Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29888
Title: De aluno relapso a professor transgressor: representações discursivas identitárias em Lêdo Ivo.
Other Titles: From relapsed student to transgressive teacher: identity discursive representations in Lêdo Ivo.
???metadata.dc.creator???: LIRA, André Augusto Diniz.
PASSEGGI, Luis.
Keywords: Lêdo Ivo;Formação docente;Aluno relapso;Professor transgressor;Identidade;Gêneros literários;Autobiografia;Análise lexical;Linguística textual;Linguística teórica e descritiva;Teaching training;Relapsed student;Transgressive teacher;Identity;Literary genres;Autobiography;Lexical analysis;Textual linguistics;Theoretical and descriptive linguistics;Formation pédagogique;Étudiant en rechute;Professeur transgressif;Identité;Genres littéraires;Autobiographie;Analyse lexicale;Linguistique textuelle;Linguistique théorique et descriptive;Formación docente;Estudiante reincidente;Profesor transgresor;Identidad;Géneros literarios;Análisis léxico;Lingüística textual;Lingüística teórica y descriptiva
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIRA, André Augusto Diniz; PASSEGGI, Luis. De aluno relapso a professor transgressor: representações discursivas identitárias em Lêdo Ivo. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2020. ISBN: 978-65-86302-13-4. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29888
???metadata.dc.description.resumo???: Como uma centelha, surgida em meio a um comentário eventual de um amigo1 e à subsequente leitura de um poema de Lêdo Ivo, comecei a interessar-me desmedidamente pela obra desse autor alagoano. A medida dessa desmedida resultou na busca, de um certo modo desenfreada, de livros do poeta alagoano e de publicações de seus críticos. Em um enfeitiçamento motivacional, por meio de uma leitura curiosa e disciplinada, cobri sua vasta obra poética, prosseguindo, até então, em sua intensa e variada prosa. Disso resultou esta pesquisa, que se fez como uma continuidade desse lampejo inicial, transformada agora em livro. O primeiro objetivo traçado da pesquisa era explicitar como se evidenciavam as representações discursivas articuladas de si, de poeta e de poesia em Lêdo Ivo. Uma vez que tal empreendimento se evidenciou, por sua complexidade, inviável para se realizar em um período de estágio pós-doutoral, izemos um recorte centrado nas representações discursivas identitárias construídas pelo poeta no livro O aluno relapso. Afastem-se das hélices (IVO, 2013). Esse estágio pós-doutoral foi realizado no Programa de Estudos da Linguagem na UFRN (PPGEL/UFRN), sob a supervisão do segundo autor deste livro. Unimo-nos para desvendar esse escritor que, sem reservas, airmou, entre tantas outras frases desestabilizadoras: “A teoria literária consiste em querer ensinar as águias a voar” (IVO, 2013, p. 119). Ele próprio, sublinhe-se, um crítico literário. O conceito de representações identitárias utilizado neste livro provém de uma aproximação com Deschamps e Moliner (2009). Essas representações identitárias são compreendidas como constituidoras do fundamento do sentimento de identidade e permitem traçar comparações, em suas semelhanças e diferenciações, entre os grupos de pertença nos quais nos inserimos e outros grupos com os quais mantemos diversos tipos de relação: de aproximação, de distanciamento, de oposição e até de negação. Acrescentamos a esse conceito, no desenvolvimento da pesquisa, o termo discursivas. Na perspectiva tecida, aproximamo-nos da noção de ethos discursivo, compreendendo- o como uma imagem que o “[...] locutor constrói em seu discurso para exercer uma inluência sobre o alocutário” e da análise do discurso, na linha proposta por Maingueneau, como uma forma em que o enunciador “[...] deve legitimar o seu dizer: em seu discurso, ele se atribui uma posição institucional e marca a sua relação com um saber” (CHARAUDEAU; MAINGUENEAU, 2004, p. 220). Esta pesquisa trata-se de uma primeira aproximação que buscou articular o conceito de campo literário à análise textual dos discursos, construída no grupo de pesquisa Análise Textual dos Discursos do PPGEL/UFRN. Esse grupo se direciona para a análise de uma miríade de textos e de análises possíveis, sob diferentes escopos, enfoques e gêneros. Nossa análise recai em um conjunto de textos, escritos em décadas diferentes, sob a pena de um mesmo autor (Lêdo Ivo), que se constituíram, por um trabalho autoral e editorial, em um único livro conjugado. Nessa linha de aproximação, inclusive com foco em um objeto de pesquisa denso e pouco afeito à disciplina cartesiana, tal como é a literatura, desenvolvemos um projeto que visou mobilizar horizontes interpretativos na interface entre a sociologia e a linguística. Por um lado, esperamos que a explicitação desse fazer possa servir, do ponto de vista epistemológico, para futuras pesquisas. Por outro lado, esperamos também que possa dar maior visibilidade ao poeta da “Miami dos Pobres”, que tinge suas múltiplas facetas identitárias de claridade e de escuridão de um modo sempre inovador, em sua vasta obra inacabada. Lêdo Ivo se apresenta, na obra analisada, através de quatro principais representações discursivas identitárias como um transgressor [poeta, escritor e crítico], um artista competente da linguagem, um porta-voz político da sociedade e um pensador [que relete inclusive sobre a identidade humana]. Essas representações ocorrem de um modo dinâmico e entrecruzado e têm por lastro narrativas autobiográicas do autor. Disso resulta o título deste livro: De aluno relapso a pensador transgressor: representações discursivas identitárias em Lêdo Ivo. Finalmente, faz-se necessário sublinhar e agradecer a um conjunto de pessoas que tiveram participação direta e indireta na feitura deste trabalho. Primeiramente, agradeço ao professor Luis Passeggi, que supervisionou o estágio pós-doutoral na UFRN, abrindo caminhos para que pudesse enxergar melhor a área da linguística aplicada, notadamente a análise textual dos discursos. Também agradeço ao professor e membro da Academia Paraibana de Letras José Mário da Silva, pela chama iluminadora que me fez perceber a fortuna literária de Lêdo Ivo; pelo prefácio escrito, que nos foi um verdadeiro presente; e pelas leituras atentas que fez deste trabalho. Agradeço ao professor Márcio André de Andrade pelas gentis observações no texto que contribuíram para a sua melhoria. Agradeço a Simone Cunha, da EDUFCG, pela preciosa revisão do texto. Agradeço à professora Maria da Conceição Passeggi, que me intermediou os primeiros contatos para a feitura deste estágio pós-doutoral e por ser, para mim, um ânimo vibrante para prosseguir nas pesquisas. Agradeço a Deus por me sustentar e me alegrar com as suas doces e inindas consolações.
Keywords: Lêdo Ivo
Formação docente
Aluno relapso
Professor transgressor
Identidade
Gêneros literários
Autobiografia
Análise lexical
Linguística textual
Linguística teórica e descritiva
Teaching training
Relapsed student
Transgressive teacher
Identity
Literary genres
Autobiography
Lexical analysis
Textual linguistics
Theoretical and descriptive linguistics
Formation pédagogique
Étudiant en rechute
Professeur transgressif
Identité
Genres littéraires
Autobiographie
Analyse lexicale
Linguistique textuelle
Linguistique théorique et descriptive
Formación docente
Estudiante reincidente
Profesor transgresor
Identidad
Géneros literarios
Análisis léxico
Lingüística textual
Lingüística teórica y descriptiva
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29888
Appears in Collections:Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DE ALUNO RELAPSO A PENSADOR TRANSGRESSOR - EBOOK EDUFCG 2020.pdfDe aluno relapso a pensador transgressor - EBOOK EDUFCG 2020661.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.