Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29743
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA preocupação ambiental já chegou ao varejo, e já está construindo uma nova relação de comércio baseada em preocupações ambientalistas focada na continuidade dos negócios. Essa estratégia está sendo, e é demandada por um novo tipo de consumidor que se mostra mais preocupado com o futuro do planeta e deseja se sentir participante. Portanto, o presente estudo tem o objetivo de analisar práticas ambientais desenvolvidas pelo comércio varejista da cidade de Sumé-PB, identificando e demonstrando a importância e as vantagens competitivas que podem ser obtidas através da adoção de uma gestão ambiental voltada para o setor supermercadista Para tal foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, que teve como escopo investigar como as medias e pequenas empresas do varejo no setor supermercadistas da cidade, estão lidando com os resíduos gerados e com práticas de conscientização da população. Conclui-se que, todo o setor supermercadista, apresenta deficiências quanto ao descarte dos resíduos, enfatizando mais ao reaproveitamento do papelão e que as empresas não apresentam nenhum tipo de preocupação com práticas ambientais de conscientização e incentivo ao consumo ecológico. Os empresários necessitam se adaptar perante as oportunidades de negócios ecológicos, levando em consideração que é possível ganhar dinheiro e proteger o meio ambiente com criatividade e consciência sustentável para transformar ameaças ambientais em oportunidades de negócios.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleAnálise da gestão ambiental no ramo varejista como fator gerador de vantagem competitiva.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractEnvironmental concern has reached the retail, and is already building a new trade relationship based on environmental concerns focused on business continuity. This strategy is being and is demanded by a new type of consumer who shows more concerned about the future of the planet and want to feel participant. Therefore, this study aims to analyze environmental practices developed by the retail trade in the city of Sumé in the state of Paraiba, identifying and demonstrating the importance and the competitive advantages that can be obtained through the adoption of an environmental management focused on the supermarket sector It is the result of a qualitative, exploratory and descriptive, which had the scope to investigate the medium and small retail businesses in the supermarket sector of the city, are dealing with the waste generated and public awareness practices. In conclusion, companies have shortcomings as well as waste disposal, emphasizing more the reuse of cardboard and that all companies do not have any concern with environmental practices of awareness and encouraging environmentally friendly consumption. Entrepreneurs need to adapt before the green business opportunities, taking into account that it is possible to make money and protect the environment with creativity and ecological awareness to turn environmental threats into business opportunities.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29743-
dc.date.accessioned2023-05-15T18:50:16Z-
dc.date.available2023-05-15-
dc.date.available2023-05-15T18:50:16Z-
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.subjectRamo varejista - gestão ambientalpt_BR
dc.subjectVarejo - gestão ambientalpt_BR
dc.subjectVantagem competitivapt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectResponsabilidade ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectPráticas ambientais - comércio varejistapt_BR
dc.subjectComércio varejista - Sumé - PBpt_BR
dc.subjectSumé - PB - comércio varejistapt_BR
dc.subjectSupermercados - Sumé - PB - práticas ambientaispt_BR
dc.subjectEnvironmental managementpt_BR
dc.subjectRetail branch - environmental managementpt_BR
dc.subjectRetail - environmental managementpt_BR
dc.subjectCompetitive advantagept_BR
dc.subjectCompetitivenesspt_BR
dc.subjectEnvironmental responsibilitypt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectEnvironmental practices - retail tradept_BR
dc.subjectRetail trade - Sumé - PBpt_BR
dc.subjectSumé - PB - retail tradept_BR
dc.subjectSupermarkets - Sumé - PB - environmental practicespt_BR
dc.subjectGestión ambientalpt_BR
dc.subjectSucursal minorista - gestión ambientalpt_BR
dc.subjectRetail - gestión ambientalpt_BR
dc.subjectVentaja competitivapt_BR
dc.subjectCompetitividadpt_BR
dc.subjectResponsabilidad ambientalpt_BR
dc.subjectSostenibilidadpt_BR
dc.subjectPrácticas ambientales - comercio minoristapt_BR
dc.subjectComercio al por menor - Sumé - PBpt_BR
dc.subjectSumé - PB - comercio al por menorpt_BR
dc.subjectSupermercados - Sumé - PB - prácticas ambientalespt_BR
dc.subjectGestion de l'environnementpt_BR
dc.subjectBranche de détail - gestion environnementalept_BR
dc.subjectCommerce de détail - gestion environnementalept_BR
dc.subjectAvantage compétitifpt_BR
dc.subjectCompétitivitépt_BR
dc.subjectResponsabilité environnementalept_BR
dc.subjectDurabilitépt_BR
dc.subjectPratiques environnementales - commerce de détailpt_BR
dc.subjectCommerce de détail - Sumé - PBpt_BR
dc.subjectSumé - PB - commerce de détailpt_BR
dc.subjectSupermarchés - Sumé - PB - pratiques environnementalespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Juliane Vasconcelos da.-
dc.creatorPEREIRA, Fernanda Raquel Roberto.-
dc.creatorSANTOS, Joelma Sales dos.-
dc.creatorOLIVEIRA, Adriano Matos de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of environmental management in the retail sector as a factor that generates competitive advantage.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Juliane Vasconcelos da; PEREIRA, Fernanda Raquel Roberto; SANTOS, Joelma Sales dos; OLIVEIRA, Adriano Matos de. Análise da gestão ambiental no ramo varejista como fator gerador de vantagem competitiva. In: SEABRA, Giovanni (Organizador). Educação ambiental e biogeografia. Itaituba: Barlavento, 2016. V.1. ISBN: 978-85-68066-24-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29743pt_BR
Appears in Collections:Capítulos de Livros - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANÁLISE DA GESTÃO AMBIENTAL NO RAMO VAREJISTA COMO FATOR GERADOR DE VANTAGEM COMPETITIVA - CAP LIVRO CDSA2016.pdfAnálise da gestão ambiental no ramo varejista como fator gerador de vantagem competitiva - CAP LIVRO CDSA 2016156.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.