Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29679
Title: Metodologia de ensino de estudo do método a partir de um desafio prático em sala.
Other Titles: Methodology for teaching the study of the method based on a practical challenge in the classroom.
???metadata.dc.creator???: VIDAL, Camila Figueiredo Vasconcelos Percegoni.
LOPES, Daniela Eugenia Silva.
HOSKEN, Alice Maria.
Keywords: Dinâmicas de ensino;Estudo do método;Método de produção;Curso Superior de Produção;Ensino-aprendizagem superior - Engenharia de Produção;Teaching dynamics;Method study;Production method;Higher Production Course;Higher teaching and learning - Production Engineering;Dinámica didáctica;Estudio de método;Método de producción;Curso de Producción Superior;Enseñanza y aprendizaje superior - Ingeniería de Producción;Dynamique pédagogique;Étude de méthode;Méthode de production;Cours supérieur de production;Enseignement supérieur et apprentissage - Génie de production
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: VIDAL, Camila Figueiredo Vasconcelos Percegoni; LOPES, Daniela Eugenia Silva; HOSKEN, Alice Maria. Metodologia de ensino de estudo do método a partir de um desafio prático em sala. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2., 2014, Sumé- PB. Anais [...]. Sumé - PB: Universidade Federal de Campina Grande - CDSA, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29679
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo deste artigo é apresentar uma dinâmica concebida para aprendizagem do estudo do método nas disciplinas a fins de curso superior de Produção. Através de um jogo em um ambiente colaborativo, os alunos podem realizar uma aprendizagem vivencial. Os materiais para a realização do jogo são de fácil e baixo custo de aquisição, permitindo sua aplicação em diferentes realidades. Por se tratar de uma peça de pequena dimensão, mas fácil manuseio, ele pode ser realizado em sala de aula ou laboratórios. O método foi validado pela participação de aproximadamente 200 alunos de nível superior em cursos da área de Produção que confirmaram o aprendizado efetivo e a experimentação prática do conhecimento.
Abstract: The purpose of this article is to present a dynamic conceived for learning the study of the method of production processes. Through a game in a collaborative environment, inside the Technologist Degree in Production, students are able to learning by doing . The materials for the completion of the game are easy and low cost, allowing its application in different situations. Because it is a piece of small but easy to use, it can be done in the classroom or lab room. The method was validated by the participation of about 200 students in higher level courses in the area of Production confirmed that effective learning and practical experimentation of knowledge.
Keywords: Dinâmicas de ensino
Estudo do método
Método de produção
Curso Superior de Produção
Ensino-aprendizagem superior - Engenharia de Produção
Teaching dynamics
Method study
Production method
Higher Production Course
Higher teaching and learning - Production Engineering
Dinámica didáctica
Estudio de método
Método de producción
Curso de Producción Superior
Enseñanza y aprendizaje superior - Ingeniería de Producción
Dynamique pédagogique
Étude de méthode
Méthode de production
Cours supérieur de production
Enseignement supérieur et apprentissage - Génie de production
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Produção.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29679
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
METODOLOGIA DE ENSINO DO ESTUDO - ANAIS II SIMEP ARTIGOS 2014.pdfMetodologia de ensino do estudo - Anais II SIMEP Artigos 2014.435.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.