Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29717
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDDANTAS, J. L. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6664780423040091pt_BR
dc.contributor.advisor1FÉLIX, Maria da Conceição.-
dc.contributor.advisor1IDFÉLIX, M.C,pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3917422275913441pt_BR
dc.contributor.referee1COSTA, Cibelly Michalane Oliveira dos Santos.-
dc.contributor.referee1IDCOSTA, C. M. O. S.pt_BR
dc.contributor.referee2RIBEIRO, Waleska Ramalho.-
dc.contributor.referee2LattesRIBEIRO, W. R.pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa analisa a partir dos relatórios de gestão da socioeducação da Paraíba dos anos de 2019 e 2020, assim como dos principais documentos que estruturam e regulamentam o sistema socioeducativo, tendo como centralidade investigar e refletir a importância dada por esses documentos no que concerne às práticas pedagógicas de atendimento socioeducativo sobre as questões de gênero e sexualidade no âmbito da Unidade Socioeducativa Rita Gadelha/PB. Tratou­se de um estudo de metodologia qualitativa exploratória realizada por meio de estudo bibliográfico e documental, onde foram consultados o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Resolução n.119/2006 CONANDA, a Lei Sinase sob n. 12.594/2012, bem como o Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo, o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Unidade Rita Gadelha - PB e os relatórios de Gestão da FUNDAC dos anos de 2019 e 2020. Desse modo, essa pesquisa foi realizada considerando que nas últimas décadas teve um avanço importante na elaboração de leis, resoluções, parâmetros e planos que objetivam melhorias no atendimento socioeducativo. Contudo, é estabelecido de forma introdutória a implementação que envolva um diálogo que vincule a dimensão da categoria gênero às práticas pedagógicas de atendimento socioeducativo. Considerando-se que a interlocução existente nos preceitos de tais documentos não contemplam apropriadamente as questões de gênero­-sexualidade, resultando em equívocos ou silenciamento, além de produzir flexibilidade para as práticas dos serviços socioeducacionais acerca dessa abordagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqServiço Social e Gestão de Políticas Públicaspt_BR
dc.titleGênero, sexualidade e suas interfaces com a socioeducação : Um estudo na Unidade Rita Gadelha em João Pessoas­ - PB.pt_BR
dc.date.issued2023-03-08-
dc.description.abstractThis research proposes to analyze from the socio­education management reports of Paraíba from the years 2019 and 2020, as well as the main documents that structure and regulate the socio­educational system, with the centrality of investigating and reflecting on the importance given by these documents in what it concerns the pedagogical practices of socio­educational assistance on gender and sexuality issues within the scope of the Socio­Educational Unit Rita Gadelha/PB. It was a study of exploratory qualitative methodology carried out through a bibliographical and documentary study, where the Statute of the Child and Adolescent (ECA), Resolution n.119/2006 CONANDA, the Sinase Law under n. 12,594/2012, as well as the National Socio­Educational Assistance Plan, the Political Pedagogical Project (PPP) of the Rita Gadelha-PB Unit and the FUNDAC Management reports for the years 2019 and 2020. Thus, this research was carried out considering that in recent decades there has been an important advance in the elaboration of laws, resolutions, parameters and plans that aim at improvements in socio­educational care. However, it is established in an introductory way the implementation that involves a dialogue that links the dimension of the gender category to the pedagogical practices of socio­educational assistance. Considering that the existing interlocution in the precepts of such documents do not properly address gendersexuality issues, resulting in misunderstandings or silencing, in addition to producing flexibility for the practices of socio­educational services regarding this approach.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29717-
dc.date.accessioned2023-05-15T12:12:56Z-
dc.date.available2023-05-15-
dc.date.available2023-05-15T12:12:56Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMedidas Socioeducativaspt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectSocio­educational Measurespt_BR
dc.subjectManagemenpt_BR
dc.subjectGenrept_BR
dc.subjectSexualitypt_BR
dc.subjectTeenagerspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDANTAS, Juliana de Lourdes Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGender, sexuality and their interfaces with socio-education: A study at the Rita Gadelha Unit in João Pessoa - PB.pt_BR
dc.identifier.citationDANTAS, Juliana de Lourdes Silva. Gênero, sexualidade e suas interfaces com a socioeducação: Um estudo na Unidade Rita Gadelha em João Pessoa­-PB. 72fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Serviço Social e Gestão de Políticas Públicas). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Serviço Social, Políticas Públicas e Trabalho Profissional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JULIANA DE LOURDES SILVA DANTAS - TCC ESP. SERV. SOCIAL E GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS CCJS 2023.pdfJULIANA DE LOURDES SILVA DANTAS - TCC Esp. Serviço Social e Gestão de Políticas Públicas CCJS 2023740.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.