Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29616
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente livro compreende uma parte das pesquisas realizadas no Curso de Especialização em Educação da Universidade Federal de Campina Grande campus de Cuité-PB no período de 2010.2 a 2011.2. Os capítulos abordam temas de diferentes etapas de ensino com pesquisas relacionadas nas creches, diagnósticos de rendimento escolar no Ensino Fundamental, influência da tecnologia como elemento participativo no processo de aprendizagem e como forma de inclusão por meio de software educacional e estudo sobre piano de cargo e carreira, todas voltadas para investigações realizadas em cidades localizadas na região do Curimataú-PB. Com a inserção do campus de expansão distante das capitais as universidades trazem a possibilidade de analisar e ter novos olhares sobre as concepções inerentes a região, ganham a qual ela esta inseria, fazendo assim o seu papel de contribuir com o aperfeiçoamento dos profissionais da Educação Básica, bem como, investigar as problemáticas e as alternativas apresentadas na educação local. Esta coletânea faz parte de um conjunto de monografias que foram defendidas no semestre 2011,2 no Centro de Educação e Saúde da UFCG, compreendidas neste primeiro volume I. O primeiro capitulo aborda pesquisa vinculada a Educação Infantil voltada ao cuidar e educar na creche, Contempla uma discussão sobre a importância deste olhar visando identificar as dificuldades sentidas pelos educadores no processo do cuidar e educar. Apresenta um histórico interessante sobre a evolução das creches e o pensamento que havia anteriormente com relação a este contexto. O segundo capitulo apresenta um estudo realizado nas series iniciais do Ensino Fundamental, diagnosticando e avaliando o rendimento de educandos em escolas da rede Municipal de Cuité-PB, e inclui uma proposta para minimizar a defasagem existente entre a leitura e a escrita, O terceiro capitulo traz um tema interessante para os dias atuais que e a inclusão digital de alunos do quarto ano do Ensino Fundamental por meio da inserção de um software educacional (programa Gcompris) nos Lis (Laboratórios de Informatica) em escolas publicas, 0 objetivo foi desenvolver atividades com o uso do programa para verificar a contribuição no processo de inclusão digital e de ensino aprendizagem dos discentes. Dados interessantes foram levantados com avanços significativos na resolução de exercícios com o uso do computador. O quarto capítulo refere-se a um estudo de caso realizado com educandos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Cuité-PB. Este estudo avaliou a rela^ao entre o consumo televisivo e as implicações ocasionadas que tornam este meio de comunicação tao atrativo para os jovens, e em contrapartida apresenta o olhar dos educandos sobre a metodologia utilizada pelos educadores frente as inovações que surgem no séc. XXI dentro do contexto escolar. O quinto capítulo aborda uma pesquisa sobre o Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR) do magistério publico municipal de Sossego-PB, com o objetivo de compreender e evidenciar o que o piano dispõe. Essa pesquisa tem caráter multidisciplinar, proporcionando referências científicas, econômicas, sociais e institucionais. Aborda de forma contextualizada e reflexiva a evolução do PCCR dando oportunidade de avaliarmos como se da o processo em diferentes contextos do nosso Pais. Em suma este livro apresenta pesquisas particulares da região do Curimataú, sendo, portanto dados inéditos com relação aos temas abordados. Entendemos que este processo de divulgação e importante, porque da um retomo dos dados levantados, aos participantes que contribuíram para a pesquisa, as escolas, as cidades e a sociedade para aprofundarmos e refletirmos sobre as diferentes problemáticas encontradas em cidades distantes das capitais. Todas essas realidades podem ser mais bem compreendidas por meio das pesquisas dos cursos de Programas de Pós- Graduação em Educação, como foi o deste projeto do Curso de Especialização com Foco em Ensino-Aprendizagem realizado no Centro de Educa^ao e Saúde CESAJFCG, Campus Cuité, no ano de 2010.2 a 2011.2. Agradecemos a todos que compartilharam junto conosco deste sonho, que se concretizou e agora retoma para os diferentes recantos da região do Curimataú e do nosso Pais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleUm olhar sobre concepções e práticas da educação na Região do Curimataú - PB.pt_BR
dc.date.issued2012
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29616
dc.date.accessioned2023-05-09T22:19:02Z
dc.date.available2023-05-09
dc.date.available2023-05-09T22:19:02Z
dc.typeLivropt_BR
dc.subjectCurimataú - PB - Educaçãopt_BR
dc.subjectRegião do Curimataú - PB - Educaçãopt_BR
dc.subjectPráticas educacionaispt_BR
dc.subjectInclusão digital de alunospt_BR
dc.subjectCreche Municipal Dr. Diomedes Lucas de Carvalhopt_BR
dc.subjectCuité - PB - Educaçãopt_BR
dc.subjectBaixo rendimento escolarpt_BR
dc.subjectInfluência televisiva - educandos do ensino médiopt_BR
dc.subjectSossego - PB - plano de cargos e carreirapt_BR
dc.subjectCurimataú - PB - Educationpt_BR
dc.subjectCurimataú Region - PB - Educationpt_BR
dc.subjectEducational practicespt_BR
dc.subjectDigital inclusion of studentspt_BR
dc.subjectMunicipal Nursery Dr. Diomedes Lucas de Carvalhopt_BR
dc.subjectCuité - PB - Educationpt_BR
dc.subjectLow school performancept_BR
dc.subjectTelevision influence - high school studentspt_BR
dc.subjectSossego - PB - job and career planpt_BR
dc.subjectCurimataú - PB - Educaciónpt_BR
dc.subjectRegión de Curimataú - PB - Educaciónpt_BR
dc.subjectPrácticas educativaspt_BR
dc.subjectInclusión digital de los estudiantespt_BR
dc.subjectGuardería Municipal Dr. Diomedes Lucas de Carvalhopt_BR
dc.subjectCuité - PB - Educaciónpt_BR
dc.subjectBajo rendimiento escolarpt_BR
dc.subjectInfluencia de la televisión - estudiantes de secundariapt_BR
dc.subjectSossego - PB - plan de trabajo y carrerapt_BR
dc.subjectCurimataú - PB - Éducationpt_BR
dc.subjectRégion de Curimataú - BP - Éducationpt_BR
dc.subjectPratiques pédagogiquespt_BR
dc.subjectInclusion numérique des étudiantspt_BR
dc.subjectPépinière municipale Dr. Diomède Lucas de Carvalhopt_BR
dc.subjectCuité - PB - Éducationpt_BR
dc.subjectFaible rendement scolairept_BR
dc.subjectInfluence de la télévision - lycéenspt_BR
dc.subjectSossego - PB - emploi et plan de carrièrept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Denise Domingos da.
dc.creatorSILVA, João Batista da.
dc.creatorSANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
dc.creatorMARTINS, André Antunes.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA look at conceptions and practices of education in the Region of Curimataú - PB.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Denise Domingos da; SILVA, João Batista da; SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos; MARTINS, André Antunes (organizadores). Um olhar sobre concepções e práticas da educação na Região do Curimataú - PB. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2022. ISBN: 978-65-8001-065-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29616pt_BR
Appears in Collections:Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UM OLHAR SOBRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO - E-BOOK EDUFCG 2012.pdfUm olhar sobre concepções e práticas da educação - E- BOOK EDUFCG 2012.8.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.