Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29623
Title: O comportamento humano e as letras nos nossos dias.
Other Titles: Human behavior and letters in our days.
???metadata.dc.creator???: PINHEIRO-MARIZ, Josilene.
FARIAS, Luana Costa de Farias.
BITENCOURT, Manuela Barreto.
GUADÊNCIO, Edmundo.
RAMOS, Berenice Ferreira.
MARIZ, Saulo Rios.
SIMÕES, Raisa Fernandes Mariz.
PEREIRA NETO, João Vicente.
REIS, Maria da Glória Magalhães dos.
LEIPNTTZ, Luciane.
SEGABINAZI, Daniela M.
SATIN, Ionara.
RODRIGUES, Márcia Candeia.
CAMPOS, Thales Lamonier Guedes.
FARIAS, Aline Carolina Ferreira.
FERNANDES, Aline Risseli Florindo Silva.
SILVA, Ana Beatriz Aquino da.
ARRUDA, Ana Karennina Silva.
LIMA, Danielle Dayse Marques de.
VASCONCELOS, Emanoelle Maria Brasil de.
SILVA, Fábio Rodrigues da.
AGUIAR, Girlaine Felizberto de Caldas.
FERREIRA, Jadna de Sousa.
SILVA, João Leonel de Farias.
BELO, José Thiago Ferreira.
RÉGIS, Laura Dourado Loula.
FARIAS, Luana Costa de.
QUEIROZ, Mylena de Lima.
MENEGON, Patrícia Pinheiro.
NASCIMENTO, Solaneres Laértia Nunes Sabino.
MENESES, Vitória Bento de.
Keywords: Comportamento humano;Letras;Culturas;Plurilinguismo;Literatura como prática integrativa;Homeopatia;Saúde emocional de crianças;Colonialismo e literatura nacional;Tradução e literatura;Formação em letras;Itálias Machadianas;Políticas de formação de professores - UFCG;Programa Institucional de de Bolsas de Iniciação à Docência - UFCG;Multiculturalismo e interculturalidade - Brasil x Espanha;PET Letras UFCG;Programa de Educação Tutorial - Letras UFCG;Role Playng Game - RPG;Charlotte Perkins Gilman - conto The yellow wallpaper;Monteiro Lobato - obra Negrinha;Formação de professores de Libras - UFCG;Graduação em Letras Libras - UFCG;Human behavior;Letters;Cultures;Plurilingualism;Literature as an integrative practice;Homeopathy;Children's emotional health;Colonialism and national literature;Translation and literature;Language training;Machadian italies;Teacher training policies - UFCG;Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - UFCG;Pedagogical Residence - UFCG;Multiculturalism and interculturality - Brazil x Spain;PET Letters UFCG;Tutorial Education Program - Letters UFCG;Role Playing Game - RPG;Charlotte Perkins Gilman - short story The yellow wallpaper;Monteiro Lobato - work Negrinha;Libras teacher training - UFCG;Bachelor's Degree in Libras - UFCG;Comportement humain;Des lettres;Des cultures;Plurilinguisme;La littérature comme pratique intégrative;Homéopathie;La santé émotionnelle des enfants;Colonialisme et littérature nationale;Traduction et littérature;Formation linguistique;Machadian italies;Politiques de formation des enseignants - UFCG;Programme de bourses d'initiation à l'enseignement institutionnel - UFCG;Résidence pédagogique - UFCG;Multiculturalisme et interculturalité - Brésil x Espagne;Lettres PET UFCG;Programme de tutorat éducatif - Lettres UFCG;Jeu de rôle - RPG;Charlotte Perkins Gilman - histoire courte Le papier peint jaune;Monteiro Lobato - travail Negrinha;Formation des enseignants Balances - UFCG;Baccalauréat en Balance - UFCG;Comportamiento humano;Plurilingüismo;La literatura como práctica integradora;La salud emocional de los niños.;Colonialismo y literatura nacional;Traducción y literatura;Entrenamiento de lenguaje;Italia machadia;Políticas de formación docente - UFCG;Programa de Becas de Iniciación a la Docencia Institucional - UFCG;Multiculturalismo e interculturalidad - Brasil x España;Juego de rol - RPG;Charlotte Perkins Gilman - cuento El fondo de pantalla amarillo;Formación de profesores Libras - UFCG;Licenciatura en Libras - UFCG
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PINHEIRO-MARIZ, Josilene; FARIAS, Luana Costa de; BITTENCOURT, Manuella Barreto; GAUDÊNCIO, Edmundo. O comportamento humano e as letras nos nossos dias. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2020. ISBN: 978-65-86302-26-4. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29623
???metadata.dc.description.resumo???: Pensar O comportamento humano e as Letras nos nossos dias é um delicioso desaio, assim como é um desaio ligar pontos, aproximar distantes. A História da Literatura está repleta de exemplos que mostram as relações entre as letras e o domínio da saúde, por exemplo. O comportamento humano, particularmente, revela-se ainda mais instigante quando tratado nas Letras, conforme se pode ver em diversas peças teatrais de Molière, um hipocondríaco confesso, que ao longo de toda a sua produção, sempre deixou claro o seu interesse em criticar o comportamento médico na Paris do século XVII. Em uma rápida leitura na produção desse importante dramaturgo da história literária, encontramos personagens como Argan, um velho hipocondríaco que utiliza de estratégias diversas para casar a sua ilha com um médico a im de poder desfrutar desses serviços sem gastos inanceiros. A busca pela cura de uma doença que nenhum médico consegue descobrir é o leitmotiv da peça que recebo título que faz jus ao seu enredo: Le malade imaginaire [O doente imaginário]. Sob o nosso olhar, essa obra do autor francês ilustra de modo bastante evidenciado uma relação que é assaz antiga, datando mesmo antes de Cristo, pois quando se lê: “Vaidade de vaidades! Tudo é vaidade”, nas palavras do sábio rei Salomão, no livro de Eclesiastes, pode-se entender que a riqueza e a sabedoria do nobre não pareciam ser suicientes para dar a ele a alegria de viver. Não é difícil identiicar elementos nessa fala do rei que expressam o quanto parecia estar triste; este é um pensamento bastante discutido e admirado por sua beleza poética. A busca pelo elo entre as Letras e o comportamento humano é vista, neste livro, sob as formas mais diversas, por essa razão, a obra está divida em quatro partes, que estabelecem pontes entre domínios do conhecimento que são caros aos estudantes e demais proissionais de Letras, mas também, da área da saúde. Este O comportamento humano e as Letras nos nossos dias nasce das atividades executadas pelo PET-Letras/ UFCG no ano de 2019, ano que antecedeu a pandemia causada pelo novo coronavirus e que provocou uma situação nunca antes vivenciada por gerações. Inevitavelmente, os capítulos que compõem este livro são, de alguma forma, fruto de tudo o que a humanidade tem passado diante de um ser tão invisível quanto perigoso, que tem dizimado milhares de vidas não só no Brasil, mas, em todo o mundo. Pensar nessa temática é também uma forma de resgatar os muitos laços estabelecidos entre áreas, é fazer a trans e interdisciplinaridade, exigência primeira do Programa de Educação Tutorial (PET). Este livro conta com a contribuição de professores de universidades distintas como UnB, UEPB, UFPB, UFMA e, na sua maioria, evidentemente, da UFCG. Iniciado os diálogos, no prefácio, do professor Edmundo de Oliveira Gaudêncio: Torre de Papel: sobre blá-blá-blá, mi-mi-mi, nhe-nhe-nhém...! já se pode perceber o quanto as pontes entre os mais distintos domínios estão presentes aqui. Assim, nos capítulos que compõem a primeira parte, o leitor se deparará com os Diálogos entre as Letras e as ciências da Saúde, abordando a HOMEOPATIA: cuidado integral que visa o equilíbrio orgânico e emocional, sob a ótica de Berenice Ferreira Ramos; as Perspectivas da literatura como uma prática integrativa e complementar em saúde, sob o olhar de Saulo Rios Mariz e ainda a Saúde emocional de crianças: desaios e propostas de intervenção para o desenvolvimento de valores e realização de sentidos, segundo a experiência de Raisa Fernandes Mariz Simões. Na sequência, em Letras por Letras: relexões necessárias, o leitor encontrará contribuições de colegas professores que tratam dessa relação, a partir de seus campos de trabalho, como é o caso do capítulo Colonialismo e literatura nacional no romance togolês ‘La ille de Nana-Benz’ de autoria de João Vicente Pereira Neto e Maria da Glória Magalhães dos Reis; Sobre tradução e literatura e as formações em Letras, de Luciane Leipnitz e Daniela M. Segabinazi; As ‘Itálias’ Machadianas, de Ionara Satin; Políticas de formação de professores: discussões sobre o PIBID e a residência pedagógica na UFCG, de Márcia Candeia Rodrigues; ‘Isabel de Castilla’: o diálogo histórico/ iccional em produções literárias e audiovisuais contemporâneas, de hales Lamonier Guedes Campos e Cultura, multiculturalismo e interculturalidade: Um diálogo Brasil x Espanha, de Aline Carolina Ferreira Farias. Na quarta parte do livro, PET Letras e o comportamento humano, encontram-se os capítulos dos petianos e seus orientadores, originados das pesquisas desenvolvidas em 2019, a saber: O ‘Role Playing Game’ (RPG) como alternativa metodológica no desenvolvimento das competências e habilidades cognitivas e socioemocionais, de Solaneres Laértia Nunes Sabino Nascimento, João Leonel de Farias Silva, com a professora Laura Dourado Loula Régis; Os discursos na construção do personagem masculino no conto he Yellow Wallpaper, de Charlotte Perkins Gilman, de Ana Karennina Silva Arruda, Ana Paula Herculano Barbosa, com a professora Danielle Dayse Marques de Lima ; Do navio negreiro ao canto da sala de Dona Inácia: representações sociais de infância e de sofrimento em “Negrinha”, de Monteiro Lobato, de Emanoelle Maria Brasil de Vasconcelos, Vitória Bento de Meneses e a professora Maria Angélica de Oliveira; As representações gráicas da claustrofobia e da prosopagnosia em ‘Diagnósticos’, de Diego Agrimbau e Lucas Varela, de Fábio Rodrigues da Silva com a professora Mylena de Lima Queiroz; ‘Maus’: a história de um sobrevivente: a desumanização como elemento comportamental, de Ana Beatriz Aquino da Silva e Jadna de Sousa Ferreira com a professora Patrícia Pinheiro Menegon; Sobre a produções literárias para crianças e jovens de autoras africanas de língua francesa: um olhar para o comportamento humano nas literaturas, de Luana Costa de Farias, Manuella Barreto Bitencourt e a professora Josilene Pinheiro-Mariz. Deixamos na última parte, uma discussão que nos é bastante cara, uma vez que desde 2014, na primeira edição da Jornada, promovemos a presença da Língua brasileira de sinais em uma mesa que tratava da inclusão das línguas conhecidas como “minoritárias”. Nesta edição da Jornada, o PET-Letras dá ênfase ao tema, dado o contexto de discussão da temática do ano de 2019 e, assim, na parte A graduação em Letras Libras: discussões imprescindíveis, professores da Unidade Acadêmica de Letras discutiram, temas concernentes à situação de formação do professor de Letras Libras/UFCG. Assim, o capítulo Desaios na formação de professores de Libras no curso de Letras LIBRAS/ UFCG, de autoria de Aline Risseli Florindo Silva Fernandes, Girlaine Felisberto de Caldas Aguiar e José Tiago Ferreira Belo, estabelece pontes com todos os capítulos que constituem O comportamento humano e as Letras nos nossos dias. Dessa forma, temos esta obra como resultado, dos diálogos instituídos em setembro de 2019, quando o PET-Letras promoveu a IV Jornada Nacional de Línguas e Linguagens, ao lado do grupo de pesquisa LELLC (Laboratório de estudos de letras e linguagens na contemporaneidade) e do grupo Abordagens de textos literários na escola, ambos da Unidade Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande e ligados ao Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE). Este livro é mais do que um produto do PET-Letras/UFCG. É fruto de inquietações e relexões que nos fazem repensar o nosso lugar, enquanto agentes de transformação social, professores ou proissionais da saúde.
Keywords: Comportamento humano
Letras
Culturas
Plurilinguismo
Literatura como prática integrativa
Homeopatia
Saúde emocional de crianças
Colonialismo e literatura nacional
Tradução e literatura
Formação em letras
Itálias Machadianas
Políticas de formação de professores - UFCG
Programa Institucional de de Bolsas de Iniciação à Docência - UFCG
Multiculturalismo e interculturalidade - Brasil x Espanha
PET Letras UFCG
Programa de Educação Tutorial - Letras UFCG
Role Playng Game - RPG
Charlotte Perkins Gilman - conto The yellow wallpaper
Monteiro Lobato - obra Negrinha
Formação de professores de Libras - UFCG
Graduação em Letras Libras - UFCG
Human behavior
Letters
Cultures
Plurilingualism
Literature as an integrative practice
Homeopathy
Children's emotional health
Colonialism and national literature
Translation and literature
Language training
Machadian italies
Teacher training policies - UFCG
Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - UFCG
Pedagogical Residence - UFCG
Multiculturalism and interculturality - Brazil x Spain
PET Letters UFCG
Tutorial Education Program - Letters UFCG
Role Playing Game - RPG
Charlotte Perkins Gilman - short story The yellow wallpaper
Monteiro Lobato - work Negrinha
Libras teacher training - UFCG
Bachelor's Degree in Libras - UFCG
Comportement humain
Des lettres
Des cultures
Plurilinguisme
La littérature comme pratique intégrative
Homéopathie
La santé émotionnelle des enfants
Colonialisme et littérature nationale
Traduction et littérature
Formation linguistique
Machadian italies
Politiques de formation des enseignants - UFCG
Programme de bourses d'initiation à l'enseignement institutionnel - UFCG
Résidence pédagogique - UFCG
Multiculturalisme et interculturalité - Brésil x Espagne
Lettres PET UFCG
Programme de tutorat éducatif - Lettres UFCG
Jeu de rôle - RPG
Charlotte Perkins Gilman - histoire courte Le papier peint jaune
Monteiro Lobato - travail Negrinha
Formation des enseignants Balances - UFCG
Baccalauréat en Balance - UFCG
Comportamiento humano
Plurilingüismo
La literatura como práctica integradora
La salud emocional de los niños.
Colonialismo y literatura nacional
Traducción y literatura
Entrenamiento de lenguaje
Italia machadia
Políticas de formación docente - UFCG
Programa de Becas de Iniciación a la Docencia Institucional - UFCG
Multiculturalismo e interculturalidad - Brasil x España
Juego de rol - RPG
Charlotte Perkins Gilman - cuento El fondo de pantalla amarillo
Formación de profesores Libras - UFCG
Licenciatura en Libras - UFCG
???metadata.dc.subject.cnpq???: Literatura
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29623
Appears in Collections:Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O COMPORTAMENTO HUMANO E AS LETRAS NOS NOSSOS DIAS - E-BOOK EDUFCG 2020.pdf Comportamento humano e as letras nos nossos dias - E-BOOK EDUFCG 20203.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.