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dc.description.resumoO percurso da literatura infantil e juvenil em nosso país é registrado por Lajolo e Zilberman (1991) a partir da implantação da Imprensa Régia em 1808 com o surgimento de uma editoração nacional, embora ainda de forma descontinuada, descaracterizando o que seria uma produção brasileira para esses leitores. Segundo as autoras, em meados do século XIX, o modelo econômico industrializado e a imposição do modo de vida urbano vão consolidar a escola e exigir livros de leitura mais adequados. Comumente, as obras eram traduções e adaptações dos clássicos estrangeiros, destacavam- se os livros de mensagens patrióticas, ufanistas, históricas, antologias folclóricas e temáticas. Essa produção trazia consigo, principalmente, modelos de um Brasil moderno, de uma língua nacional e de imagens que reforçassem o nacionalismo na literatura infantil. Esse panorama segue, sem grandes modificações, até a edição de A menina do Narizinho Arrebitado (1921), de Monteiro Lobato. Temos então uma possibilidade de resolução dos problemas dentro do universo infantil, estimulado pela fantasia e pela ação aventureira. O molde de entrelaçar ficção e realidade dentro da própria fantasia ficcional conduz a uma literatura infantil menos presa aos projetos moralizantes. Mas não sem mostrar uma ideologia seja de defesa do Brasil ou de certos padrões de comportamento. A elaboração da literatura infantil brasileira, especificamente da narrativa, segue nos anos entre 1920 e 1945 uma escalada no aumento de obras, volume de edições e interesse das editoras. Ao lado dessa afirmação do mercado, permanece a produção de Lobato como solução de inventividade para as narrativas infantis com novidades de linguagem, intertextualidade, metalinguagem e outros recursos. Entre as décadas de 1960 e 1970, mediante a trajetória de urbanização da sociedade e pelo aumento de bons autores e obras, a tendência contestadora de Lobato se intensiica e é retomada em outros veios, enveredando pela temática da cidade, focalizando o personagem criança e dando voz a esse ser infantil através da representação de seus conflitos e das suas soluções. Nesse grupo de autores, identificam-se as intenções de reinvenções do conto de fadas; alusões à marginalização e à pobreza comuns nas décadas de 1980. Nos anos de 1990, o campo de discussões alargou-se indo desde a ampliação do espaço dado à voz do leitor, configurada na pressuposição que se estabelece na narrativa juvenil contemporânea no cenário da literatura brasileira até a exploração de temas pautados nas novas tecnologias, de cunho ecológico, e dando voz aos indivíduos antes menos representados ou com representações preconceituosas, como na literatura indígena e afro-brasileira que se tornaram mais presentes nos catálogos e nas premiações. Se considerarmos, dentro desse percurso histórico, desde o fim da década de 1970, a literatura infantil e juvenil brasileira atravessou um extraordinário desenvolvimento para adequar-se às características de um público que passou também por diversas mudanças. Nesse luxo, chegamos às primeiras duas décadas do século XXI colhendo as transformações quer sejam nos estilos narrativos, quer sejam nas materialidades e multimodalidades que cercam o livro como objeto cultural, é a partir desse contexto que colocamos as discussões em foco. Em um primeiro conjunto de textos, Dos modos de ler: o livro e suas materialidade, encontramos discussões sobre as diversas realizações do livro infantil e juvenil. Em “A imagem no livro ilustrado: leitura e classificações”, temos as considerações de Anália Adriana da Silva Ferreira e Márcia Tavares sobre a imagem e os lugares que esta ocupa no livro infantil, especificamente nos casos do livro de poesia. Reiterando essa perspectiva de leitura da ilustração do livro infantil, Renata Junqueira de Souza e Claudia Leite Brandão nos apresentam, em “Programa Nacional Biblioteca da Escola e primeira infância: breves reflexões sobre o livro de imagem”, um recorte sobre a presença desses livros no acervo do PNBE. O caminho da ilustração nacional tão cheia de inventividade vem em seguida no texto de Sherry Morgana Justino de Almeida, “Ziraldo & Monteiro Lobato: um diálogo sobre ilustração na literatura brasileira”, em que pontua os traços iniciais dessa memória ainda nos primeiros livros do percurso da nossa literatura infantil. Compondo essa primeira parte do livro, temos quatros textos que trazem veios bastante atuais para as investigações sobre literaturas de representação de identidades destinadas ao jovem leitor. Em “Protagonismos negros d’Áfricas à diáspora: Mandela, Biko e Jamela”, Anória de Jesus Oliveira e Girlene Santos Amor Divino Bispo buscam identiicar em que consiste a visão de África em um dos livros da série Jamela, de autoria do professor de artes gráicas, ilustrador e escritor sul-africano, Niki Daly. Mandela, Biko e Jamela, esta última, uma narrativa a nos levar ao espaço social sul-africano após o apartheid. “O romance juvenil Decifrando Ângelo de Luís Dill: um olhar, múltiplas vozes”, de Aline Barbosa de Almeida, nos mostra as tendências contemporâneas de narração no romance juvenil de Luís Dill, através da análise da maneira inusitada de construção do texto literário, nos fazendo pensar e questionar o que é a estrutura da narrativa, especificamente, do romance juvenil. Segundo a autora, na contemporaneidade, o que entendemos por estrutura da narrativa toma uma nova dimensão, pois as novas mídias (redes sociais, TV, filmes, séries, etc.) interferem diretamente na estrutura do texto. Em “Morte e interculturalidade em O problema do pato”, Maria Valéria Rezende, Karoline Nóbrega de Almeida Galdino e Ana Lúcia Maria de Souza Neves trazem uma reflexão cuidadosa sobre o tema da morte a partir de uma abordagem intercultural, desvendando no texto os pontos de vista de crianças de diferentes culturas sobre a referida temática, e despertando no leitor o conhecimento e o respeito às diferenças de maneira lúdica e instigante. Por fim, a literatura popular é contemplada na perspicaz leitura de Naelza de Souza Wanderley em um estudo comparativo que contempla os aspectos plásticos e narrativos em diversas versões de um mesmo texto, em “Alguns ‘passeios’ do pavão misterioso: a literatura e o dom de recontar”. Em um segundo conjunto de textos, Dos meios de leitura: os leitores e seus espaços, os capítulos se concentram em relatos de recepção e projetos de leitura nos níveis da educação básica. Em “As aventuras de Bambolina: projeto de leitura que une família e escola”, Daniela Maria Segabinazi, Joaes Cabral de Lima e Joseany Lunguinho G. Perinelli nos conduzem aos encontros com Bambolina em uma sequência de primorosa formação de leitores concentrada no livro de imagem. Em seguida, temos o texto “Um embusteiro: Pedro Malasartes entra na escola espalhando cultura popular”, que traz a cultura popular em uma experiência relatada por Renata Junqueira de Souza e Silvana Ferreira de Souza Balsan. As narrativas gráficas estão presentes nas discussões sobre práticas de leitura em “Histórias em Quadrinhos: reflexões acerca da prática de leitura”, de autoria de Daniela Maria Segabinazi e Rodolfo V. Rodrigues Gomes. As novas formas de ler o literário estão em “Literatura infantil e juvenil na tela: papel da escola na era digital?”, de Lucas Emanoel Vilarinho Miranda, em que o autor discute, a partir dos resultados de uma investigação com estudantes do ensino fundamental, os caminhos que podem nortear a atuação da escola no atual contexto quanto à sua responsabilidade em oferecer aos alunos o contato com a literatura infantil e juvenil digital na contemporaneidade. Fechando as discussões, temos “O clássico e a literatura de massas na formação do leitor literário na escola”, de Egberto Guillermo Lima Vital e Márcia Tavares, que investigam a recepção dos contos de Guimarães Rosa e J. K. Rowling em contexto de ensino médio. A experiência traz importantes conclusões para a formação desse jovem leitor, afasta os possíveis preconceitos dos leitores com o clássico e dos professores com a literatura de massa, além disso, demonstra como é possível afinar a criticidade do jovem leitor quando trazemos para a discussão uma metodologia comparativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura.pt_BR
dc.titleModos e meios de ler a literatura infantil e juvenil contemporânea.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29622-
dc.date.accessioned2023-05-10T12:07:54Z-
dc.date.available2023-05-10-
dc.date.available2023-05-10T12:07:54Z-
dc.typeLivropt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteratura infantil contemporâneapt_BR
dc.subjectLiteratura juvenil contemporâneapt_BR
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpt_BR
dc.subjectLivro infantil ilustradopt_BR
dc.subjectPráticas de leiturapt_BR
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectLivro de imagempt_BR
dc.subjectPrograma Nacional Biblioteca da Escolapt_BR
dc.subjectBiblioteca da escolar - livros infantispt_BR
dc.subjectIlustração na literatura infanto-juvenilpt_BR
dc.subjectZiraldo - escritor infantilpt_BR
dc.subjectMonteiro Lobatopt_BR
dc.subjectRomance juvenilpt_BR
dc.subjectMaria Valéria Rezende - obra O problema do patopt_BR
dc.subjectFamília e escola - projeto de leiturapt_BR
dc.subjectFormação do leitor literário na escolapt_BR
dc.subjectLiteratura infanto juvenil em meios digitaispt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhos - leituraspt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectContemporary children's literaturept_BR
dc.subjectContemporary youth literaturept_BR
dc.subjectChildren's Literaturept_BR
dc.subjectIllustrated children's bookpt_BR
dc.subjectReading practicespt_BR
dc.subjectLiterature teachingpt_BR
dc.subjectPicture bookpt_BR
dc.subjectNational School Library Programpt_BR
dc.subjectSchool library - children's bookspt_BR
dc.subjectIllustration in children's literaturept_BR
dc.subjectZiraldo - children's writerpt_BR
dc.subjectYouth romancept_BR
dc.subjectMaria Valéria Rezende - work The problem of the duckpt_BR
dc.subjectFamily and School - Reading Projectpt_BR
dc.subjectLiterary reader training at schoolpt_BR
dc.subjectChildren's Literature in Digital Mediapt_BR
dc.subjectComics - readingspt_BR
dc.subjectEn lisantpt_BR
dc.subjectLittérature jeunesse contemporainept_BR
dc.subjectLittérature jeunessept_BR
dc.subjectLivre jeunesse illustrépt_BR
dc.subjectPratiques de lecturept_BR
dc.subjectEnseignement de la littératurept_BR
dc.subjectLivre d'imagespt_BR
dc.subjectProgramme national de bibliothèque scolairept_BR
dc.subjectBibliothèque scolaire - livres pour enfantspt_BR
dc.subjectIllustration dans la littérature jeunessept_BR
dc.subjectZiraldo - écrivain pour enfantspt_BR
dc.subjectRoman jeunessept_BR
dc.subjectMaria Valéria Rezende - oeuvre Le problème du canardpt_BR
dc.subjectFamille et école - Projet de lecturept_BR
dc.subjectFormation de lecteur littéraire à l'écolept_BR
dc.subjectLittérature jeunesse dans les médias numériquespt_BR
dc.subjectBD - lecturespt_BR
dc.subjectLecturapt_BR
dc.subjectLiteratura infantil contemporáneapt_BR
dc.subjectLiteratura juvenil contemporaneapt_BR
dc.subjectLibro infantil ilustradopt_BR
dc.subjectPrácticas de lecturapt_BR
dc.subjectEnseñanza de la literaturapt_BR
dc.subjectLibro de fotospt_BR
dc.subjectBiblioteca escolar - libros para niñospt_BR
dc.subjectLa ilustración en la literatura infantilpt_BR
dc.subjectRomance juvenilpt_BR
dc.subjectMaria Valéria Rezende - obra El problema del patopt_BR
dc.subjectFamilia y Escuela - Proyecto Lecturapt_BR
dc.subjectFormación de lectores literarios en la escuela.pt_BR
dc.subjectLiteratura infantil en medios digitalespt_BR
dc.subjectHistorietas - lecturaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorTAVARES, Márcia.-
dc.creatorSEGABINAZI, Daniela Maria.-
dc.creatorSOUZA, Renata Junqueira de.-
dc.creatorFERREIRA, Anália Adriana da Silva.-
dc.creatorBRANDÃO, Claudia Leite.-
dc.creatorALMEIDA, Sherry Morgana Justino de.-
dc.creatorOLIVEIRA, Maria Anória de Jesus.-
dc.creatorBISPO, Girlene Santos Amor Divino.-
dc.creatorALMEIDA, Aline Barbosa de.-
dc.creatorGALDINO, Karoline Nóbrega de Almeida.-
dc.creatorNEVES, Ana Lúcia Maria de Souza.-
dc.creatorWANDERLEY, Naelza de Araújo.-
dc.creatorGOMES, Rodolfo V. Rodrigues.-
dc.creatorLIMA, Joaes Cabral de.-
dc.creatorPARINELLI, Joseany Lunguinho Gomes.-
dc.creatorBALSAN, Silvana Ferreira de Souza.-
dc.creatorVITAL, Egberto Guilhermo Lima.-
dc.creatorMIRANDA, Lucas Emanoel Vilarinho.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeWays and means of reading contemporary children's and youth literature.pt_BR
dc.identifier.citationTAVARES, Márcia; SEGABINAZI, Daniela Maria; SOUZA, Renata Junqueira de (Organizadoras). Modos e meios de ler a literatura infantil e juvenil contemporânea. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2021. ISBN: 978-65-86302-43-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29622pt_BR
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