um pesquisador, pois aguça o interesse pelo saber, pelo descobrir, pelo dividir e pelo ensinar. E este ensinar permite aprender; e o ciclo se renova a cada sala de aula; e a cada ensino, um novo saber. O saber do professor, que impulsiona o pesquisador a descortinar novos saberes, se revitaliza na culturalidade descoberta, adiciona novas verdades adentrando outras dimensões, cujas vivências transportam para novos mundos. O palco do saber poder ser representado pelas itinerâncias que permeiam a formação do ensino, nas suas variadas temporalidades, evitando o desperdício e registrando a aprendizagem. Socializar os saberes, respeitando as linguagens da compreensão, é uma forma de perpetuar descobertas e permitir novos avanços. Dialogar com a ciência é também ouvir os que não podem falar quando clamam por direitos em respeitos aos deveres, seja pela educação, pela saúde, pelos transportes, pela alimentação, pela habitação, etc. Dialogar com a ciência é cuidar, indiferentemente, do campo ou da cidade; é cuidar do outro. As redes de ensino e do conhecimento, com que a Geograia se materializa, fazem uso das diversas possibilidades e as transformam em ferramentas de produção, ensino, conhecimento e aprendizagem. Seja no teatro ou na sala de aula, como aluno ou professor, é compromisso perpétuo transformar o espaço acadêmico ou escolar em um lugar ininito de ininitas possibilidades. A produção acadêmica é um exemplo ímpar de como ciência e sociedade se alinham para o saber, para a descoberta do papel social que nos torna responsáveis pelo mundo que produzimos. Pudera todos os docentes e discentes socializassem suas pesquisas e que estas atingissem seu universo de ação. Nesse sentido, fazer parte deste projeto, que culmina com a leitura e a discussão que evolui ao momento da leitura, é dar continuidade aos trabalhos; é levar, para além dos muros da universidade, conhecimento e experiência de quem se prepara para a construção permanente de saber ensinar ensinando a aprender.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleLeituras de mundos(s) no ensino de geografia: experiências práticas e formativas no ensino superior.pt_BR
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29569-
dc.date.accessioned2023-05-08T12:53:44Z-
dc.date.available2023-05-08-
dc.date.available2023-05-08T12:53:44Z-
dc.typeLivropt_BR
dc.subjectLeituras de mundospt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectFormação de Professores - Geografiapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectFormação discentept_BR
dc.subjectFormação inicial discentept_BR
dc.subjectAprendizagem e interdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEnsino superior - práticas formativaspt_BR
dc.subjectGeografia - ensino superiorpt_BR
dc.subjectPIBID Geografia - UFCGpt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Geografia - UFCGpt_BR
dc.subjectLibro de texto de campopt_BR
dc.subjectAsentamiento rural de reforma agraria - Educación Ruralpt_BR
dc.subjectPrácticas Supervisadas - Geografíapt_BR
dc.subjectConocimiento Pedagógico - Enseñanza de la Geografíapt_BR
dc.subjectGestión escolarpt_BR
dc.subjectPombal - PB - gestión escolarpt_BR
dc.subjectLiteratura y cine - Enseñanza de la geografíapt_BR
dc.subjectCine y literatura - Enseñanza de la geografíapt_BR
dc.subjectTerritorio, religión y geografíapt_BR
dc.subjectAbandono escolar - escuela de campopt_BR
dc.subjectCurso de Licenciatura em Geografia - CFP - UFCGpt_BR
dc.subjectAgricultores y exposición a pesticidas - saludpt_BR
dc.subjectLos plaguicidas y la salud de los agricultorespt_BR
dc.subjectEnseñanza de teatro y geografíapt_BR
dc.subjectEnseñanza de Internet y Geografíapt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEscola do Campopt_BR
dc.subjectLivro didático do campopt_BR
dc.subjectAssentamento rural da reforma agrária - Educação do Campopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionado - Geografiapt_BR
dc.subjectConhecimento Pedagógico - ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectPombal - PB - gestão escolarpt_BR
dc.subjectLiteratura e cinema - ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectCinema e literatura - ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectTerritório, religião e Geografiapt_BR
dc.subjectEvasão escolar - escola do campopt_BR
dc.subjectAgricultores e exposição a agrotóxicos - saúdept_BR
dc.subjectAgrotóxicos e saúde de agricultorespt_BR
dc.subjectTeatro e ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectInternet e ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectSanta Helena - PB - agricultorespt_BR
dc.subjectReadings of worldspt_BR
dc.subjectGeography Teachingpt_BR
dc.subjectTeacher Training - Geographypt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectStudent trainingpt_BR
dc.subjectInitial student trainingpt_BR
dc.subjectLearning and interdisciplinaritypt_BR
dc.subjectHigher education - training practicespt_BR
dc.subjectGeography - higher educationpt_BR
dc.subjectPIBID Geography - UFCGpt_BR
dc.subjectInstitutional Scholarship Program for Teaching Initiation - Geography - UFCGpt_BR
dc.subjectDegree in Geography - CFP - UFCGpt_BR
dc.subjectField Educationpt_BR
dc.subjectCountry Schoolpt_BR
dc.subjectField textbookpt_BR
dc.subjectRural settlement of agrarian reform - Rural Educationpt_BR
dc.subjectSupervised Internship - Geographypt_BR
dc.subjectPedagogical Knowledge - Geography teachingpt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectPombal - PB - school managementpt_BR
dc.subjectLiterature and cinema - Geography teachingpt_BR
dc.subjectCinema and literature - Geography teachingpt_BR
dc.subjectTerritory, religion and geographypt_BR
dc.subjectSchool dropout - countryside schoolpt_BR
dc.subjectFarmers and exposure to pesticides - healthpt_BR
dc.subjectPesticides and farmers' healthpt_BR
dc.subjectTheater and Geography teachingpt_BR
dc.subjectInternet and Geography teachingpt_BR
dc.subjectSaint Helena - PB - farmerspt_BR
dc.subjectLectures de mondespt_BR
dc.subjectEnseignement de la géographiept_BR
dc.subjectFormation des enseignants - Géographiept_BR
dc.subjectFormation des enseignantspt_BR
dc.subjectFormation des étudiantspt_BR
dc.subjectFormation initiale des étudiantspt_BR
dc.subjectApprentissage et interdisciplinaritépt_BR
dc.subjectEnseignement supérieur - pratiques de formationpt_BR
dc.subjectGéographie - enseignement supérieurpt_BR
dc.subjectGéographie PIBID - UFCGpt_BR
dc.subjectProgramme de bourses institutionnelles d'initiation à l'enseignement - Géographie - UFCGpt_BR
dc.subjectLicence de Géographie - CFP - UFCGpt_BR
dc.subjectFormation sur le terrainpt_BR
dc.subjectÉcole de campagnept_BR
dc.subjectManuel de terrainpt_BR
dc.subjectRèglement rural de la réforme agraire - Éducation ruralept_BR
dc.subjectStage Encadré - Géographiept_BR
dc.subjectConnaissances pédagogiques - Enseignement de la géographiept_BR
dc.subjectGestion scolairept_BR
dc.subjectPombal - PB - gestion scolairept_BR
dc.subjectLittérature et cinéma - Enseignement de la géographiept_BR
dc.subjectCinéma et littérature - Enseignement de la géographiept_BR
dc.subjectTerritoire, religion et géographiept_BR
dc.subjectDécrochage scolaire - école de campagnept_BR
dc.subjectLes agriculteurs et l'exposition aux pesticides - santépt_BR
dc.subjectPesticides et santé des agriculteurspt_BR
dc.subjectEnseignement du théâtre et de la géographiept_BR
dc.subjectEnseignement de l'internet et de la géographiept_BR
dc.subjectSainte-Hélène - PB - agriculteurspt_BR
dc.subjectLecturas de mundospt_BR
dc.subjectEnseñanza de la Geografíapt_BR
dc.subjectFormación del profesorado - Geografíapt_BR
dc.subjectFormación de profesorespt_BR
dc.subjectEntrenamiento de estudiantespt_BR
dc.subjectFormación inicial de los estudiantespt_BR
dc.subjectAprendizaje e interdisciplinariedadpt_BR
dc.subjectEducación superior - prácticas de formaciónpt_BR
dc.subjectGeografía - educación superiorpt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia - Geografía - UFCGpt_BR
dc.subjectLicenciado en Geografía - CFP - UFCGpt_BR
dc.subjectEducación de campopt_BR
dc.subjectEscuela de campopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.-
dc.creatorALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.-
dc.creatorNÓBREGA, Patrícia Brito Souza da.-
dc.creatorBEZERRA, Ana Paula Pessoa dos Santos.-
dc.creatorSILVA, David kennedy Tavares da.-
dc.creatorALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.-
dc.creatorTOMAZ, Dayane da Silva.-
dc.creatorSANTOS, Felipe Pereira dos.-
dc.creatorLACERDA, Francisca das Chagas Silveira.-
dc.creatorSANTOS, Gisele Cipriano dos.-
dc.creatorROLIM, José Denilson Feitoza.-
dc.creatorDUARTE, José Élio Parnaíba.-
dc.creatorOLIVEIRA NETO, José Joaquim de.-
dc.creatorSANTOS, Maglandyo da Silva.-
dc.creatorFERNANDES, Maiara Felix.-
dc.creatorMAGALHÃES, Maria Marlene Dantas de.-
dc.creatorMOURA, Mismana Morais.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReadings of world(s) in geography teaching: practical and formative experiences in higher education.pt_BR
dc.identifier.citationDI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega; ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo; NÓBREGA, Patrício Brito Souza da (organizadoras). Leituras de mundos(s) no ensino de geografia: experiências práticas e formativas no ensino superior. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2022. ISBN: 978-65-86302-57-8. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29569pt_BR
Appears in Collections:Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEITURAS DE MUNDOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA - E-BOOK EDUFCG 2022_1.pdfLeituras de mundos no ensino de geografia - E-BOOK EDUFCG 202213.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.