Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29733
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoÉ preciso identificar e compreender as necessidades e desejos dos consumidores para poder atendê-los melhor. Assim o objetivo deste artigo foi conhecer o mercado consumidor de cerveja visando à instalação de uma microcervejaria artesanal na cidade Joinville - SC. Como metodologia fez-se uso de uma revisão bibliográfica e aplicou-se um questionário com 400 consumidores de cerveja em Joinville utilizando plano de amostragem não probabilística por cotas de gênero. Utilizou-se o teste do qui-quadrado para avaliar a relação de determinadas variáveis. Os resultados obtidos revelaram que 80% da população bebe cerveja um ou dois dias na semana em um consumo de cerveja médio de dois litros por habitante por semana. Para 82% dos pesquisados o consumo de cerveja acontece acompanhados de outras pessoas. As embalagens para compra se distribuem entre latinhas, long necks e garrafas e a maioria do consumo é realizado fora do domicílio. Dos pesquisados, 68% já beberam cerveja artesanal pelo menos uma vez e 84% afirmaram ter intenção de comprar esse tipo de cerveja. A maioria dos pesquisados que não tinham experimentado a cerveja artesanal desconhecia esse tipo de cerveja. Dos que já beberam cerveja artesanal, 92% voltariam a beber por identificarem um grande diferencial no sabor. Para o consumo da cerveja artesanal em festas a preferência é adquirir em latinhas e garrafas. Conclui-se que o mercado de cerveja artesanal tem muito a ser expandido na cidade de Joinville.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqBITTENCOURTpt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titleAnálise do mercado consumidor de cerveja visando a instalação de uma microcervejaria artesanal na cidade de Joinville - SC.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29733-
dc.date.accessioned2023-05-15T17:13:24Z-
dc.date.available2023-05-15-
dc.date.available2023-05-15T17:13:24Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectAnálise de mercado consumidor de cervejapt_BR
dc.subjectCerveja artesanal - mercado consumidorpt_BR
dc.subjectMicrocervejaria artesanal - instalaçãopt_BR
dc.subjectJoinville - SC - microcervejaria artesanalpt_BR
dc.subjectBeer consumer market analysispt_BR
dc.subjectCraft beer - consumer marketpt_BR
dc.subjectArtisanal microbrewery - installationpt_BR
dc.subjectJoinville - SC - craft microbrewerypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSCHOMOELLER, Emerson Stabile.-
dc.creatorBENEVENUTTI, Valdésio.-
dc.creatorBITTENCOURT, Evandro.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the beer consumer market aiming at the installation of an artisanal microbrewery in the city of Joinville - SC.pt_BR
dc.identifier.citationSCHOMOELLER, Emerson Stabile; BENEVENUTTI, Valdésio; BITTENCOURT, Evandro. Análise do mercado consumidor de cerveja visando a instalação de uma microcervejaria artesanal na cidade de Joinville - SC. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 3., 2015, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa - PB: IESP, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29733pt_BR
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANÁLISE DO MERCADO CONSUMIDOR DE CERVEJA - ANAIS III SIMEP ARTIGO 2015.pdfAnálise do mercado consumidor de cerveja - ANAIS III SIMEP ARTIGO 2015.367.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.