Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29735
Title: Análise do processo de implementação do sistema de gestão da qualidade em uma rede de auto centros em Teresina, Piauí.
Other Titles: Analysis of the implementation process of the quality management system in a network of auto centers in Teresina, Piauí.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, João Vitor de Oliveira.
RODRIGUES, Stênio Lima.
Keywords: Gestão da qualidade;Qualidade;Sistema de gestão da qualidade;Teresina - PE - auto centros;Estudo de caso;ISO 9001:2008;Quality;Quality Management System;Teresina - PE - auto centers;Case study
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, João Vitor de Oliveira; RODRIGUES, Stênio Lima. Análise do processo de implementação do sistema de gestão da qualidade em uma rede de auto centros em Teresina, Piauí. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 3., 2015, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa - PB: IESP, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29735
???metadata.dc.description.resumo???: A gestão da qualidade objetiva a adoção de uma abordagem processual por parte da organização de forma a garantir o desenvolvimento, aplicação e implementação do sistema de gestão da qualidade com o intuito de obter as melhores práticas por parte dos colaboradores e consequente satisfação dos clientes internos e externos. Foi adotado como problema de pesquisa o esclarecimento do seguinte questionamento: quais os principais problemas enfrentados na implementação do sistema de gestão da qualidade em uma rede auto centros na cidade de Teresina, Piauí? O estudo teve como objetivo analisar os problemas e suas consequentes soluções provenientes da implementação do sistema de gestão da qualidade, assim como buscar analisar a real necessidade de implementação de tal modelo de gestão. Foi escolhido como método o estudo de caso com natureza exploratória, sendo executada através de entrevistas semiestruturadas que foram direcionadas aos gestores e colaboradores da empresa estudada. Os resultados revelaram que aspectos como treinamentos intensivos, direção comprometida e comunicação horizontalizada como fatores preponderantes para o sucesso da implementação de um sistema de gestão da qualidade.
Keywords: Gestão da qualidade
Qualidade
Sistema de gestão da qualidade
Teresina - PE - auto centros
Estudo de caso
ISO 9001:2008
Quality
Quality Management System
Teresina - PE - auto centers
Case study
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Produção.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29735
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE - ANAIS III SIMEP ARTIGO 2015.pdfAnálise do processo de implementação do sistema de gestão da qualidade - ANAIS III SIMEP ARTIGO 2015.198.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.