Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29606
Title: Experiências formativas não escolares: História e Teoria da Educação.
Other Titles: Non-school formative experiences: History and Theory of Education.
???metadata.dc.creator???: ZICA, Matheus da Cruz e.
BRAGHINI, Katya Mitsuko Zuquim.
OLIVEIRA, Thiago Rafael.
OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
SOUSA, Débora da Silva.
OLIVEIRA FILHO, Roberto Viana de.
LOSS, Dulce Edite Soares.
BEZERRA, Francisco Chaves.
LOPES, Carlos André Martins.
TABOSA, Mariana.
Keywords: Educação não escolar;Experiências formativas;Teoria da educação;História da Educação;Espiritualidade e formação;Casa do Estudante da Paraíba;José Américo de Almeida - Memórias;Ancestralidade;Educação no Ilê Axé Omilodé;Ilê Axé Omilodé;Formação pelo cotidiano;Peste bubônica em Campina Grande - PB;Primo Levi e Miklós Nyszli;Auschwitz - Campo de Concentração Nazista;Non-school education;Formative experiences;Education theory;History of Education;Spirituality and formation;Paraíba Student House;José Américo de Almeida - Memories;Ancestry;Education at Ilê Axé Omilode;Training through everyday life;Bubonic plague in Campina Grande - PB;Primo Levi and Miklós Nyszli;Auschwitz - Nazi Concentration Camp;Éducation non scolaire;Expériences formatrices;Théorie de l'éducation;Histoire de l'éducation;Spiritualité et formation;Maison des étudiants Paraíba;José Américo de Almeida - Souvenirs;Ascendance;Formation à Ilê Axé Omilode;Se former au quotidien;Peste bubonique à Campina Grande - PB;Primo Levi et Miklós Nyszli;Auschwitz - Camp de concentration nazi;Educación no escolar;Experiencias formativas;Teoría de la educación;Historia de la Educación;Espiritualidad y formación;Casa de Estudiantes de Paraíba;José Américo de Almeida - Memorias;Educación en Ilê Axé Omilode;Formación a través de la vida cotidiana.;Peste bubónica en Campina Grande - PB;Primo Levi y Miklós Nyszli;Auschwitz - campo de concentración nazi
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ZICA, Matheus da Cruz e. Experiências formativas não escolares: História e Teoria da Educação. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2021. ISBN: 978-65-86302-48-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29606
???metadata.dc.description.resumo???: O argumento do livro Experiências formativas não escolares: história & teoria da educação, organizado por Matheus da Cruz e Zica, diz sobre o espaço de experiência em que o sujeito pode se “ocupar dele mesmo, averiguar suas feridas, prospectar alternativas”. Um caminho em que os sujeitos constroem a sua dignidade à medida de seu desejo. Desejo de um discurso próprio para a elaboração de suas vontades. Educar por espaço de experiência talvez não seja a mesma coisa que educar “sem mestres externos”. Entende-se aqui o cerne do que é ser civilizado na estrutura da mente do sujeito. Sim! Qualquer sujeito, um ente que incorpora a cultura, para que ele mesmo a tome e a construa, seria uma abstração se não estivesse em harmonia ou contradição, em jogo de equilíbrio, com as suas próprias configurações, sejam elas referendadas ou não; muradas ou abertas; importantes, certificadas ou do mundo da experiência no comum. O livro fala da experiência comum. Podemos pensar na condição do patrimônio comum que a história dos saberes certificados obliterou, por dois séculos, em nome do sapere aude. O controle e o abrilhantamento da condição racional ampliaram as fronteiras entre os espaços de construção da razão e da racionalidade, deste outro mundo que parece inóspito, escondido, desorganizado, que é o mundo comum. Estamos diante de textos que apresentam um patrimônio comum que não se encontra na mediação de instrumentos construídos, na condição das hipóteses recortadas, não está no cânone dos especialistas, dos produtores de saber referendados, reformadores da educação. Falando melhor, um patrimônio comum que existe, hoje e antes, mas que, na imensa maioria das vezes, é visto como “espaço para melhorias”. São patrimônios construídos por comunidades, colocadas em contextos históricos variados e apresentadas como conhecimento produzido nos seus movimentos, ordinários, espetaculares, curiosos, tenebrosos, silenciados.
Keywords: Educação não escolar
Experiências formativas
Teoria da educação
História da Educação
Espiritualidade e formação
Casa do Estudante da Paraíba
José Américo de Almeida - Memórias
Ancestralidade
Educação no Ilê Axé Omilodé
Ilê Axé Omilodé
Formação pelo cotidiano
Peste bubônica em Campina Grande - PB
Primo Levi e Miklós Nyszli
Auschwitz - Campo de Concentração Nazista
Non-school education
Formative experiences
Education theory
History of Education
Spirituality and formation
Paraíba Student House
José Américo de Almeida - Memories
Ancestry
Education at Ilê Axé Omilode
Training through everyday life
Bubonic plague in Campina Grande - PB
Primo Levi and Miklós Nyszli
Auschwitz - Nazi Concentration Camp
Éducation non scolaire
Expériences formatrices
Théorie de l'éducation
Histoire de l'éducation
Spiritualité et formation
Maison des étudiants Paraíba
José Américo de Almeida - Souvenirs
Ascendance
Formation à Ilê Axé Omilode
Se former au quotidien
Peste bubonique à Campina Grande - PB
Primo Levi et Miklós Nyszli
Auschwitz - Camp de concentration nazi
Educación no escolar
Experiencias formativas
Teoría de la educación
Historia de la Educación
Espiritualidad y formación
Casa de Estudiantes de Paraíba
José Américo de Almeida - Memorias
Educación en Ilê Axé Omilode
Formación a través de la vida cotidiana.
Peste bubónica en Campina Grande - PB
Primo Levi y Miklós Nyszli
Auschwitz - campo de concentración nazi
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação. História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29606
Appears in Collections:Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NÃO ESCOLARES - E-BOOK EDUFCG 2021.pdfExperiências formativas não escolares: História e Teoria da Educação. - E-book Edufcg 20211.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.