Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29597
Title: Ecos por todas nós na poesia do Rap: subalternidade e emancipação.
Other Titles: Echoes for all of us in rap poetry: subalternity and emancipation.
???metadata.dc.creator???: SILVEIRA, Pâmela Lopes Diniz.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALENCAR , Adriana Nuvens de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PEREIRA, Hérica Paiva.
Keywords: Gênero musical;Rap;Poesia do Rap;Semiótica das culturas;Subalternidade;Emancipação das mulheres;musical genre;rap poetry;Semiotics of cultures;subalternity;Emancipation of women
Issue Date: 3-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVEIRA, Pâmela Lopes Diniz. Ecos por todas nós na poesia do Rap: subalternidade e emancipação. 2023. 48f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O rap é um gênero musical e estilo de poesia configurado como marginal/periférica que em sua essência carrega o discurso político e crítico, que se coloca contra as injustiças, em prol de mudança, respeito, amor e equidade. Reconhecendo o rap como agente fundamental na produção e disseminação de conhecimentos, visamos, com esta pesquisa, analisar, com base na Semiótica das Culturas, como a subalternidade e a emancipação aparecem na poesia do rap Por todas nós. Para tanto, realizamos um estudo teórico sobre Semiótica das Culturas; compreendemos como as zonas antrópicas se aplicam ao corpus escolhido; e discutimos as possibilidades de abordagem das temáticas de subalternidade e a emancipação das mulheres por meio do rap na educação básica. Para essa leitura, nos baseamos em Rastier (2009; 2015; 2019), Batista (2015; 2019) e Silva (2019) no que se diz respeito às possibilidades da Semiótica das Culturas; também buscamos os estudos de Vieira (2021) e Tella (2000) para compreendermos mais sobre o rap; e a BNCC (2018), para a coleta de orientações quanto ao uso do rap na sala de aula. A metodologia adotada foi a da análise do discurso, considerando a semiótica também como metodologia de análise e a abordagem foi a qualitativa. Dentro de um universo de dez raps, foi escolhido o rap Por Todas Nós para a análise, que seguiu os critérios: como aparece a subalternidade na poesia do rap Por todas nós e se existe relação entre subalternidade e emancipação no rap em questão. Os resultados expuseram a comprovação da presença do tema subalternidade na relação mulheres e machos e, com isto, a comprovação de que há a relação entre subalternidade e emancipação no discurso analisado, enquanto uma oprime, a outra liberta.
Abstract: Rap is a musical gender and style of poetry configured as marginal/peripheral that in its essence carries political and critical discourse against injustice, for the sake of change, respect, love and equity. Recognizing rap as a key agent in the production and dissemination of knowledge, we aim, with this research, to analyze, based on Semiotic of Cultures, how subalternity and emancipation appear in the poetry of rap for Por todas nós. To this end, we conducted a theoretical study on Semiotics of Cultures; we understand how anthropic zones apply to the chosen corpus; and we discuss the possibilities of addressing the themes of subalternity and emancipation of women through rap in basic education. For this reading, we were based in Rastier (2009; 2015; 2019), Batista (2015; 2019) and Silva (2019) regarding the possibilities of Semiotics of Cultures; we also sought the studies of Vieira (2021) and Tella (2000) to understand more about rap; and the BNCC (2018), for the collection of guidance on the use of rap in the classroom. The methodology adopted was discourse analysis, considering semiotics as also a methodology of analysis and the approach was qualitative. Within a universe of ten raps, the rap Por todas nós was chosen for the analysis, which followed the criteria: how subalternity appears in the rap poetry Por todas nós and whether there is a relationship between subalternity and emancipation in the rap in question. The results exposed the evidence of the presence of the theme subalternity in the relationship between women and males and, with this, the proof that there is the relationship between subalternity and emancipation in the discourse analyzed, while one oppresses the other frees.
Keywords: Gênero musical
Rap
Poesia do Rap
Semiótica das culturas
Subalternidade
Emancipação das mulheres
musical genre
rap poetry
Semiotics of cultures
subalternity
Emancipation of women
???metadata.dc.subject.cnpq???: Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29597
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PÂMELA LOPES DINIZ SILVEIRA. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. CFP 2023.pdfPâmela Lopes Diniz Silveira. Monografia Letras - Língua Portuguesa. CFP 2023. 524.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.