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dc.description.resumoO historiador Josemir Camilo de Melo nos apresenta a história da ferrovia inglesa he Conde D’Eu Railway Company, preenchendo várias lacunas com informações inéditas, num estudo fundamentado em pesquisas profundas e detalhadas, tanto de arquivos no Brasil, como na Inglaterra, onde o autor passou tempo examinando documentação primária na London School of Economics, na British Library e no Public Record Oice, entre outros importantes acervos. Doutor pela UFPE [2000] com a tese Modernização e mudanças: um trem inglês nos canaviais do Nordeste (1852-1902), e sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano desde novembro de 2015, o professor Josemir Camilo de Melo demonstra mais uma vez a rigorosa disciplina e o cuidado com que ele trata dos fatos históricos. Dono de um currículo de publicações que o coloca na preeminência da pesquisa de aspetos econômicos, sociais e políticos da época da modernização do Nordeste do Brasil e da chegada de ferrovias, inicialmente com know-how inglês durante a segunda metade do século XIX, este historiador mostra completo domínio da história da época em pauta. Conheço e admiro o historiador Josemir Camilo de Melo há mais de vinte anos, desde que trocamos informações sobre a história da rede ferroviária he Great Western of Brazil Railway. Aproveitei muito da sua organização da valiosa coleção de documentos sobre este tema no Arquivo Público de Pernambuco, em Recife. Considero que o professor Josemir Camilo de Melo é a primeira autoridade atual nas questões históricas do desenvolvimento ferroviário no Nordeste do Brasil, levando em conta o alcance do seu trabalho impresso. Suas obras nesse tema abrangem investimentos ferroviários ingleses na região e as consequências sociais e econômicas da transição para o trabalho assalariado, em especial através do seu livro Ferrovias inglesas e mobilidade social no Nordeste: 1850-1900 (2008) e a sua mais recente publicação, A primeira ferrovia inglesa no Brasil – he Recife-São Francisco Railway (2016). Este livro trata da história da estrada de ferro he Conde D’Eu Railway na Paraíba, uma análise histórica que examina detalhadamente a empresa inglesa dentro do contexto social, político e econômico desse período. A ferrovia começa com uma concessão outorgada pela Princesa Isabel em dezembro de 1871, com o intuito de estabelecer uma estrada de ferro desde a capital provincial até Alagoa Grande, com ramais a Ingá (a sudoeste) e a Independência (ao norte). Esse decreto imperial foi reforçado com o apoio de uma lei provincial aprovada em junho de 1872, que garantiu juros anuais de 7% sobre um capital máximo de investimento de 5.000:000$000. Não despertou inicialmente nenhum interesse entre os investidores até que o governo imperial, em abril de 1874, confirmasse a oferta provincial e acrescentasse um incentivo adicional — aumentando o período exclusivo de operação da ferrovia de cinquenta para noventa anos — e depois, em agosto de 1875, concedesse uma soma adicional de 1.000:000$000. Essa medida tornou-se atrativa aos investidores na Grã-Bretanha e, em setembro de 1875, a Conde d’Eu Railway Company foi organizada em Londres expressamente para aproveitar essa concessão. Depois de vários atrasos, a construção da linha começou em agosto de 1880, e o primeiro trecho de trinta quilômetros ligando Paraíba (a capital) com Entroncamento, perto de Sapé, foi inaugurado no ano seguinte. A empresa perdurou até 1901, quando o governo republicano resolveu expropriar a companhia por 615.000 libras e arrendar a linha principal existente e os ramais à he Great Western of Brazil Company. Esses são os fatos gerais e relativamente bem conhecidos. O que o historiador Josemir Camilo de Melo oferece é um estudo minucioso do contexto histórico, começando com a primeira metade do século XIX, quando a Paraíba era uma das províncias mais pobres da nação e quase totalmente dependente de Pernambuco. Essa pobreza e marginalização continuou em relação às outras províncias. A Paraíba não desfrutou inicialmente da modernização capitalista, comandada pelo capital inglês e subsidiada pelo governo imperial, que já estava transformando o Brasil, a partir da década de 1870. Com muitas informações inéditas, baseadas em fontes primárias de grande importância, tais como relatórios de cônsules britânicos, este livro explica em detalhes como a ferrovia finalmente veio para mudar a província da Paraíba. Achei especialmente reveladora a terceira parte do livro, que trata da questão da presença inglesa na Paraíba e o porquê do interesse dos investidores britânicos nesta província —como disse o historiador — a Paraíba para inglês ver! Ao longo de todo o livro, o autor apoia suas informações e opiniões com descrições pormenorizadas, tabelas de dados (muitas vezes, inéditos) e finaliza com apêndices importantes, incluindo uma cronologia da ferrovia, dados de receitas e balanços da ferrovia por ano, lucros comparativos de ferrovias inglesas no Brasil e detalhes das estações da ferrovia Conde D’Eu. Recomendo sem reserva aos historiadores e estudantes interessados em conhecer mais sobre o desenvolvimento da Paraíba no século XIX, em particular, as contribuições das estradas de ferro; e apresenao público em geral que queira saber mais sobre a formação social, política e econômica da Paraíba.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória da Paraíbapt_BR
dc.titleA economia paraibana no século XIX e o capital inglês: The Conde D’Eu Railway (1875-1901).pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29882-
dc.date.accessioned2023-05-19T21:31:58Z-
dc.date.available2023-05-19-
dc.date.available2023-05-19T21:31:58Z-
dc.typeLivropt_BR
dc.subjectEconomia paraibana - século XIX-
dc.subjectHistória do Brasil-
dc.subjectBrasil império-
dc.subjectHistória da Paraíba - Economia-
dc.subjectQuebra-quilos-
dc.subjectParaíba oitocentista - meios de transporte-
dc.subjectMeios de transporte - Paraíba oitocentista-
dc.subjectPorto da Paraíba - Sanhauá / Varadouro-
dc.subjectSanhauá / Varadouro - porto da Paraíba-
dc.subjectIngleses na Paraíba-
dc.subjectFerrovias na Paraíba-
dc.subjectParaíba no processo ferroviário-
dc.subjectProcesso ferroviário - Paraíba-
dc.subjectEngenhos - Paraíba oitocentista-
dc.subjectAlgodão - Paraíba oitocentista-
dc.subjectFerrovia inglesa na Paraíba-
dc.subjectThe Conde D’Eu Railway Company - Paraíba - Brasil - 1875-1901-
dc.subjectEconomy of Paraíba - 19th century-
dc.subjectHistory of Brazil-
dc.subjectBrazil empire-
dc.subjectHistory of Paraíba - Economy-
dc.subjectWeight breakers-
dc.subjectNineteenth-century Paraíba - means of transport-
dc.subjectMeans of transport - 19th century Paraíba-
dc.subjectPort of Paraíba - Sanhauá / Varadouro-
dc.subjectSanhauá / Varadouro - port of Paraíba-
dc.subjectBritish in Paraíba-
dc.subjectRailroads in Paraíba-
dc.subjectParaíba in the rail process-
dc.subjectRailway process - Paraíba-
dc.subjectEngenhos - 19th century Paraíba-
dc.subjectCotton - 19th century Paraíba-
dc.subjectEnglish railway in Paraíba-
dc.subjectThe Conde D'Eu Railway Company - Paraíba - Brazil - 1875-1901-
dc.subjectEconomía de Paraíba - Siglo XIX-
dc.subjectHistoria de Brasil-
dc.subjectImperio brasil-
dc.subjectHistoria de Paraíba - Economía-
dc.subjectInterruptores de peso-
dc.subjectParaíba del siglo XIX - medio de transporte-
dc.subjectMedios de transporte - Paraíba del siglo XIX-
dc.subjectPuerto de Paraíba - Sanhauá / Varadouro-
dc.subjectSanhauá / Varadouro - puerto de Paraíba-
dc.subjectBritánicos en Paraíba-
dc.subjectFerrocarriles en Paraíba-
dc.subjectParaíba en el proceso ferroviario-
dc.subjectProceso ferroviario - Paraíba-
dc.subjectEngenhos - Paraíba del siglo XIX-
dc.subjectAlgodón - Paraíba del siglo XIX-
dc.subjectFerrocarril Inglés en Paraíba-
dc.subjectLa Compañía Ferroviaria Conde D'Eu - Paraíba - Brasil - 1875-1901-
dc.subjectÉconomie de Paraíba - XIXe siècle-
dc.subjectHistoire du Brésil-
dc.subjectEmpire du brésil-
dc.subjectHistoire de Paraíba - Economie-
dc.subjectBriseurs de poids-
dc.subjectParaíba du XIXe siècle - moyen de transport-
dc.subjectMoyens de transport - Paraíba du XIXe siècle-
dc.subjectPort de Paraíba - Sanhauá / Varadouro-
dc.subjectSanhauá / Varadouro - port de Paraíba-
dc.subjectBritannique à Paraíba-
dc.subjectGares à Paraíba-
dc.subjectParaíba dans le processus ferroviaire-
dc.subjectProcessus ferroviaire - Paraíba-
dc.subjectEngenhos - Paraíba du XIXe siècle-
dc.subjectCoton - Paraíba du XIXe siècle-
dc.subjectChemin de fer anglais à Paraíba-
dc.subjectThe Conde D'Eu Railway Company - Paraíba - Brésil - 1875-1901-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMELO, Josemir Camilo de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe economy of Paraíba in the 19th century and English capital: The Conde D'Eu Railway (1875-1901).pt_BR
dc.identifier.citationMELO, Josemir Camilo de. A economia paraibana no século XIX e o capital inglês: The Conde D’Eu Railway (1875-1901). Campina Grande - PB: EDUFCG, 2020. ISBN: 978-85-8001-275-0. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29882pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-8001-275-0-
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A ECONOMIA PARAIBANA NO SÉCULO XIX E O CAPITAL INGLÊS - EBOOK EDUFCG 2019.pdfA economia paraibana no século XIX e o capital inglês - E-BOOK EDUFCG 2019.4.62 MBAdobe PDFView/Open


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