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dc.description.resumoComo uma centelha, surgida em meio a um comentário eventual de um amigo1 e à subsequente leitura de um poema de Lêdo Ivo, comecei a interessar-me desmedidamente pela obra desse autor alagoano. A medida dessa desmedida resultou na busca, de um certo modo desenfreada, de livros do poeta alagoano e de publicações de seus críticos. Em um enfeitiçamento motivacional, por meio de uma leitura curiosa e disciplinada, cobri sua vasta obra poética, prosseguindo, até então, em sua intensa e variada prosa. Disso resultou esta pesquisa, que se fez como uma continuidade desse lampejo inicial, transformada agora em livro. O primeiro objetivo traçado da pesquisa era explicitar como se evidenciavam as representações discursivas articuladas de si, de poeta e de poesia em Lêdo Ivo. Uma vez que tal empreendimento se evidenciou, por sua complexidade, inviável para se realizar em um período de estágio pós-doutoral, izemos um recorte centrado nas representações discursivas identitárias construídas pelo poeta no livro O aluno relapso. Afastem-se das hélices (IVO, 2013). Esse estágio pós-doutoral foi realizado no Programa de Estudos da Linguagem na UFRN (PPGEL/UFRN), sob a supervisão do segundo autor deste livro. Unimo-nos para desvendar esse escritor que, sem reservas, airmou, entre tantas outras frases desestabilizadoras: “A teoria literária consiste em querer ensinar as águias a voar” (IVO, 2013, p. 119). Ele próprio, sublinhe-se, um crítico literário. O conceito de representações identitárias utilizado neste livro provém de uma aproximação com Deschamps e Moliner (2009). Essas representações identitárias são compreendidas como constituidoras do fundamento do sentimento de identidade e permitem traçar comparações, em suas semelhanças e diferenciações, entre os grupos de pertença nos quais nos inserimos e outros grupos com os quais mantemos diversos tipos de relação: de aproximação, de distanciamento, de oposição e até de negação. Acrescentamos a esse conceito, no desenvolvimento da pesquisa, o termo discursivas. Na perspectiva tecida, aproximamo-nos da noção de ethos discursivo, compreendendo- o como uma imagem que o “[...] locutor constrói em seu discurso para exercer uma inluência sobre o alocutário” e da análise do discurso, na linha proposta por Maingueneau, como uma forma em que o enunciador “[...] deve legitimar o seu dizer: em seu discurso, ele se atribui uma posição institucional e marca a sua relação com um saber” (CHARAUDEAU; MAINGUENEAU, 2004, p. 220). Esta pesquisa trata-se de uma primeira aproximação que buscou articular o conceito de campo literário à análise textual dos discursos, construída no grupo de pesquisa Análise Textual dos Discursos do PPGEL/UFRN. Esse grupo se direciona para a análise de uma miríade de textos e de análises possíveis, sob diferentes escopos, enfoques e gêneros. Nossa análise recai em um conjunto de textos, escritos em décadas diferentes, sob a pena de um mesmo autor (Lêdo Ivo), que se constituíram, por um trabalho autoral e editorial, em um único livro conjugado. Nessa linha de aproximação, inclusive com foco em um objeto de pesquisa denso e pouco afeito à disciplina cartesiana, tal como é a literatura, desenvolvemos um projeto que visou mobilizar horizontes interpretativos na interface entre a sociologia e a linguística. Por um lado, esperamos que a explicitação desse fazer possa servir, do ponto de vista epistemológico, para futuras pesquisas. Por outro lado, esperamos também que possa dar maior visibilidade ao poeta da “Miami dos Pobres”, que tinge suas múltiplas facetas identitárias de claridade e de escuridão de um modo sempre inovador, em sua vasta obra inacabada. Lêdo Ivo se apresenta, na obra analisada, através de quatro principais representações discursivas identitárias como um transgressor [poeta, escritor e crítico], um artista competente da linguagem, um porta-voz político da sociedade e um pensador [que relete inclusive sobre a identidade humana]. Essas representações ocorrem de um modo dinâmico e entrecruzado e têm por lastro narrativas autobiográicas do autor. Disso resulta o título deste livro: De aluno relapso a pensador transgressor: representações discursivas identitárias em Lêdo Ivo. Finalmente, faz-se necessário sublinhar e agradecer a um conjunto de pessoas que tiveram participação direta e indireta na feitura deste trabalho. Primeiramente, agradeço ao professor Luis Passeggi, que supervisionou o estágio pós-doutoral na UFRN, abrindo caminhos para que pudesse enxergar melhor a área da linguística aplicada, notadamente a análise textual dos discursos. Também agradeço ao professor e membro da Academia Paraibana de Letras José Mário da Silva, pela chama iluminadora que me fez perceber a fortuna literária de Lêdo Ivo; pelo prefácio escrito, que nos foi um verdadeiro presente; e pelas leituras atentas que fez deste trabalho. Agradeço ao professor Márcio André de Andrade pelas gentis observações no texto que contribuíram para a sua melhoria. Agradeço a Simone Cunha, da EDUFCG, pela preciosa revisão do texto. Agradeço à professora Maria da Conceição Passeggi, que me intermediou os primeiros contatos para a feitura deste estágio pós-doutoral e por ser, para mim, um ânimo vibrante para prosseguir nas pesquisas. Agradeço a Deus por me sustentar e me alegrar com as suas doces e inindas consolações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguística.pt_BR
dc.titleDe aluno relapso a professor transgressor: representações discursivas identitárias em Lêdo Ivo.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29888-
dc.date.accessioned2023-05-22T11:47:30Z-
dc.date.available2023-05-22-
dc.date.available2023-05-22T11:47:30Z-
dc.typeLivropt_BR
dc.subjectLêdo Ivopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectAluno relapsopt_BR
dc.subjectProfessor transgressorpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectGêneros literáriospt_BR
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subjectAnálise lexicalpt_BR
dc.subjectLinguística textualpt_BR
dc.subjectLinguística teórica e descritivapt_BR
dc.subjectTeaching trainingpt_BR
dc.subjectRelapsed studentpt_BR
dc.subjectTransgressive teacherpt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectLiterary genrespt_BR
dc.subjectAutobiographypt_BR
dc.subjectLexical analysispt_BR
dc.subjectTextual linguisticspt_BR
dc.subjectTheoretical and descriptive linguisticspt_BR
dc.subjectFormation pédagogiquept_BR
dc.subjectÉtudiant en rechutept_BR
dc.subjectProfesseur transgressifpt_BR
dc.subjectIdentitépt_BR
dc.subjectGenres littérairespt_BR
dc.subjectAutobiographiept_BR
dc.subjectAnalyse lexicalept_BR
dc.subjectLinguistique textuellept_BR
dc.subjectLinguistique théorique et descriptivept_BR
dc.subjectFormación docentept_BR
dc.subjectEstudiante reincidentept_BR
dc.subjectProfesor transgresorpt_BR
dc.subjectIdentidadpt_BR
dc.subjectGéneros literariospt_BR
dc.subjectAnálisis léxicopt_BR
dc.subjectLingüística textualpt_BR
dc.subjectLingüística teórica y descriptivapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIRA, André Augusto Diniz.-
dc.creatorPASSEGGI, Luis.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFrom relapsed student to transgressive teacher: identity discursive representations in Lêdo Ivo.pt_BR
dc.identifier.citationLIRA, André Augusto Diniz; PASSEGGI, Luis. De aluno relapso a professor transgressor: representações discursivas identitárias em Lêdo Ivo. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2020. ISBN: 978-65-86302-13-4. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29888pt_BR
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