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dc.description.resumoO argumento do livro Experiências formativas não escolares: história & teoria da educação, organizado por Matheus da Cruz e Zica, diz sobre o espaço de experiência em que o sujeito pode se “ocupar dele mesmo, averiguar suas feridas, prospectar alternativas”. Um caminho em que os sujeitos constroem a sua dignidade à medida de seu desejo. Desejo de um discurso próprio para a elaboração de suas vontades. Educar por espaço de experiência talvez não seja a mesma coisa que educar “sem mestres externos”. Entende-se aqui o cerne do que é ser civilizado na estrutura da mente do sujeito. Sim! Qualquer sujeito, um ente que incorpora a cultura, para que ele mesmo a tome e a construa, seria uma abstração se não estivesse em harmonia ou contradição, em jogo de equilíbrio, com as suas próprias configurações, sejam elas referendadas ou não; muradas ou abertas; importantes, certificadas ou do mundo da experiência no comum. O livro fala da experiência comum. Podemos pensar na condição do patrimônio comum que a história dos saberes certificados obliterou, por dois séculos, em nome do sapere aude. O controle e o abrilhantamento da condição racional ampliaram as fronteiras entre os espaços de construção da razão e da racionalidade, deste outro mundo que parece inóspito, escondido, desorganizado, que é o mundo comum. Estamos diante de textos que apresentam um patrimônio comum que não se encontra na mediação de instrumentos construídos, na condição das hipóteses recortadas, não está no cânone dos especialistas, dos produtores de saber referendados, reformadores da educação. Falando melhor, um patrimônio comum que existe, hoje e antes, mas que, na imensa maioria das vezes, é visto como “espaço para melhorias”. São patrimônios construídos por comunidades, colocadas em contextos históricos variados e apresentadas como conhecimento produzido nos seus movimentos, ordinários, espetaculares, curiosos, tenebrosos, silenciados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação. Históriapt_BR
dc.titleExperiências formativas não escolares: História e Teoria da Educação.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29606-
dc.date.accessioned2023-05-09T18:26:20Z-
dc.date.available2023-05-09-
dc.date.available2023-05-09T18:26:20Z-
dc.typeLivropt_BR
dc.subjectEducação não escolar-
dc.subjectExperiências formativas-
dc.subjectTeoria da educação-
dc.subjectHistória da Educação-
dc.subjectEspiritualidade e formação-
dc.subjectCasa do Estudante da Paraíba-
dc.subjectJosé Américo de Almeida - Memórias-
dc.subjectAncestralidade-
dc.subjectEducação no Ilê Axé Omilodé-
dc.subjectIlê Axé Omilodé-
dc.subjectFormação pelo cotidiano-
dc.subjectPeste bubônica em Campina Grande - PB-
dc.subjectPrimo Levi e Miklós Nyszli-
dc.subjectAuschwitz - Campo de Concentração Nazista-
dc.subjectNon-school education-
dc.subjectFormative experiences-
dc.subjectEducation theory-
dc.subjectHistory of Education-
dc.subjectSpirituality and formation-
dc.subjectParaíba Student House-
dc.subjectJosé Américo de Almeida - Memories-
dc.subjectAncestry-
dc.subjectEducation at Ilê Axé Omilode-
dc.subjectTraining through everyday life-
dc.subjectBubonic plague in Campina Grande - PB-
dc.subjectPrimo Levi and Miklós Nyszli-
dc.subjectAuschwitz - Nazi Concentration Camp-
dc.subjectÉducation non scolaire-
dc.subjectExpériences formatrices-
dc.subjectThéorie de l'éducation-
dc.subjectHistoire de l'éducation-
dc.subjectSpiritualité et formation-
dc.subjectMaison des étudiants Paraíba-
dc.subjectJosé Américo de Almeida - Souvenirs-
dc.subjectAscendance-
dc.subjectFormation à Ilê Axé Omilode-
dc.subjectSe former au quotidien-
dc.subjectPeste bubonique à Campina Grande - PB-
dc.subjectPrimo Levi et Miklós Nyszli-
dc.subjectAuschwitz - Camp de concentration nazi-
dc.subjectEducación no escolar-
dc.subjectExperiencias formativas-
dc.subjectTeoría de la educación-
dc.subjectHistoria de la Educación-
dc.subjectEspiritualidad y formación-
dc.subjectCasa de Estudiantes de Paraíba-
dc.subjectJosé Américo de Almeida - Memorias-
dc.subjectEducación en Ilê Axé Omilode-
dc.subjectFormación a través de la vida cotidiana.-
dc.subjectPeste bubónica en Campina Grande - PB-
dc.subjectPrimo Levi y Miklós Nyszli-
dc.subjectAuschwitz - campo de concentración nazi-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorZICA, Matheus da Cruz e.-
dc.creatorBRAGHINI, Katya Mitsuko Zuquim.-
dc.creatorOLIVEIRA, Thiago Rafael.-
dc.creatorOLIVEIRA, Iranilson Buriti de.-
dc.creatorSOUSA, Débora da Silva.-
dc.creatorOLIVEIRA FILHO, Roberto Viana de.-
dc.creatorLOSS, Dulce Edite Soares.-
dc.creatorBEZERRA, Francisco Chaves.-
dc.creatorLOPES, Carlos André Martins.-
dc.creatorTABOSA, Mariana.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeNon-school formative experiences: History and Theory of Education.pt_BR
dc.identifier.citationZICA, Matheus da Cruz e. Experiências formativas não escolares: História e Teoria da Educação. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2021. ISBN: 978-65-86302-48-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29606pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-86302-48-6-
Appears in Collections:Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg

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