Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29677
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoHoje o mercado de mineração no Brasil está aquecido em razão dos grandes eventos que irão ocorrer no País. Outro mercado, não tão diferente deste, é a reciclagem de material proveniente de construção civil que hoje está em alta devido às novas exigências em relação ao meio ambiente, portanto as organizações fornecedoras desses mercados devem estar atentas. Para uma organização manter-se em qualquer mercado, além da qualidade dos produtos, ela deve apresentar um preço de venda competitivo perante seus concorrentes. Porém, isso não significa uma redução nos lucros, o que faria com que a empresa perdesse dinheiro. Para alcançar o objetivo de preços competitivos a empresa pode adotar técnicas de redução de despesas e principalmente custo, tanto em seus produtos como em seus processos. Isto se resume em adotar estratégias de manufatura alinhadas com a Gestão Estratégica da organização, a qual preza pelo lucro, pela sua existência da empresa no mercado e pelo reconhecimento como inovadora. Uma boa análise de produto com uma equipe multidisciplinar auxilia no levantamento de pontos críticos que aumentam o custo e podem ser alterados a fim de reduzi-lo e mesmo assim atender aos requisitos do produto em operação. Para tal feito pode ser levado em consideração o sistema Kaizen de redução de custo onde busca a melhoria continua e suas análises propostas em relação ao processo de manufatura e ao produto em si, a Engenharia Reversa e Desing For Manufacturing and Assembly para o re-projeto e remodelamento do produto testando e comparando-o com outros já existentes, alinhados juntos às informações colhidas e a estrutura fabril da organização para redução do custo a fim de se praticar um preço de venda mais competitivo. Outra forma adotada foi o uso da terceirização como estratégia competitiva. Neste presente trabalho, realizado em uma empresa fabricante de equipamento, demonstra uma simples análise para redução de custo em uma parte dos transportadores de correias, onde podemos obter uma redução de até R$5.000,00 no preço de venda praticado, tornando-o mais competitivo sem reduzir os lucros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produção.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleEstudo e análise dos processos de manufatura para redução de custos: estudo de caso em um fabricante de equipamentos para mineração.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractToday the mining market in Brazil is hot seen big events that will occur in the country. Another market, not so different from this, is the recycling of material from construction, today is high because of the new requirements in relation to the environment, therefore organizations providers of these markets should be aware. For an organization to keep in any market, beyond product quality, it must present a sales price competitive against their competitors. But that does not mean a reduction in profits, which would cause the company to lose money. To achieve the goal of competitive prices the company can adopt techniques to reduce expenses and especially cost both in their products and in their process. This summarizes in adopting manufacturing strategies aligned with the Strategic Management of the organization, which values the profit, the existence of the company in the market and the company recognition as an innovator. A good product review with a multidisciplinary team assists in raising critical points which increase the cost and can be changed to reduce the cost and still meet the requirements of the product in operation. For such a feat can be take into consideration the Kaizen system cost reduction which quest continuous improvement and their analyzes proposed in relation to the manufacturing process and the product itself, Reverse Engineering and Desing For Manufacturing and Assembly to re-design remodeling and product testing and comparing it with other existing products, aligned the information collected and the industrial structure of the organization to reduce costs in order to practice a more competitive selling price. Another means was the use of outsourcing as a competitive strategy. In this present work in a company equipment manufacturer for these markets, demonstrates a analysis for cost reduction in one part of the conveyor belts, where we get a reduction of up to R$5,000.00 in selling price, making it more competitive without reducing profits.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29677-
dc.date.accessioned2023-05-11T18:14:14Z-
dc.date.available2023-05-11-
dc.date.available2023-05-11T18:14:14Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectProcessos de manufaturapt_BR
dc.subjectManufaturapt_BR
dc.subjectRedução de custos - manufaturapt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectFabricante de equipamentos para mineraçãopt_BR
dc.subjectEngenharia reversapt_BR
dc.subjectMineração - fabricante de equipamentospt_BR
dc.subjectSistema Kaizen de redução de custopt_BR
dc.subjectDesign for manufacturing and assemblypt_BR
dc.subjectTerceirização como estratégia competitivapt_BR
dc.subjectProduto - manufaturapt_BR
dc.subjectManufacturing processespt_BR
dc.subjectManufacturingpt_BR
dc.subjectCost reduction - manufacturingpt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.subjectMining equipment manufacturerpt_BR
dc.subjectreverse engineeringpt_BR
dc.subjectMining - equipment manufacturerpt_BR
dc.subjectKaizen cost reduction systempt_BR
dc.subjectDesign for manufacturing and assemblypt_BR
dc.subjectOutsourcing as a competitive strategypt_BR
dc.subjectProduct - manufacturingpt_BR
dc.subjectProcesos de manufacturapt_BR
dc.subjectFabricaciónpt_BR
dc.subjectReducción de costes - fabricaciónpt_BR
dc.subjectEstudio de casopt_BR
dc.subjectfabricante de equipos de mineriapt_BR
dc.subjectIngeniería inversapt_BR
dc.subjectMinería - fabricante de equipospt_BR
dc.subjectSistema de reducción de costos Kaizenpt_BR
dc.subjectDiseño para fabricación y montaje.pt_BR
dc.subjectLa externalización como estrategia competitivapt_BR
dc.subjectProducto - fabricaciónpt_BR
dc.subjectProcessus de manufacturept_BR
dc.subjectFabricationpt_BR
dc.subjectRéduction des coûts - fabricationpt_BR
dc.subjectÉtude de caspt_BR
dc.subjectFabricant d'équipement minierpt_BR
dc.subjectRétro-ingénieriept_BR
dc.subjectExploitation minière - équipementierpt_BR
dc.subjectSystème de réduction des coûts Kaizenpt_BR
dc.subjectConception pour la fabrication et l'assemblagept_BR
dc.subjectL'externalisation comme stratégie concurrentiellept_BR
dc.subjectProduit - fabricationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCORRER, Ivan.-
dc.creatorSILVA, Matheus Pereira da.-
dc.creatorOLIVEIRA, Ricardo José de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStudy and analysis of manufacturing processes to reduce costs: case study in a mining equipment manufacturer.pt_BR
dc.identifier.citationCORRER, Ivan; SILVA, Matheus Pereira da; OLIVEIRA, Ricardo José de. Estudo e análise dos processos de manufatura para redução de custos: estudo de caso em um fabricante de equipamentos para mineração. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2., 2014, Sumé- PB. Anais [...]. Sumé - PB: Universidade Federal de Campina Grande - CDSA, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29677pt_BR
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESTUDO E ANÁLISE DOS PROCESSOS DE MANUFATURA PARA MINERAÇÃO - ANAIS II SIMEP ARTIGOS 2014.pdfEstudo e análise dos processos de manufatura para mineração - Anais II DIMEP Artigos 2014.896.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.