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Title: Os “imersos na penumbra” da ferrovia Madeira-Mamoré - narrativas na obra Mad Maria de Márcio Souza.
Other Titles: The "immersed in penumbra" of the Madeira-Mamoré railroad - narratives in the work Mad Maria by Márcio Souza.
???metadata.dc.creator???: PAIVA, Ana Carolina Monteiro.
Keywords: Ferrovia Madeira-Mamoré;Rondônia - ferrovia Madeira-Mamoré;História e Literatura;Narrativas;Obra Mad Maria - Márcio Souza;Literatura amazonense;Crítica e interpretação literária;Análise literária;Literatura Brasileira moderna;Madeira-Mamoré Railway;Rondônia - Madeira-Mamoré railroad;History and Literature;Narratives;Mad Maria - Márcio Souza;Amazonian literature;Literary criticism and interpretation;Literary analysis;Modern Brazilian Literature;Chemin de fer Madère-Mamoré;Chemin de fer Rondônia - Madère-Mamoré;Histoire et littérature;Récits;Littérature amazonienne;Critique littéraire et interprétation;Analyse littéraire;Littérature brésilienne moderne
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PAIVA, Ana Carolina Monteiro. Os “imersos na penumbra” da ferrovia Madeira-Mamoré - narrativas na obra Mad Maria de Márcio Souza. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2022. ISBN: 978-65-86302-83-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29570
???metadata.dc.description.resumo???: No livro Os “imersos na penumbra” da ferrovia Madeira-Mamoré: narrativas na obra “Mad Maria”, de Márcio Souza, Ana Carolina Monteiro Paiva apresenta uma reflexão sobre a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, estabelecendo uma interlocução entre história e literatura. O livro é resultado da pesquisa realizada em seu trabalho de conclusão do curso de licenciatura em História, na UFCG. Nessa empreitada, demonstra, desde a formação inicial, disciplina e compromisso com a pesquisa e a construção do saber histórico. Sua narrativa é original, atual, de leitura instigante, marcada pela paixão e sensibilidade da autora pelo tema. Ao adentrar os detalhes do enredo literário, a autora pôde “enxergar mais longe”, conforme fez Sandra Jatahy Pesavento, ao analisar o conto O Alienista, de Machado de Assis. E seguiu os trilhos da trama construída por Márcio Souza, descortinando, para leitores e leitoras, os dramas, as dores e a violência vivenciada na época pelos moradores das pequenas comunidades de ribeirinhos pobres e pelos trabalhadores que se deslocaram de outras regiões do Brasil e de diversos países para construção da ferrovia Madeira- Mamoré, enfrentando as mais diversas diiculdades. Muitos não resistiram às doenças tropicais e morreram nessa viagem sem volta, na construção da ferrovia que icou conhecida como “ferrovia da morte” e “ferrovia do diabo”. Em sua análise, ao entrelaçar a literatura com o aporte teórico e metodológico da história cultural, alicerçada nas leituras historiográicas e de outros campos do saber, a autora pôde “enxergar mais longe”, descortinando questões que fazem refletir sobre as diversas formas de destruição do ecossistema da região ao longo dos anos, provocando alterações no meio ambiente, destruição das culturas dos sujeitos que habitam espaços violentados pelas ações e interesses de grupos voltados para atender o mercado capitalista, entre outras questões que envolveram a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. O livro está dividido em três capítulos: o primeiro, intitulado “Estava tudo em paz no inferno”, a autora inicia com uma reflexão sobre as aproximações entre história e literatura, problematizando como essa aproximação permite a Clio “enxergar mais longe”. Num segundo momento, apresenta o manauara Márcio Gonçalves Bentes de Souza e sua produção iccional e histórica Mad Maria, ambientada durante a construção da ferrovia Madeira-Mamoré. No capítulo seguinte, “Suspiros de rangidos de metal”, a autora tece novos ios sobre dois momentos históricos: o primeiro se passa durante a construção da ferrovia, no início do século XX; e o segundo, em 1980, ano de publicação do romance Mad Maria. E, através de uma “sintonia ina” (PESAVENTO, 109), lança um olhar sensível para o período de construção da ferrovia, fazendo pensar sobre a destruição das comunidades afetadas com a passagem dos trilhos e as diversas formas de violência que marcaram a invasão da floresta tropical, atravessada por rios, cachoeiras e uma biodiversidade exuberante. No último capítulo, “Ossos expostos”, com um olhar pedagogizado no diálogo com a literatura, a autora constrói uma narrativa sobre cinco personagens: o médico Richard Finnegan, o engenheiro Stephan Collier e o empresário Percival Farquhar, os quais escolheram fazer parte daquele processo; enquanto os dois últimos, a pianista boliviana Consuelo Campero e o indígena Joe Caripuna, são representados como aqueles que não tiveram escolhas, nem registros de suas existências. São histórias de vidas construídas pelo romancista e apropriadas pela autora, para fazer pensar sobre as diversas formas de violência, vividas por sujeitos anônimos durante a construção da ferrovia. Muita coisa mudou ao longo desses 109 anos, transcorridos desde a conclusão do último trecho da Estrada de Ferro Madeira -Mamoré, mas ainda vivenciamos práticas de ingerência e destruição do meio ambiente e da população que mora na região. É o que podemos perceber atualmente no governo do Presidente Jair Messias Bolsonaro, que tem privilegiado políticas de desestruturação de órgãos de preservação do meio ambiente, violações dos direitos humanos, liberação de agrotóxicos danosos à natureza e à saúde humana, aumento da violência no campo e nas áreas indígenas, entre outras ações que visam silenciar, controlar e negar o direito à vida, à dignidade e ao respeito. Ana Carolina Monteiro Paiva, neste livro, nos presenteia com uma narrativa sensível, escrita de forma envolvente, com uma problematização deinida, objetivos claros e escolhas teóricas, metodológicas e historiográicas pertinentes, podendo, assim, “enxergar mais longe” e nos convidando a pensar sobre a incapacidade dos governos brasileiros, em diversos momentos da história do país, em construir políticas públicas voltadas para a melhoria das condições de vida da população, com ações de preservação da vida e uso adequado dos recursos naturais, a im de evitar catástrofes, a exemplo da provocada pela construção da Ferrovia Madeira-Mamoré.
Keywords: Ferrovia Madeira-Mamoré
Rondônia - ferrovia Madeira-Mamoré
História e Literatura
Narrativas
Obra Mad Maria - Márcio Souza
Literatura amazonense
Crítica e interpretação literária
Análise literária
Literatura Brasileira moderna
Madeira-Mamoré Railway
Rondônia - Madeira-Mamoré railroad
History and Literature
Narratives
Mad Maria - Márcio Souza
Amazonian literature
Literary criticism and interpretation
Literary analysis
Modern Brazilian Literature
Chemin de fer Madère-Mamoré
Chemin de fer Rondônia - Madère-Mamoré
Histoire et littérature
Récits
Littérature amazonienne
Critique littéraire et interprétation
Analyse littéraire
Littérature brésilienne moderne
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
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