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dc.description.resumoO argumento do livro Experiências formativas não escolares: história & teoria da educação, organizado por Matheus da Cruz e Zica, diz sobre o espaço de experiência em que o sujeito pode se “ocupar dele mesmo, averiguar suas feridas, prospectar alternativas”. Um caminho em que os sujeitos constroem a sua dignidade à medida de seu desejo. Desejo de um discurso próprio para a elaboração de suas vontades. Educar por espaço de experiência talvez não seja a mesma coisa que educar “sem mestres externos”. Entende-se aqui o cerne do que é ser civilizado na estrutura da mente do sujeito. Sim! Qualquer sujeito, um ente que incorpora a cultura, para que ele mesmo a tome e a construa, seria uma abstração se não estivesse em harmonia ou contradição, em jogo de equilíbrio, com as suas próprias configurações, sejam elas referendadas ou não; muradas ou abertas; importantes, certificadas ou do mundo da experiência no comum. O livro fala da experiência comum. Podemos pensar na condição do patrimônio comum que a história dos saberes certificados obliterou, por dois séculos, em nome do sapere aude. O controle e o abrilhantamento da condição racional ampliaram as fronteiras entre os espaços de construção da razão e da racionalidade, deste outro mundo que parece inóspito, escondido, desorganizado, que é o mundo comum. Estamos diante de textos que apresentam um patrimônio comum que não se encontra na mediação de instrumentos construídos, na condição das hipóteses recortadas, não está no cânone dos especialistas, dos produtores de saber referendados, reformadores da educação. Falando melhor, um patrimônio comum que existe, hoje e antes, mas que, na imensa maioria das vezes, é visto como “espaço para melhorias”. São patrimônios construídos por comunidades, colocadas em contextos históricos variados e apresentadas como conhecimento produzido nos seus movimentos, ordinários, espetaculares, curiosos, tenebrosos, silenciados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação. Históriapt_BR
dc.titleExperiências formativas não escolares: História e Teoria da Educação.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29606-
dc.date.accessioned2023-05-09T18:26:20Z-
dc.date.available2023-05-09-
dc.date.available2023-05-09T18:26:20Z-
dc.typeLivropt_BR
dc.subjectEducação não escolar
dc.subjectExperiências formativas
dc.subjectTeoria da educação
dc.subjectHistória da Educação
dc.subjectEspiritualidade e formação
dc.subjectCasa do Estudante da Paraíba
dc.subjectJosé Américo de Almeida - Memórias
dc.subjectAncestralidade
dc.subjectEducação no Ilê Axé Omilodé
dc.subjectIlê Axé Omilodé
dc.subjectFormação pelo cotidiano
dc.subjectPeste bubônica em Campina Grande - PB
dc.subjectPrimo Levi e Miklós Nyszli
dc.subjectAuschwitz - Campo de Concentração Nazista
dc.subjectNon-school education
dc.subjectFormative experiences
dc.subjectEducation theory
dc.subjectHistory of Education
dc.subjectSpirituality and formation
dc.subjectParaíba Student House
dc.subjectJosé Américo de Almeida - Memories
dc.subjectAncestry
dc.subjectEducation at Ilê Axé Omilode
dc.subjectTraining through everyday life
dc.subjectBubonic plague in Campina Grande - PB
dc.subjectPrimo Levi and Miklós Nyszli
dc.subjectAuschwitz - Nazi Concentration Camp
dc.subjectÉducation non scolaire
dc.subjectExpériences formatrices
dc.subjectThéorie de l'éducation
dc.subjectHistoire de l'éducation
dc.subjectSpiritualité et formation
dc.subjectMaison des étudiants Paraíba
dc.subjectJosé Américo de Almeida - Souvenirs
dc.subjectAscendance
dc.subjectFormation à Ilê Axé Omilode
dc.subjectSe former au quotidien
dc.subjectPeste bubonique à Campina Grande - PB
dc.subjectPrimo Levi et Miklós Nyszli
dc.subjectAuschwitz - Camp de concentration nazi
dc.subjectEducación no escolar
dc.subjectExperiencias formativas
dc.subjectTeoría de la educación
dc.subjectHistoria de la Educación
dc.subjectEspiritualidad y formación
dc.subjectCasa de Estudiantes de Paraíba
dc.subjectJosé Américo de Almeida - Memorias
dc.subjectEducación en Ilê Axé Omilode
dc.subjectFormación a través de la vida cotidiana.
dc.subjectPeste bubónica en Campina Grande - PB
dc.subjectPrimo Levi y Miklós Nyszli
dc.subjectAuschwitz - campo de concentración nazi
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorZICA, Matheus da Cruz e.-
dc.creatorBRAGHINI, Katya Mitsuko Zuquim.-
dc.creatorOLIVEIRA, Thiago Rafael.-
dc.creatorOLIVEIRA, Iranilson Buriti de.-
dc.creatorSOUSA, Débora da Silva.-
dc.creatorOLIVEIRA FILHO, Roberto Viana de.-
dc.creatorLOSS, Dulce Edite Soares.-
dc.creatorBEZERRA, Francisco Chaves.-
dc.creatorLOPES, Carlos André Martins.-
dc.creatorTABOSA, Mariana.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeNon-school formative experiences: History and Theory of Education.pt_BR
dc.identifier.citationZICA, Matheus da Cruz e. Experiências formativas não escolares: História e Teoria da Educação. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2021. ISBN: 978-65-86302-48-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29606pt_BR
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