Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2973
Title: A ressignificação de práticas de leitura na perspectiva da atividade da aprendizagem significativa ao cotidiano escolar.
Other Titles: The reframing of reading practices from the perspective of meaningful learning activity in everyday school life.
???metadata.dc.creator???: LIMA JÚNIOR, Luiz de Sousa
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CASTRO, Onireves Monteiro de
???metadata.dc.contributor.referee1???: BARRETO, Maria Irisdene Batista
???metadata.dc.contributor.referee2???: NOVIKOFF, Cristina
Keywords: Leitura;Leitura crítica;Formação de leitores;Professores;Formação continuada;Reading;Critical reading;Training of readers;Teachers;Continuing Education
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA JÚNIOR, Luiz de Sousa. A ressignificação de práticas de leitura na perspectiva da atividade da aprendizagem significativa ao cotidiano escolar. 2018. 67f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: O desenvolvimento do hábito da leitura é de suma importância na vida do aluno, sendo ela peça fundamental para a construção de seres críticos e atentos ao processo de globalização e mudanças pertinentes na sociedade. A dificuldade de desenvolver uma leitura crítica e coesa interfere no processo de construção de conhecimentos. A presente pesquisa, de cunho bibliográfico, reflete sobre a ressignificação de práticas de leitura na perspectiva da atividade da aprendizagem significativa ao cotidiano escolar, a prática da leitura e a formação de leitores críticos dentro da sociedade, destacando o papel do professor e sua formação continuada, como peça fundamental desse processo. Busca, ainda, através da proposta de intervenção, evidenciar o lugar ocupado pela instituição escolar no incentivo ao desenvolvimento de leitores críticos e enfatizar a relevância de um planejamento que leve em consideração as necessidades do educando a fim de facilitar o processo de formação de leitores. O objetivo é mostrar as dificuldades que os alunos têm em fazer uma leitura e como as instituições escolares deixam a desejar nesse quesito, focando ainda a importância da formação do professor. Como respaldo teórico, este trabalho está baseado nas considerações de Back (1987), Cagliari (1989 e 1994), Freire (1996), Almeida (1997), Soares (1998), Antunes (2003) dentre outros autores que abordam a temática da leitura e da formação de bons leitores capazes de interpretar o mundo e a sociedade em que vivem e dela são sujeitos de transformação. No entanto, procurou-se chamar a atenção dos profissionais da educação, mediadores do saber ler dos alunos, em relação à necessidade de estratégias e recursos adequados para a prática leitora destes, haja vista o desprovimento de criticidade e entendimento, na grande maioria dos leitores, e as várias formas incorretas de se praticá-la.
Abstract: The development of the habit of reading is of paramount importance in the life of the student, being a fundamental piece for the construction of critical beings and attentive to the process of globalization and pertinent changes in society. The difficulty of developing a critical and cohesive reading interferes with the process of knowledge construction. The present bibliographical research reflects on the re - signification of reading practices in the perspective of the activity of meaningful learning to the daily school life, the practice of reading and the formation of critical readers within the society, highlighting the role of the teacher and its continuing education , as a fundamental part of this process. It also seeks, through the intervention proposal, to highlight the place occupied by the school institution in encouraging the development of critical readers and to emphasize the relevance of a planning that takes into account the needs of the learner in order to facilitate the process of training of readers. The objective is to show the difficulties that the students have in reading and how the school institutions fail to wish in this respect, focusing also on the importance of teacher training. As theoretical support, this work is based on the considerations of Back (1987), Cagliari (1989 and 1994), Freire (1996), Almeida (1997), Soares (1998), Antunes (2003) among other authors that approach the theme of reading and the formation of good readers capable of interpreting the world and the society in which they live and of them are subjects of transformation. However, we sought to draw the attention of educational professionals, mediators of students' reading skills, regarding the need for adequate strategies and resources for the reading practice of these students, given the lack of criticality and understanding, in the vast majority of readers , and the various incorrect ways of practicing it.
Keywords: Leitura
Leitura crítica
Formação de leitores
Professores
Formação continuada
Reading
Critical reading
Training of readers
Teachers
Continuing Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2973
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUIZ DE SOUSA LIMA JÚNIOR - DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. 2018.pdfLuiz de Sousa Lima Júnior - Dissertação PROFLETRAS. 2018.706.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.