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Title: A economia paraibana no século XIX e o capital inglês: The Conde D’Eu Railway (1875-1901).
Other Titles: The economy of Paraíba in the 19th century and English capital: The Conde D'Eu Railway (1875-1901).
???metadata.dc.creator???: MELO, Josemir Camilo de.
Keywords: Economia paraibana - século XIX;História do Brasil;Brasil império;História da Paraíba - Economia;Quebra-quilos;Paraíba oitocentista - meios de transporte;Meios de transporte - Paraíba oitocentista;Porto da Paraíba - Sanhauá / Varadouro;Sanhauá / Varadouro - porto da Paraíba;Ingleses na Paraíba;Ferrovias na Paraíba;Paraíba no processo ferroviário;Processo ferroviário - Paraíba;Engenhos - Paraíba oitocentista;Algodão - Paraíba oitocentista;Ferrovia inglesa na Paraíba;The Conde D’Eu Railway Company - Paraíba - Brasil - 1875-1901;Economy of Paraíba - 19th century;History of Brazil;Brazil empire;History of Paraíba - Economy;Weight breakers;Nineteenth-century Paraíba - means of transport;Means of transport - 19th century Paraíba;Port of Paraíba - Sanhauá / Varadouro;Sanhauá / Varadouro - port of Paraíba;British in Paraíba;Railroads in Paraíba;Paraíba in the rail process;Railway process - Paraíba;Engenhos - 19th century Paraíba;Cotton - 19th century Paraíba;English railway in Paraíba;The Conde D'Eu Railway Company - Paraíba - Brazil - 1875-1901;Economía de Paraíba - Siglo XIX;Historia de Brasil;Imperio brasil;Historia de Paraíba - Economía;Interruptores de peso;Paraíba del siglo XIX - medio de transporte;Medios de transporte - Paraíba del siglo XIX;Puerto de Paraíba - Sanhauá / Varadouro;Sanhauá / Varadouro - puerto de Paraíba;Británicos en Paraíba;Ferrocarriles en Paraíba;Paraíba en el proceso ferroviario;Proceso ferroviario - Paraíba;Engenhos - Paraíba del siglo XIX;Algodón - Paraíba del siglo XIX;Ferrocarril Inglés en Paraíba;La Compañía Ferroviaria Conde D'Eu - Paraíba - Brasil - 1875-1901;Économie de Paraíba - XIXe siècle;Histoire du Brésil;Empire du brésil;Histoire de Paraíba - Economie;Briseurs de poids;Paraíba du XIXe siècle - moyen de transport;Moyens de transport - Paraíba du XIXe siècle;Port de Paraíba - Sanhauá / Varadouro;Sanhauá / Varadouro - port de Paraíba;Britannique à Paraíba;Gares à Paraíba;Paraíba dans le processus ferroviaire;Processus ferroviaire - Paraíba;Engenhos - Paraíba du XIXe siècle;Coton - Paraíba du XIXe siècle;Chemin de fer anglais à Paraíba;The Conde D'Eu Railway Company - Paraíba - Brésil - 1875-1901
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MELO, Josemir Camilo de. A economia paraibana no século XIX e o capital inglês: The Conde D’Eu Railway (1875-1901). Campina Grande - PB: EDUFCG, 2020. ISBN: 978-85-8001-275-0. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29882
???metadata.dc.description.resumo???: O historiador Josemir Camilo de Melo nos apresenta a história da ferrovia inglesa he Conde D’Eu Railway Company, preenchendo várias lacunas com informações inéditas, num estudo fundamentado em pesquisas profundas e detalhadas, tanto de arquivos no Brasil, como na Inglaterra, onde o autor passou tempo examinando documentação primária na London School of Economics, na British Library e no Public Record Oice, entre outros importantes acervos. Doutor pela UFPE [2000] com a tese Modernização e mudanças: um trem inglês nos canaviais do Nordeste (1852-1902), e sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano desde novembro de 2015, o professor Josemir Camilo de Melo demonstra mais uma vez a rigorosa disciplina e o cuidado com que ele trata dos fatos históricos. Dono de um currículo de publicações que o coloca na preeminência da pesquisa de aspetos econômicos, sociais e políticos da época da modernização do Nordeste do Brasil e da chegada de ferrovias, inicialmente com know-how inglês durante a segunda metade do século XIX, este historiador mostra completo domínio da história da época em pauta. Conheço e admiro o historiador Josemir Camilo de Melo há mais de vinte anos, desde que trocamos informações sobre a história da rede ferroviária he Great Western of Brazil Railway. Aproveitei muito da sua organização da valiosa coleção de documentos sobre este tema no Arquivo Público de Pernambuco, em Recife. Considero que o professor Josemir Camilo de Melo é a primeira autoridade atual nas questões históricas do desenvolvimento ferroviário no Nordeste do Brasil, levando em conta o alcance do seu trabalho impresso. Suas obras nesse tema abrangem investimentos ferroviários ingleses na região e as consequências sociais e econômicas da transição para o trabalho assalariado, em especial através do seu livro Ferrovias inglesas e mobilidade social no Nordeste: 1850-1900 (2008) e a sua mais recente publicação, A primeira ferrovia inglesa no Brasil – he Recife-São Francisco Railway (2016). Este livro trata da história da estrada de ferro he Conde D’Eu Railway na Paraíba, uma análise histórica que examina detalhadamente a empresa inglesa dentro do contexto social, político e econômico desse período. A ferrovia começa com uma concessão outorgada pela Princesa Isabel em dezembro de 1871, com o intuito de estabelecer uma estrada de ferro desde a capital provincial até Alagoa Grande, com ramais a Ingá (a sudoeste) e a Independência (ao norte). Esse decreto imperial foi reforçado com o apoio de uma lei provincial aprovada em junho de 1872, que garantiu juros anuais de 7% sobre um capital máximo de investimento de 5.000:000$000. Não despertou inicialmente nenhum interesse entre os investidores até que o governo imperial, em abril de 1874, confirmasse a oferta provincial e acrescentasse um incentivo adicional — aumentando o período exclusivo de operação da ferrovia de cinquenta para noventa anos — e depois, em agosto de 1875, concedesse uma soma adicional de 1.000:000$000. Essa medida tornou-se atrativa aos investidores na Grã-Bretanha e, em setembro de 1875, a Conde d’Eu Railway Company foi organizada em Londres expressamente para aproveitar essa concessão. Depois de vários atrasos, a construção da linha começou em agosto de 1880, e o primeiro trecho de trinta quilômetros ligando Paraíba (a capital) com Entroncamento, perto de Sapé, foi inaugurado no ano seguinte. A empresa perdurou até 1901, quando o governo republicano resolveu expropriar a companhia por 615.000 libras e arrendar a linha principal existente e os ramais à he Great Western of Brazil Company. Esses são os fatos gerais e relativamente bem conhecidos. O que o historiador Josemir Camilo de Melo oferece é um estudo minucioso do contexto histórico, começando com a primeira metade do século XIX, quando a Paraíba era uma das províncias mais pobres da nação e quase totalmente dependente de Pernambuco. Essa pobreza e marginalização continuou em relação às outras províncias. A Paraíba não desfrutou inicialmente da modernização capitalista, comandada pelo capital inglês e subsidiada pelo governo imperial, que já estava transformando o Brasil, a partir da década de 1870. Com muitas informações inéditas, baseadas em fontes primárias de grande importância, tais como relatórios de cônsules britânicos, este livro explica em detalhes como a ferrovia finalmente veio para mudar a província da Paraíba. Achei especialmente reveladora a terceira parte do livro, que trata da questão da presença inglesa na Paraíba e o porquê do interesse dos investidores britânicos nesta província —como disse o historiador — a Paraíba para inglês ver! Ao longo de todo o livro, o autor apoia suas informações e opiniões com descrições pormenorizadas, tabelas de dados (muitas vezes, inéditos) e finaliza com apêndices importantes, incluindo uma cronologia da ferrovia, dados de receitas e balanços da ferrovia por ano, lucros comparativos de ferrovias inglesas no Brasil e detalhes das estações da ferrovia Conde D’Eu. Recomendo sem reserva aos historiadores e estudantes interessados em conhecer mais sobre o desenvolvimento da Paraíba no século XIX, em particular, as contribuições das estradas de ferro; e apresenao público em geral que queira saber mais sobre a formação social, política e econômica da Paraíba.
Keywords: Economia paraibana - século XIX
História do Brasil
Brasil império
História da Paraíba - Economia
Quebra-quilos
Paraíba oitocentista - meios de transporte
Meios de transporte - Paraíba oitocentista
Porto da Paraíba - Sanhauá / Varadouro
Sanhauá / Varadouro - porto da Paraíba
Ingleses na Paraíba
Ferrovias na Paraíba
Paraíba no processo ferroviário
Processo ferroviário - Paraíba
Engenhos - Paraíba oitocentista
Algodão - Paraíba oitocentista
Ferrovia inglesa na Paraíba
The Conde D’Eu Railway Company - Paraíba - Brasil - 1875-1901
Economy of Paraíba - 19th century
History of Brazil
Brazil empire
History of Paraíba - Economy
Weight breakers
Nineteenth-century Paraíba - means of transport
Means of transport - 19th century Paraíba
Port of Paraíba - Sanhauá / Varadouro
Sanhauá / Varadouro - port of Paraíba
British in Paraíba
Railroads in Paraíba
Paraíba in the rail process
Railway process - Paraíba
Engenhos - 19th century Paraíba
Cotton - 19th century Paraíba
English railway in Paraíba
The Conde D'Eu Railway Company - Paraíba - Brazil - 1875-1901
Economía de Paraíba - Siglo XIX
Historia de Brasil
Imperio brasil
Historia de Paraíba - Economía
Interruptores de peso
Paraíba del siglo XIX - medio de transporte
Medios de transporte - Paraíba del siglo XIX
Puerto de Paraíba - Sanhauá / Varadouro
Sanhauá / Varadouro - puerto de Paraíba
Británicos en Paraíba
Ferrocarriles en Paraíba
Paraíba en el proceso ferroviario
Proceso ferroviario - Paraíba
Engenhos - Paraíba del siglo XIX
Algodón - Paraíba del siglo XIX
Ferrocarril Inglés en Paraíba
La Compañía Ferroviaria Conde D'Eu - Paraíba - Brasil - 1875-1901
Économie de Paraíba - XIXe siècle
Histoire du Brésil
Empire du brésil
Histoire de Paraíba - Economie
Briseurs de poids
Paraíba du XIXe siècle - moyen de transport
Moyens de transport - Paraíba du XIXe siècle
Port de Paraíba - Sanhauá / Varadouro
Sanhauá / Varadouro - port de Paraíba
Britannique à Paraíba
Gares à Paraíba
Paraíba dans le processus ferroviaire
Processus ferroviaire - Paraíba
Engenhos - Paraíba du XIXe siècle
Coton - Paraíba du XIXe siècle
Chemin de fer anglais à Paraíba
The Conde D'Eu Railway Company - Paraíba - Brésil - 1875-1901
???metadata.dc.subject.cnpq???: História da Paraíba
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29882
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