Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29855
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDABRANTES, N. N. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8613729195526518pt_BR
dc.contributor.advisor1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.advisor1IDAMARAL, M. G. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9799573547841899pt_BR
dc.contributor.referee1LOPES, Wiama de Jesus Freitas.-
dc.contributor.referee2SILVA, José Amiraldo Alves da.-
dc.description.resumoO presente artigo constitui-se na atividade final do curso de Pós-graduação em Gestão e Planejamento Escolar da Universidade Federal de Campina Grande - Campus Cajazeiras-PB. Tem por objetivo tecer algumas considerações acerca da gestão democrática evidenciando, sobretudo o papel da coordenação pedagógica e da gestão. A gestão democrática faz-se presente como uma nova postura diante da sociedade, e por isso, a visão dessa gestão tem sido ampliada, porem, ainda não esta acontecendo em todas as instancias da educação, o que se configura como eixo fulcral nas discussões e reflexões deste trabalho e ao longo do curso. Do ponto de vista metodológico foi realizada uma entrevista estruturada contendo dez perguntas sobre o tema, um levantamento bibliográfico e coleta de dados pautada na abordagem qualitativa. A entrevista foi aplicada a gestora de uma escola publica da cidade de Sousa/PB. A analise dos dados obtidos neste trabalho levou-nos a reafirmar que a gestão escolar democrática e um desafio, e que a atuação do gestor e fundamental para conhecer a realidade escolar, dimensionar os problemas encontrados e descentralizar atividades para a execução de um trabalho coletivo. A coordenação pedagógica vivencia também esse contexto de desafios. E da coordenação pedagógica a ação de acolher e se responsabilizar pela formação docente, bem como, o estimulo para estabelecer uma gestão democrática com elos de autonomia e participação que pode mudar significativamente os rumos que a escola e a educação dos sujeitos tomam.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGestão escolar.pt_BR
dc.titleGestão escolar democrática: tecendo reflexões.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractThis article constitutes the final activity of the Graduate Course in Management and School Planning at the Federal University of Campina Grande - Campus Cajazeiras-PB. It aims to make some considerations about democratic management, highlighting, above all, the role of pedagogical coordination and management. Democratic management is present as a new attitude towards society, and therefore, the vision of this management has been expanded, however, it is not yet happening in all instances of education, which is configured as a central axis in the discussions and reflections of this work and throughout the course. From the methodological point of view, a structured interview was carried out containing ten questions on the subject, a bibliographic survey and data collection based on a qualitative approach. The interview was applied to the manager of a public school in the city of Sousa/PB. The analysis of the data obtained in this work led us to reaffirm that democratic school management is a challenge, and that the manager's performance is fundamental to know the school reality, measure the problems encountered and decentralize activities for the execution of a collective work. Pedagogical coordination also experiences this context of challenges. And from the pedagogical coordination, the action of welcoming and taking responsibility for teacher training, as well as the stimulus to establish a democratic management with links of autonomy and participation that can significantly change the directions that the school and the education of the subjects take.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29855-
dc.date.accessioned2023-05-19T00:17:25Z-
dc.date.available2023-05-18-
dc.date.available2023-05-19T00:17:25Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectCoordenação pedagógicapt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectDemocratic managementpt_BR
dc.subjectPedagogical coordinationpt_BR
dc.subjectParticipationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorABRANTES, Nyedja Nara Furtado de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDemocratic school management: weaving reflections.pt_BR
dc.identifier.citationABRANTES, Nyedja Nara Furtado de. Gestão escolar democrática: tecendo reflexões Projeto político. 2016. 17f. Artigo (Especialização em Planejamento e Gestão Escolar) - Centro de Formação de Professores. Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Planejamento e Gestão Escolar - CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NYEDJA NARA FURTADO DE ABRANTES. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO E PLANEJAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR. CFP 2016.pdfNyedja Nara Furtado de Abrantes. Artigo Especialização e Planejamento em Gestão Escolar. CFP 2016. 4.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.