Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29572
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA publicação desse livro é resultado de um trabalho colaborativo, muitos esforços e o desejo comum de disseminar conhecimentos cientíicos produzidos no âmbito da Linha de Pesquisa Práticas Educativas e Diversidade, que integra o Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG). Organizado por docentes vinculados a essa Linha, este livro torna público parte dos resultados de pesquisas desenvolvidas por docentes-pesquisadores que atuam na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Superior, em instituições públicas e privadas de vários estados brasileiros. Além disso, convida os educadores e as educadoras que atuam na Educação Básica e no Ensino Superior a refletir e colaborar com a construção de respostas para importantes desaios da práxis educativa na sociedade contemporânea. A coletânea de oito capítulos que aqui se apresenta, além da proximidade de seus temas e enfoques teórico-metodológicos, possuem em comum a investigação de temas candentes da Educação Básica brasileira na atualidade, tomando como pressuposto básico a concepção de que a formação docente se dá na confluência entre o campo teórico e as práticas escolares. Nessa direção, por meio da difusão do conhecimento produzido por intermédio desses estudos, espera-se ampliar a interlocução dos autores com pesquisadores e professores da Escola Básica, buscando oferecer aportes para ampliar a compreensão de questões que permeiam o trabalho docente, notadamente oporacerca das atualizações teóricas e práticas docentes relativos à linguagem, aos letramentos e à diversidade. Estes aspectos são abordados por meio de investigações acerca dos eventos de letramento desenvolvidos em mostras pedagógicas escolares; do papel do professor na formação do leitor literário nos anos iniciais do Ensino Fundamental; do letramento em língua de sinais em contextos de ensino bilingue bimodal; dos desaios da alfabetização e letramento de sujeitos estigmatizados pela exclusão social e escolar; dos estudos com bebês e crianças bem pequenas acerca da importância de resguardar e garantir atenção a suas necessidades especíicas de convivência, expressão e construção da identidade; da relevância da reflexão autobiográica de Paulo Freire sobre questões relativas à diversidade e suas contribuições para a pesquisa em Educação; do processo de luta pela terra e a conquista da escola em uma comunidade quilombola e a problemática de construção do currículo; assim como o estudo de gênero, sexualidade e sexting em sala de aula, abordando a importância da Escola contribuir para uma educação de respeito e igualitária, além de viabilizar uma sociedade solidária e uma cultura de paz. Assim, convidamos você, leitor(a), a construir sua trajetória de leitura dessa obra, considerando-a prenhe de sentidos, mas também aberta à geração de outros tantos!pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titlePráticas de linguagem, letramentos e diversidade.pt_BR
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29572-
dc.date.accessioned2023-05-08T13:48:25Z-
dc.date.available2023-05-08-
dc.date.available2023-05-08T13:48:25Z-
dc.typeLivropt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectLíngua de sinais - letramentopt_BR
dc.subjectAlunos remanescentes - alfabetização e letramentopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectEducação cuidadora - bebêspt_BR
dc.subjectPaulo Freire - aprendizagens da diversidadept_BR
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectEscola Quilombolapt_BR
dc.subjectQuilombolas - educaçãopt_BR
dc.subjectEscola Negros do Osso - Pesqueira - PEpt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Negros do Osso - Pesqueira - PEpt_BR
dc.subjectPesqueira - PE - Comunidade Quilombola Negros do Ossopt_BR
dc.subjectGênero e sexualidadept_BR
dc.subjectLanguagept_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectDiversitypt_BR
dc.subjectEducational practicespt_BR
dc.subjectSign language - literacypt_BR
dc.subjectRemaining students - literacy and literacypt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectCaring education - babiespt_BR
dc.subjectPaulo Freire - learning from diversitypt_BR
dc.subjectEducational researchpt_BR
dc.subjectQuilombola Schoolpt_BR
dc.subjectQuilombolas - educationpt_BR
dc.subjectNegros do Osso School - Pesqueira - PEpt_BR
dc.subjectNegros do Osso Quilombola Community - Pesqueira - PEpt_BR
dc.subjectPesqueira - PE - Negros do Osso Quilombola Communitypt_BR
dc.subjectGender and sexualitypt_BR
dc.subjectLanguept_BR
dc.subjectl'alphabétisationpt_BR
dc.subjectDiversitépt_BR
dc.subjectPratiques pédagogiquespt_BR
dc.subjectLangue des signes - alphabétisationpt_BR
dc.subjectÉtudiants restants - alphabétisation et alphabétisationpt_BR
dc.subjectEn écrivantpt_BR
dc.subjectÉducation bienveillante - bébéspt_BR
dc.subjectPaulo Freire - apprendre de la diversitépt_BR
dc.subjectRecherche éducativept_BR
dc.subjectÉcole Quilombolapt_BR
dc.subjectQuilombolas - éducationpt_BR
dc.subjectÉcole Negros do Osso - Pesqueira - PEpt_BR
dc.subjectCommunauté Negros do Osso Quilombola - Pesqueira - PEpt_BR
dc.subjectPesqueira - PE - Communauté Negros do Osso Quilombolapt_BR
dc.subjectGenre et sexualitépt_BR
dc.subjectIdiomapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectDiversidadpt_BR
dc.subjectPrácticas educativaspt_BR
dc.subjectLenguaje de señas - alfabetizaciónpt_BR
dc.subjectEstudiantes restantes - alfabetización y alfabetizaciónpt_BR
dc.subjectEscribiendopt_BR
dc.subjectEducación solidaria - bebéspt_BR
dc.subjectPaulo Freire - aprendiendo de la diversidadpt_BR
dc.subjectInvestigacion Educativapt_BR
dc.subjectEscuela Quilombolapt_BR
dc.subjectQuilombolas - educaciónpt_BR
dc.subjectEscuela Negros do Osso - Pesqueira - PEpt_BR
dc.subjectComunidad Quilombola Negros do Osso - Pesqueira - PEpt_BR
dc.subjectPesqueira - PE - Comunidad Quilombola Negros do Ossopt_BR
dc.subjectGénero y sexualidadpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRIBEIRO, Roziane Marinho.-
dc.creatorSALUSTIANO, Dorivaldo Alves.-
dc.creatorRAMOS, Fabiana.-
dc.creatorREIS, Ana Gabriela Dias.-
dc.creatorLIRA, André Augusto Diniz.-
dc.creatorSANTOS, Anita Leocádia Pereira dos.-
dc.creatorSOUSA, Elaine Tayse de.-
dc.creatorSILVA, João Estevão da.-
dc.creatorLEAL, Fernanda de Lourdes Almeida.-
dc.creatorMENDES, Flaw.-
dc.creatorLUSTOSA, Francisca Geny.-
dc.creatorCAMPOS, Kátia Patrício B.-
dc.creatorBÔAS, Lúcia Villas.-
dc.creatorANDRADE, Márcio André de.-
dc.creatorNASCIMENTO, Micaelle Ribeiro do.-
dc.creatorLUNA, Mylena Andryelle Melo de.-
dc.creatorLIMA, Niédja Maria Ferreira de.-
dc.creatorLIMA, Ritha Cordeiro de Sousa e.-
dc.creatorROCHA, Silvia Roberta da Mota.-
dc.creatorMEDEIROS, Valmira Lúcia Matias de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLanguage practices, literacy and diversity.pt_BR
dc.identifier.citationRIBEIRO, Roziane Marinho; SALUSTIANO, Dorivaldo Alves; RAMOS, Fabiana (organizadores). Práticas de linguagem, letramento e diversidade. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2022. ISBN: 978-65-86302-72-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29572pt_BR
Appears in Collections:Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRÁTICAS DE LINGUAGEM, LETRAMENTOS E DIVERSIDADES - E-BOOK EDUFCG 2022_1.pdfPráticas de linguagem, letramentos e diversidades - E-BOOK EDUFCG 20221.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.