Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29623
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoPensar O comportamento humano e as Letras nos nossos dias é um delicioso desaio, assim como é um desaio ligar pontos, aproximar distantes. A História da Literatura está repleta de exemplos que mostram as relações entre as letras e o domínio da saúde, por exemplo. O comportamento humano, particularmente, revela-se ainda mais instigante quando tratado nas Letras, conforme se pode ver em diversas peças teatrais de Molière, um hipocondríaco confesso, que ao longo de toda a sua produção, sempre deixou claro o seu interesse em criticar o comportamento médico na Paris do século XVII. Em uma rápida leitura na produção desse importante dramaturgo da história literária, encontramos personagens como Argan, um velho hipocondríaco que utiliza de estratégias diversas para casar a sua ilha com um médico a im de poder desfrutar desses serviços sem gastos inanceiros. A busca pela cura de uma doença que nenhum médico consegue descobrir é o leitmotiv da peça que recebo título que faz jus ao seu enredo: Le malade imaginaire [O doente imaginário]. Sob o nosso olhar, essa obra do autor francês ilustra de modo bastante evidenciado uma relação que é assaz antiga, datando mesmo antes de Cristo, pois quando se lê: “Vaidade de vaidades! Tudo é vaidade”, nas palavras do sábio rei Salomão, no livro de Eclesiastes, pode-se entender que a riqueza e a sabedoria do nobre não pareciam ser suicientes para dar a ele a alegria de viver. Não é difícil identiicar elementos nessa fala do rei que expressam o quanto parecia estar triste; este é um pensamento bastante discutido e admirado por sua beleza poética. A busca pelo elo entre as Letras e o comportamento humano é vista, neste livro, sob as formas mais diversas, por essa razão, a obra está divida em quatro partes, que estabelecem pontes entre domínios do conhecimento que são caros aos estudantes e demais proissionais de Letras, mas também, da área da saúde. Este O comportamento humano e as Letras nos nossos dias nasce das atividades executadas pelo PET-Letras/ UFCG no ano de 2019, ano que antecedeu a pandemia causada pelo novo coronavirus e que provocou uma situação nunca antes vivenciada por gerações. Inevitavelmente, os capítulos que compõem este livro são, de alguma forma, fruto de tudo o que a humanidade tem passado diante de um ser tão invisível quanto perigoso, que tem dizimado milhares de vidas não só no Brasil, mas, em todo o mundo. Pensar nessa temática é também uma forma de resgatar os muitos laços estabelecidos entre áreas, é fazer a trans e interdisciplinaridade, exigência primeira do Programa de Educação Tutorial (PET). Este livro conta com a contribuição de professores de universidades distintas como UnB, UEPB, UFPB, UFMA e, na sua maioria, evidentemente, da UFCG. Iniciado os diálogos, no prefácio, do professor Edmundo de Oliveira Gaudêncio: Torre de Papel: sobre blá-blá-blá, mi-mi-mi, nhe-nhe-nhém...! já se pode perceber o quanto as pontes entre os mais distintos domínios estão presentes aqui. Assim, nos capítulos que compõem a primeira parte, o leitor se deparará com os Diálogos entre as Letras e as ciências da Saúde, abordando a HOMEOPATIA: cuidado integral que visa o equilíbrio orgânico e emocional, sob a ótica de Berenice Ferreira Ramos; as Perspectivas da literatura como uma prática integrativa e complementar em saúde, sob o olhar de Saulo Rios Mariz e ainda a Saúde emocional de crianças: desaios e propostas de intervenção para o desenvolvimento de valores e realização de sentidos, segundo a experiência de Raisa Fernandes Mariz Simões. Na sequência, em Letras por Letras: relexões necessárias, o leitor encontrará contribuições de colegas professores que tratam dessa relação, a partir de seus campos de trabalho, como é o caso do capítulo Colonialismo e literatura nacional no romance togolês ‘La ille de Nana-Benz’ de autoria de João Vicente Pereira Neto e Maria da Glória Magalhães dos Reis; Sobre tradução e literatura e as formações em Letras, de Luciane Leipnitz e Daniela M. Segabinazi; As ‘Itálias’ Machadianas, de Ionara Satin; Políticas de formação de professores: discussões sobre o PIBID e a residência pedagógica na UFCG, de Márcia Candeia Rodrigues; ‘Isabel de Castilla’: o diálogo histórico/ iccional em produções literárias e audiovisuais contemporâneas, de hales Lamonier Guedes Campos e Cultura, multiculturalismo e interculturalidade: Um diálogo Brasil x Espanha, de Aline Carolina Ferreira Farias. Na quarta parte do livro, PET Letras e o comportamento humano, encontram-se os capítulos dos petianos e seus orientadores, originados das pesquisas desenvolvidas em 2019, a saber: O ‘Role Playing Game’ (RPG) como alternativa metodológica no desenvolvimento das competências e habilidades cognitivas e socioemocionais, de Solaneres Laértia Nunes Sabino Nascimento, João Leonel de Farias Silva, com a professora Laura Dourado Loula Régis; Os discursos na construção do personagem masculino no conto he Yellow Wallpaper, de Charlotte Perkins Gilman, de Ana Karennina Silva Arruda, Ana Paula Herculano Barbosa, com a professora Danielle Dayse Marques de Lima ; Do navio negreiro ao canto da sala de Dona Inácia: representações sociais de infância e de sofrimento em “Negrinha”, de Monteiro Lobato, de Emanoelle Maria Brasil de Vasconcelos, Vitória Bento de Meneses e a professora Maria Angélica de Oliveira; As representações gráicas da claustrofobia e da prosopagnosia em ‘Diagnósticos’, de Diego Agrimbau e Lucas Varela, de Fábio Rodrigues da Silva com a professora Mylena de Lima Queiroz; ‘Maus’: a história de um sobrevivente: a desumanização como elemento comportamental, de Ana Beatriz Aquino da Silva e Jadna de Sousa Ferreira com a professora Patrícia Pinheiro Menegon; Sobre a produções literárias para crianças e jovens de autoras africanas de língua francesa: um olhar para o comportamento humano nas literaturas, de Luana Costa de Farias, Manuella Barreto Bitencourt e a professora Josilene Pinheiro-Mariz. Deixamos na última parte, uma discussão que nos é bastante cara, uma vez que desde 2014, na primeira edição da Jornada, promovemos a presença da Língua brasileira de sinais em uma mesa que tratava da inclusão das línguas conhecidas como “minoritárias”. Nesta edição da Jornada, o PET-Letras dá ênfase ao tema, dado o contexto de discussão da temática do ano de 2019 e, assim, na parte A graduação em Letras Libras: discussões imprescindíveis, professores da Unidade Acadêmica de Letras discutiram, temas concernentes à situação de formação do professor de Letras Libras/UFCG. Assim, o capítulo Desaios na formação de professores de Libras no curso de Letras LIBRAS/ UFCG, de autoria de Aline Risseli Florindo Silva Fernandes, Girlaine Felisberto de Caldas Aguiar e José Tiago Ferreira Belo, estabelece pontes com todos os capítulos que constituem O comportamento humano e as Letras nos nossos dias. Dessa forma, temos esta obra como resultado, dos diálogos instituídos em setembro de 2019, quando o PET-Letras promoveu a IV Jornada Nacional de Línguas e Linguagens, ao lado do grupo de pesquisa LELLC (Laboratório de estudos de letras e linguagens na contemporaneidade) e do grupo Abordagens de textos literários na escola, ambos da Unidade Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande e ligados ao Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE). Este livro é mais do que um produto do PET-Letras/UFCG. É fruto de inquietações e relexões que nos fazem repensar o nosso lugar, enquanto agentes de transformação social, professores ou proissionais da saúde.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLiteraturapt_BR
dc.titleO comportamento humano e as letras nos nossos dias.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29623-
dc.date.accessioned2023-05-10T13:48:03Z-
dc.date.available2023-05-10-
dc.date.available2023-05-10T13:48:03Z-
dc.typeLivropt_BR
dc.subjectComportamento humanopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectCulturaspt_BR
dc.subjectPlurilinguismopt_BR
dc.subjectLiteratura como prática integrativapt_BR
dc.subjectHomeopatiapt_BR
dc.subjectSaúde emocional de criançaspt_BR
dc.subjectColonialismo e literatura nacionalpt_BR
dc.subjectTradução e literaturapt_BR
dc.subjectFormação em letraspt_BR
dc.subjectItálias Machadianaspt_BR
dc.subjectPolíticas de formação de professores - UFCGpt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de de Bolsas de Iniciação à Docência - UFCGpt_BR
dc.subjectMulticulturalismo e interculturalidade - Brasil x Espanhapt_BR
dc.subjectPET Letras UFCGpt_BR
dc.subjectPrograma de Educação Tutorial - Letras UFCGpt_BR
dc.subjectRole Playng Game - RPGpt_BR
dc.subjectCharlotte Perkins Gilman - conto The yellow wallpaperpt_BR
dc.subjectMonteiro Lobato - obra Negrinhapt_BR
dc.subjectFormação de professores de Libras - UFCGpt_BR
dc.subjectGraduação em Letras Libras - UFCGpt_BR
dc.subjectHuman behaviorpt_BR
dc.subjectLetterspt_BR
dc.subjectCulturespt_BR
dc.subjectPlurilingualismpt_BR
dc.subjectLiterature as an integrative practicept_BR
dc.subjectHomeopathypt_BR
dc.subjectChildren's emotional healthpt_BR
dc.subjectColonialism and national literaturept_BR
dc.subjectTranslation and literaturept_BR
dc.subjectLanguage trainingpt_BR
dc.subjectMachadian italiespt_BR
dc.subjectTeacher training policies - UFCGpt_BR
dc.subjectInstitutional Teaching Initiation Scholarship Program - UFCGpt_BR
dc.subjectPedagogical Residence - UFCGpt_BR
dc.subjectMulticulturalism and interculturality - Brazil x Spainpt_BR
dc.subjectPET Letters UFCGpt_BR
dc.subjectTutorial Education Program - Letters UFCGpt_BR
dc.subjectRole Playing Game - RPGpt_BR
dc.subjectCharlotte Perkins Gilman - short story The yellow wallpaperpt_BR
dc.subjectMonteiro Lobato - work Negrinhapt_BR
dc.subjectLibras teacher training - UFCGpt_BR
dc.subjectBachelor's Degree in Libras - UFCGpt_BR
dc.subjectComportement humainpt_BR
dc.subjectDes lettrespt_BR
dc.subjectDes culturespt_BR
dc.subjectPlurilinguismept_BR
dc.subjectLa littérature comme pratique intégrativept_BR
dc.subjectHoméopathiept_BR
dc.subjectLa santé émotionnelle des enfantspt_BR
dc.subjectColonialisme et littérature nationalept_BR
dc.subjectTraduction et littératurept_BR
dc.subjectFormation linguistiquept_BR
dc.subjectMachadian italiespt_BR
dc.subjectPolitiques de formation des enseignants - UFCGpt_BR
dc.subjectProgramme de bourses d'initiation à l'enseignement institutionnel - UFCGpt_BR
dc.subjectRésidence pédagogique - UFCGpt_BR
dc.subjectMulticulturalisme et interculturalité - Brésil x Espagnept_BR
dc.subjectLettres PET UFCGpt_BR
dc.subjectProgramme de tutorat éducatif - Lettres UFCGpt_BR
dc.subjectJeu de rôle - RPGpt_BR
dc.subjectCharlotte Perkins Gilman - histoire courte Le papier peint jaunept_BR
dc.subjectMonteiro Lobato - travail Negrinhapt_BR
dc.subjectFormation des enseignants Balances - UFCGpt_BR
dc.subjectBaccalauréat en Balance - UFCGpt_BR
dc.subjectComportamiento humanopt_BR
dc.subjectPlurilingüismopt_BR
dc.subjectLa literatura como práctica integradorapt_BR
dc.subjectLa salud emocional de los niños.pt_BR
dc.subjectColonialismo y literatura nacionalpt_BR
dc.subjectTraducción y literaturapt_BR
dc.subjectEntrenamiento de lenguajept_BR
dc.subjectItalia machadiapt_BR
dc.subjectPolíticas de formación docente - UFCGpt_BR
dc.subjectPrograma de Becas de Iniciación a la Docencia Institucional - UFCGpt_BR
dc.subjectMulticulturalismo e interculturalidad - Brasil x Españapt_BR
dc.subjectJuego de rol - RPGpt_BR
dc.subjectCharlotte Perkins Gilman - cuento El fondo de pantalla amarillopt_BR
dc.subjectFormación de profesores Libras - UFCGpt_BR
dc.subjectLicenciatura en Libras - UFCGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPINHEIRO-MARIZ, Josilene.-
dc.creatorFARIAS, Luana Costa de Farias.-
dc.creatorBITENCOURT, Manuela Barreto.-
dc.creatorGUADÊNCIO, Edmundo.-
dc.creatorRAMOS, Berenice Ferreira.-
dc.creatorMARIZ, Saulo Rios.-
dc.creatorSIMÕES, Raisa Fernandes Mariz.-
dc.creatorPEREIRA NETO, João Vicente.-
dc.creatorREIS, Maria da Glória Magalhães dos.-
dc.creatorLEIPNTTZ, Luciane.-
dc.creatorSEGABINAZI, Daniela M.-
dc.creatorSATIN, Ionara.-
dc.creatorRODRIGUES, Márcia Candeia.-
dc.creatorCAMPOS, Thales Lamonier Guedes.-
dc.creatorFARIAS, Aline Carolina Ferreira.-
dc.creatorFERNANDES, Aline Risseli Florindo Silva.-
dc.creatorSILVA, Ana Beatriz Aquino da.-
dc.creatorARRUDA, Ana Karennina Silva.-
dc.creatorLIMA, Danielle Dayse Marques de.-
dc.creatorVASCONCELOS, Emanoelle Maria Brasil de.-
dc.creatorSILVA, Fábio Rodrigues da.-
dc.creatorAGUIAR, Girlaine Felizberto de Caldas.-
dc.creatorFERREIRA, Jadna de Sousa.-
dc.creatorSILVA, João Leonel de Farias.-
dc.creatorBELO, José Thiago Ferreira.-
dc.creatorRÉGIS, Laura Dourado Loula.-
dc.creatorFARIAS, Luana Costa de.-
dc.creatorQUEIROZ, Mylena de Lima.-
dc.creatorMENEGON, Patrícia Pinheiro.-
dc.creatorNASCIMENTO, Solaneres Laértia Nunes Sabino.-
dc.creatorMENESES, Vitória Bento de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHuman behavior and letters in our days.pt_BR
dc.identifier.citationPINHEIRO-MARIZ, Josilene; FARIAS, Luana Costa de; BITTENCOURT, Manuella Barreto; GAUDÊNCIO, Edmundo. O comportamento humano e as letras nos nossos dias. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2020. ISBN: 978-65-86302-26-4. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29623pt_BR
Appears in Collections:Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O COMPORTAMENTO HUMANO E AS LETRAS NOS NOSSOS DIAS - E-BOOK EDUFCG 2020.pdf Comportamento humano e as letras nos nossos dias - E-BOOK EDUFCG 20203.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.