Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29650
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO setor de serviços tem crescido consideravelmente em todo o mundo. A evolução da sociedade, a globalização e o avanço da tecnologia são fatores que tem contribuído para o crescimento proeminente do setor e sua acentuada atuação em todo o mundo. No Brasil, este segmento é responsável por grande parte da oferta de empregos, representando em 2009, 67,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, segundo dados da Confederação Nacional de Serviços (CNS).No âmbito do serviço público, o Estado tem buscado incluir na Administração Pública, estratégias para melhorar a qualidade de suas atividades, indicando parâmetros de qualidade de acordo com as especificidades locais, com o objetivo de garantir aos usuários um serviço personalizado, ágil, com diferenciais no atendimento e alto nível de resolutividade, desmitificando a ideia de lentidão e ineficácia do serviço público.Esta pesquisa trata da medição da qualidade em serviços de uma unidade pública estatal, voltada à prestação de serviços sócio assistenciais. Para tanto, foram levantados na literatura, conceitos, teorias e modelos de ferramentas que pudessem mensurar a qualidade do serviço. Para a efetivação da pesquisa, foi escolhido o método de avaliação SERVQUAL, uma vez que esta ferramenta é a que mais se assemelhava ao caso da empresa analisada. O estudo permitiu identificar o perfil dos respondentes da organização, comparar suas expectativas e percepções em relação ao serviço ofertado e identificar os entraves operacionais que comprometem a qualidade do serviço.Estes resultados proporcionaram a instituição, conhecer as reais necessidades de seus usuários, suas expectativas e percepções quanto ao serviço esperado e recebido e os pontos fortes e fracos da organização, além de servir de subsídio para elaboração e desenvolvimento efetivo de um plano de ação que melhore a qualidade de seus serviços.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produção.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleAvaliação da qualidade em serviço público: um estudo de caso no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Tenente Ananias / RN.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThe service sector has grown considerably worldwide . The evolution of society , globalization and technological advances are factors that have contributed to the outstanding growth of the industry and its strong performance throughout the world . In Brazil , this segment is responsible for the majority of jobs , representing in 2009 , 67.4 % of Gross Domestic Product ( GDP) , according to the National Confederation of Service ( CNS ) . Within the public service , the state has sought to include in Public Administration , strategies to improve the quality of their activities , indicating quality parameters according to local specificities , in order to ensure users with a personalized, responsive service, with differentials in service and high level of solving , demystifying the idea of slowness and inefficiency of público.Esta search service is measuring the quality of a state public unit , focused on the provision of social welfare services. For that were raised in the literature , concepts , theories and models of tools that could measure the quality of serviço.Para to execute the research , was chosen valuation method SERVQUAL , since this is the tool that most resembled the case the analyzed company . The study identified the profile of the respondents of the organization , comparing their expectations and perceptions of service offered and identify operational barriers that compromise the quality of the results provided serviço.Estes the institution , meet the real needs of their users, their expectations and perceptions of service expected and received eos strengths and weaknesses of the organization , and serve as a basis for development and effective development of an action plan to improve the quality of their services.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29650-
dc.date.accessioned2023-05-11T12:45:42Z-
dc.date.available2023-05-11-
dc.date.available2023-05-11T12:45:42Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectQualidade em serviço públicopt_BR
dc.subjectAvaliação da qualidade - serviço públicopt_BR
dc.subjectServiço público - qualidadept_BR
dc.subjectPublic service - qualitypt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.subjectCentro de Referência de Assistência Social - CRAS - Tenente Ananias - RNpt_BR
dc.subjectSocial Assistance Reference Center - CRAS - Lieutenant Ananias - RNpt_BR
dc.subjectTenente Ananias - RN - Centro de Referência de Assistência Social - CRASpt_BR
dc.subjectLieutenant Ananias - RN - Social Assistance Reference Center - CRASpt_BR
dc.subjectSERVQUAL - método de avaliaçãopt_BR
dc.subjectSERVQUAL - evaluation methodpt_BR
dc.subjectQuality assessment - public servicept_BR
dc.subjectQuality in public servicept_BR
dc.subjectLa qualité dans la fonction publiquept_BR
dc.subjectÉvaluation de la qualité - service publicpt_BR
dc.subjectService public - qualitépt_BR
dc.subjectÉtude de caspt_BR
dc.subjectCentre de Référence d'Assistance Sociale - CRAS - Lieutenant Ananias - RNpt_BR
dc.subjectLieutenant Ananias - RN - Centre de Référence d'Assistance Sociale - CRASpt_BR
dc.subjectSERVQUAL - méthode d'évaluationpt_BR
dc.subjectCalidad en el servicio públicopt_BR
dc.subjectEvaluación de la calidad - servicio públicopt_BR
dc.subjectServicio público - calidadpt_BR
dc.subjectEstudio de casopt_BR
dc.subjectCentro de Referencia de Asistencia Social - CRAS - Teniente Ananias - RNpt_BR
dc.subjectTeniente Ananias - RN - Centro de Referencia de Asistencia Social - CRASpt_BR
dc.subjectSERVQUAL - método de evaluaciónpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Fladiana Cristina Gomes de.-
dc.creatorSOSA, José Paulo de.-
dc.creatorBARRETO, Ana Lúcia Brenner Miranda.-
dc.creatorPEREIRA, Alexandre Wallace Ramos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of quality in public service: a case study at the Reference Center for Social Assistance (CRAS) in Tenente Ananias / RN.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fladiana Cristina Gomes de; SOUSA, José Paulo de; BARRETO, Ana Lúcia Brenner Miranda; PEREIRA, Alexandre Wallace Ramos. Avaliação da qualidade em serviço público: um estudo de caso no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Tenente Ananias / RN. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2., 2014, Sumé- PB. Anais [...]. Sumé - PB: Universidade Federal de Campina Grande - CDSA, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29650pt_BR
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇO PÚBLICO - ANAIS II SIMEP ARTIGOS 2014.pdfAvaliação de qualidade em serviço público - Anais II SIMEP Artigos 2014.1.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.