Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29571
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSilva, Reginaldo Hugo da.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0681303175631567pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Abdoral Inácio da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, A. I.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4839519539144588pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA, Hérica Paiva.-
dc.contributor.referee2SOUSA, José Wanderley Alves de.-
dc.description.resumoÉ sabido que a nossa língua portuguesa, desde seu surgimento até os dias atuais, vem sofrendo diversas modificações, ela surgiu do latim e faz parte do grupo das línguas neolatinas, que são: o Português, o Espanhol, o Catalão, o Italiano, o Francês, o Romeno e o Romanche. O trabalho com a variação linguística lexical em sala de aula, pelo viés da sociolinguística, que estuda a relação entre língua e sociedade, possibilita uma maior compreensão acerca dos fenômenos existentes na língua, que é o meio pelo qual se comunica ideias. O objetivo geral deste trabalho é destacar a importância de se trabalhar a variação linguística lexical no âmbito da sala de aula, mostrando a capacidade que a língua tem de evoluir de acordo com o tempo, bem como, compreender que as palavras são substituídas por outras a todo momento. Mas, mesmo elas não sendo utilizada no nosso dia a dia, não perdem o seu significado. Se pegarmos um texto, escrito há anos atrás, encontraremos palavras que já não são utilizadas com frequência no nosso meio de comunicação oral/escrita, mas que não comprometem o sentido do texto. Portanto, este trabalho tem como objetivo específico, analisar de que forma o estudo da variação lexical vem sendo trabalhada no livro didático, Se liga na língua, do 6° ano do ensino fundamental II, e que tem como autores Ormundo e Siniscalchi (2023). Desenvolvemos após a análise do livro, uma proposta de ensino utilizando o gênero textual sequência didática, e através dela propomos o ensino da variação linguista lexical a partir da leitura dotexto. Ler o texto, debater com a turma, antes de partir para o estudo da variação linguística lexical, será uma forma de mostrar a importância de se estudar a língua e a transformação que a mesma vem sofrendo durante todo esse tempo. Para desenvolver está pesquisa foram utilizadas as seguintes referências: Gonsalves e Basso (2010), que trabalha a história da língua; Assis (2011), História da Língua Portuguesa; Bagno (2007), gramática histórica; Koche (1997), fundamentos de metodologia da pesquisa; Schneuwly e Dolz (2004), gêneros orais e escritos na escola etc. A metodologia é de cunho bibliográfico, pois foram utilizadas matérias já publicadas como livros e artigos científicos. Através desta pesquisa tivemos a oportunidade de explorar e conhecer mais sobre o surgimento da nossa língua, bem como a variação que a mesma sofreu e que vem sofrendo ao longo de todos esses anos. Entender como se deu a construção da língua portuguesa nos possibilita desenvolver novas formas de se trabalhar com a variação linguística na perspectiva de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleO estudo da variação linguistica lexical como ferramenta de ensino: uma análise do livro didático do 6° ano do Ensino Fundamental II.pt_BR
dc.date.issued2023-02-10-
dc.description.abstractIt is well known that our portuguese language, since its emergence until today, has undergone several modifications, it originated from latin and is part of the neo-latin group of languages, which are: Portuguese, Spanish, Catalan, Italian, French, Romanian and Romansh. The work with lexical linguistic variation in the classroom, through the bias of sociolinguistics, which studies the relationship between language and society, enables a greater understanding of the phenomena existing in the language, which is the means by which ideas are communicated. The general objective of this work is to highlight the importance of working on lexical language variation within the classroom, showing the ability that the language has to evolve with over time, as well as, to comprehend that words are replaced by others all the time. But, even though they are not used in our daily life, they do not lose their meaning. If we take a text, written years ago, we will find words that are not used frequently in our means of oral/written communication, but which do not compromise the meaning of the text. Therefore, this work has as specific objective, to analyse how the study of lexical variation has been work on textbook, Se liga na língua, from the 6th grade of elementary school II, and which has as authors Ormundo e Siniscalchi (2023). We developed after the analysis of the book, a teaching proposal using the textual didactic sequence, and through it we propose the teaching of lexical linguistic variation from the reading of the text. Reading the text, debating with the class, before starting the study of lexical linguistic variation, will be a way to show the importance of studying the language and the transformation that it has been undergoing throughout the time. To develop this research, the following references were used: Gonsalves e Basso (2010), which works on the history of language; Assis (2011), History of the Portuguese Language; Bagno (2007), historical grammar; Koche (1997), fundamentals of research methodology; Schneuwly e Dolz (2004), oral and written genders at school etc. The methodology is bibliographical in nature, since we used previously published materials already such as books and scientific articles. Through this research we had the opportunity to explore and learn more about the emergence of our language, as well as the variation that it has undergone and is still undergoing throughout all these years. Understanding how the Portuguese language was built allows us to develop new ways of working with linguistic variation from a teaching perspective.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29571-
dc.date.accessioned2023-05-08T13:11:57Z-
dc.date.available2023-05-08-
dc.date.available2023-05-08T13:11:57Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - ensinopt_BR
dc.subjectVariação lingüística lexicalpt_BR
dc.subjectLéxicopt_BR
dc.subjectLatimpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectPortuguese language - teachingpt_BR
dc.subjectLexical Linguistic Variationpt_BR
dc.subjectLexiconpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Reginaldo Hugo da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe study of lexical linguistic variation as a teaching tool: an analysis of the textbook of the 6th year of Elementary School II.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Reginaldo Hugo da. O estudo da variação lingüística lexical como ferramenta de ensino: uma análise do livro didático do 6° ano do Ensino Fundamental II. 2023. 49f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REGINALDO HUGO DA SILVA. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. CFP 2023.pdfReginaldo Hugo da Silva. Monografia Letras - Língua Portuguesa. CFP 2023. 1.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.