Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29868
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1BRAZ, Rafael Francisco.-
dc.contributor.advisor1IDBRAZ, R. Fpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5028169626414644pt_BR
dc.contributor.referee1VASCONCELOS , Clara Mayara de Almeida.-
dc.contributor.referee2BATISTA , Francisco Pereira.-
dc.description.resumoAtualmente, a Internet é o maior campo de pesquisa, investigação e comunicação da sociedade hipermoderna. Sendo assim, as condições de textos e contextos expostos são associadas ao uso das tecnologias na prática docente. Desse modo, o presente trabalho foi desenvolvido por meio de processamento de linguagens, especificamente fazendo uso do estudo dos gêneros textuais, partindo da necessidade de analisar os elementos constitutivos do gênero, tendo como proposta expor por via específica do estudo dos dados estruturados dos gêneros em geral seja um gênero lírico como o poema que será analisado neste trabalho, ou outro tipo de leitura correspondente, proporcionar a conscientização sobre a importância da inclusão da multimodalidade no meio educacional, ressaltar os avanços das tecnologias e como elas podem contribuir para que haja um melhor desempenho na construção do saber, além de relatar a produção de uma sequência didática. Nesse contexto, o Instagram como rede social surge como objeto de grande poder e expansão de conteúdo tornando-se bastante eficaz na publicidade e disseminação do saber. Assim sendo, proponho neste trabalho, uma análise dessa rede social, levando em conta seus benefícios, procurando descrever e categorizar suas ferramentas em favor da prática docente, visando em especial às proporções e o alcance das suas linhas de transmissão das informações através dele fornecidas, impulsionando dessa forma o seguimento do conteúdo, gerando como resultado construção de identidade discursiva que permite questionamentos sobre aquilo que é dito, de maneira construtiva, abrindo espaços para opiniões e compartilhamentos, entre essa e outras redes sociais, através da publicação no meu Instagram pessoal, @tatianagomesm. O postulado das informações descritas aqui é de que o gênero como unidade de interação linguística, está quase sempre implícito em diversas situações e contextos que lhes são constitutivos. Ao mesmo tempo esses discursos digitais se envolvem, sendo necessária a compreensão desta análise e das diretrizes utilizadas nessas modalidades trabalhadas. A importância deste presente trabalho está ancorada ao uso cotidiano da plataforma Instagram e como os gêneros podem se comportar neste meio. Salientando o aumento das interações virtuais nas últimas décadas, especificamente nos últimos anos em que um maior número de pessoas precisou fazer uso das tecnologias de maneira mais necessitada, motivadas pela pandemia Mundial do Covid-19, proporcionando assim uma abertura de espaço para expandir os gêneros. Os resultados demonstram como a representação dos elementos constituintes do gênero pode condensar as informações ofertadas de maneira hierarquizada e dinâmica. A metodologia utilizada foi de cunho quanti-qualitativo de caráter bibliográfico - descritivo através da coleta de dados. Ao final da pesquisa, entende-se ser necessário que aconteçam mais pesquisas nesse mesmo seguimento que possam assumir o papel de aproximar a ciência da linguagem como encanto dos gêneros e hipergêneros com os tempos e tecnologias atuais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleOs gêneros hipermodais e o uso das tecnologias na prática docente.pt_BR
dc.date.issued2023-04-15-
dc.description.abstractCurrently, the internet is the greatest field of research, investigation and communication in the hypermodern society. Therefore, its conditions of texts and exposed contexts are associated with the use of technologies in teaching practice. Thus, the present academic work was developed through language processing, specifically making use of the study of textual genres, starting from the need to analyze the constituent elements of the genre, with the proposal to expose through a specific study of integrated data of the general genres, a literary genre as the poem that will be analyzed on this academic work or another corresponding reading, to raise awareness about the importance of multimodality inclusion in the educational system, emphasize the technological advances and how its can contribute to a better performance in the construction of knowledge, in addition to reporting the production of a teaching sequence. In this context, Instagram as a social media arises as an object of great power and matter expansion, becoming quite effective in the advertising and dissemination of knowledge. Therefore, this paper aims to analyze this social media, considering its benefits, trying to describe and categorize its features in favor of teaching practice, looking in particular at the measures and scope of its transmission lines of information provided through it, thus boosting the continuation of the content, generating as a result the construction of a discursive identity that allows questions about what is said, in a constructive way, opening spaces for opinions and sharing, between this and other social media, by posting on my personal Instagram account, @tatianagomesm. The postulate of the information described here is that the genre, as a unit of linguistic interaction, is almost always implicit in different situations and contexts that are constitutive of them. At the same time, these digital discourses are involved, being necessary to understand this analysis and the guidelines used in the modalities generated. The importance of this academic work is based in the daily use of the Instagram Platform and how genres can behave in this ambient. Emphasizing the increase of virtual interactions in recent decades, specifically in the last years when a greater number of people needed to use technologies in a more necessary way, motivated by the global pandemic of Covid-19, consequently providing an open space to expand genres. The results demonstrate how the representation of the constituent elements of the genre can synthesize the information offered in a hierarchical and dynamic way. The methodology used was a quanti-qualitative approach of bibliographical research - descriptive through data collection. At the end of the research, it is understood that it is necessary to conduct more research in this same segment that can assume the role of approaching the science of language as the charm of genres and hyper genres with the times and current technologies.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29868-
dc.date.accessioned2023-05-19T15:00:39Z-
dc.date.available2023-05-19-
dc.date.available2023-05-19T15:00:39Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGênero Textualpt_BR
dc.subjectHipergêneropt_BR
dc.subjectGêneros Hipermodaispt_BR
dc.subjectPrática Docente - Tecnologias - Instagrampt_BR
dc.subjectTextual Genrept_BR
dc.subjecthypergenderpt_BR
dc.subjectHypermodal Genrespt_BR
dc.subjectTeaching Practice - Technologies - Instagrampt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGOMES, Tatiana da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHypermodal genres and the use of technologies in teaching practice.pt_BR
dc.identifier.citationGOMES, Tatiana da Silva. Os gêneros hipermodais e o uso das tecnologias na prática docente. 2023. 38f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TATIANA DA SILVA GOMES. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. CFP 2023.pdfTatiana da Silva Gomes. Monografia Letras - Língua Portuguesa. CFP 2023.622.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.