Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29595
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, M. R. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6055051398802396pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, Cicera Cecilia Esmeraldo.-
dc.contributor.advisor1IDALVES, C. C. E.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4727172806308807pt_BR
dc.contributor.referee1PESSOA , Rodrigo Bezerra.-
dc.contributor.referee2OLIVEIRA , Aldo Gonçalves de.-
dc.description.resumoA relevância desta pesquisa consiste em debater e refletir sobre a atual situação que se encontra a educação no município de Cachoeira dos Índios, diante ao isolamento social e da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), e das plataformas digitais nas aulas remotas. Esse trabalho tem como base a pesquisa bibliográfica, bem como entrevistas e questionários para professores e alunos da escola Maria Cândido de Oliveira. O conhecimento geográfico, diante desse cenário pandêmico, permite que o aluno compreenda a dinâmica de tudo o que está acontecendo atualmente no mundo, isso partindo do entendimento do local que está inserido até uma escala global. A pandemia revelou diversas discussões e problemas, que há muito tempo eram enfatizados pela geografia, seja nas universidades ou na própria escola. Esses problemas envolvem a desigualdade social, avanços e uso de tecnologias, a importância da escola para a sociedade. O ensino de Geografia nos permite relacionar a dinâmica do vírus no espaço geográfico, e como isso evidenciou ainda mais as desigualdades sociais e tecnológicas, no acesso à educação. Os professores tiveram que se adaptar a essa nova realidade, onde muitos não tinham domínio das tecnologias. Muitos alunos não conseguiram acompanhar as aulas no formato remoto, pois não tinham acesso à internet, isso dificultou o ensino aprendizagem destes alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleEnsino de geografia e pandemia: impactos do isolamento social e o uso das tecnologias na cidade de Cacheira dos Índios-PB.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.description.abstractThe relevance of this research is to discuss and reflect on the current situation of education in the municipality of Cachoeira dos Índios, in the face of social isolation and the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC), and digital platforms in remote classes . This work is based on bibliographical research, as well as interviews and questionnaires for teachers and students at the Maria Cândido de Oliveira school. Geographic knowledge, in the face of this pandemic scenario, allows the student to understand the dynamics of everything that is currently happening in the world, starting from the understanding of the place that is inserted to a global scale. The pandemic revealed several discussions and problems, which had long been emphasized by geography, whether in universities or in the school itself. These problems involve social inequality, advances and use of technologies, the importance of school for society. The teaching of Geography allows us to relate the dynamics of the virus in geographic space, and how this has further highlighted social and technological inequalities in access to education. Teachers had to adapt to this new reality, where many did not master technology. Many students were unable to follow the classes in the remote format, as they did not have access to the internet, which made teaching and learning difficult for these students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29595-
dc.date.accessioned2023-05-08T23:50:06Z-
dc.date.available2023-05-08-
dc.date.available2023-05-08T23:50:06Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGeografia - ensinopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectGeography - teachingpt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectRemote Learningpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectCachoeira dos Índios - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Maria Rita de Cássia.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGeography teaching and pandemic: impacts of social isolation and the use of technologies in the city of Cacheira dos Índios-PB.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maria Rita de Cássia. Ensino de geografia e pandemia: impactos do isolamento social e o uso das tecnologias na cidade de Cacheira dos Índios-PB. 2023. 58f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA RITA DE CÁSSIA OLIVEIRA. MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP 2023.pdfMaria Rita de Cássia Oliveira. Monografia Geografia. CFP 2023. 622.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.