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Title: Entrecruzando as margens: diálogos entre literaturas.
Other Titles: Crisscrossing the margins: dialogues between literatures.
???metadata.dc.creator???: ANDRADE, Andreia de Lima.
NEGREIRO, Carlos Alberto de.
RODRIGUES, Etiene Mendes.
LIMA, Felippe Nildo Oliveira de.
SOUZA, Francisca Zuleide Duarte de.
MARTINS, Izabel Cristina Oliveira.
LIMA, José Augusto Soares.
MARIZ, Josilene Pinheiro.
GONÇALVES, Jéssica Pereira.
OLIVEIRA, Jusciele Conceição Almeida de.
VALANDRO, Letícia.
SILVA, Luciana Morais da.
SILVA, Marcelo Medeiros da.
NASCIMENTO, Márcia.
OLIVEIRA, Maria Angélica de.
GOMES, Mariana Andrade.
SOUZA, Rodrigo Nunes de.
BEZERRA, Rosilda Alves.
Keywords: Literatura de língua portuguesa;Africanidade;Pós-colonialismo;Literatura africana de língua portuguesa;Mulher escritora - literatura portuguesa;Terra sonâmbula - crítica e interpretação;LÍlia Momplé - obra Ninguém matou Suhura;Paulina Chiziane - romance lírico;África Subsaariana - literatura feminina em francês;Mia couto - hibridismo genológico;Escritores africanos;Literatura e História;Narrativas - literatura africana de língua por tuguesa;Agualusa;Literatura cabo-verdiana;Cabo Verde - literatura;Agostinho Neto - poesia;Corsino Fontes - poeta;Comandante Hussi - Jorge Araújo;Cinema Bissau-Guineense;Flora gomes - cineasta Bissau-Guineense;Literatura da Guiné-Bissau;Ruy Duarte - escritor angolano;Edmilson Pereira - escritor;Etnopoética negra;Identidade cultural;Colonialismo;Portuguese language literature;Africanity;Postcolonialism;Portuguese-speaking African Literature;Woman writer - Portuguese literature;Sleepwalking land - criticism and interpretation;Lília Momplé - Nobody Killed Suhura;Paulina Chiziane - lyrical romance;Sub-Saharan Africa - Women's Literature in French;Mia Couto - Genological hybridism;African writers;Literature and History;Narratives - Portuguese-speaking African literature;Cape Verdean Literature;Cape Verde - literature;Agostinho Neto - poetry;Corsino Fontes - poet;Commander Hussi - Jorge Araújo;Bissau-Guinean Cinema;Flora gomes - Bissau-Guinean filmmaker;Literature from Guinea-Bissau;Ruy Duarte - Angolan writer;Edmilson Pereira - writer;Black ethnopoetics;Cultural identity;Colonialism;Littérature de langue portugaise;Africanité;Postcolonialisme;Littérature africaine lusophone;Femme écrivain - Littérature portugaise;Pays des somnambules - critique et interprétation;Lília Momplé - Personne n'a tué Suhura;Paulina Chiziane - romance lyrique;Afrique subsaharienne - Littérature féminine de langue française;Mia Couto - Hybride génologique;Écrivains africains;Littérature et histoire;Récits - Littérature africaine lusophone;Littérature capverdienne;Cap-Vert - littérature;Agostinho Neto - poésie;Corsino Fontes - poète;Commandant Hussi - Jorge Araújo;Cinéma bissau-guinéen;Flora gomes - cinéaste bissau-guinéenne;Littérature de Guinée-Bissau;Ruy Duarte - écrivain angolais;Edmilson Pereira - écrivain;Ethnopoétique noire;Identité culturelle;Colonialisme
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Francisca Zuleide Duarte de; SILVA, Marcelo Medeiros; NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva. Entrecruzando as margens: diálogos entre literaturas. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2020. ISBN: 978-65-86302-23-3. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29889
???metadata.dc.description.resumo???: O presente e-book congrega relexões de diversos pesquisadores brasileiros sobre a multiplicidade cultural manifesta em textos produzidos em Portugal e em países africanos. Um dos primeiros elementos de aproximação que buscam justiicar o “entrecruzar de margens” (conforme sinaliza o título) é a repartição do espaço geográico, que distancia cada uma das nacionalidades usuárias; e o enfoque diversiicado das temáticas, que aponta, sobretudo, para o multiculturalismo, as questões de gênero, classe e etnia, bem como para o enfrentamento entre literaturas hegemônicas e contra hegemônicas. Os dezesseis capítulos podem ser agregados em três blocos de discussão: o lugar da mulher, quer como protagonista de sua escrita ou como personagem que merece ter a sua condição de feminilidade discutida; as tênues relações entre literatura e história, como io condutor da tessitura literária; e as representações discursivas de alteridade e multiculturalismo. No primeiro bloco encontram-se quatro capítulos: o de Andreia de Lima Andrade discute a importância de Gertrudes Margarida de Jesus, Teresa Josefa de Melo Breyner e Leonor de Almeida Portugal Lorena e Lancastre (Marquesa de Alorna) – escritoras à margem do cânone literário lusitano-, ampliando, assim, as discussões em torno da condição feminina dentro de uma sociedade patriarcal, notadamente a do século XVIII; o de Jéssica Pereira Gonçalves e Maria Angélica de Oliveira faz uma leitura das personagens femininas atentando para a função de maternidade atribuída à mulher no romance Terra Sonâmbula, de Mia Couto; Etiene Mendes Rodrigues volta-se para a produção de contos de Mia Couto, com o objetivo de estudar a temática da violência envolvendo as personagens femininas; Rodrigo Nunes de Souza estuda o silenciamento imposto às mulheres negras, em contexto de Moçambique, tendo como objeto de estudo o conto “Ninguém matou Suhura”, de Lília Momplé. No segundo bloco, Isabel Cristina Oliveira Martins estuda aspectos da constituição do romance histórico, tendo como objeto o romance A Sul. O Sombreiro, do angolano Pepetela, que tem como espaço narrativo a Angola dos séculos XVI e XVII; José Augusto Soares Lima analisa o hibridismo genológico do romance Terra Sonâmbula, de Mia Couto, problematizando o entrecruzamento histórico entre o passado e o presente, a tradição e a modernidade na constituição da representação literária coutiniana; Luciana Morais da Silva se preocupa em estudar a sobreposição de discursos, vozes, espaços e tempos que interligam o espaço tradicional e o urbano presentiicados no conto “A chuva pasmada”, de Mia Couto; Marcelo Medeiros Silva aborda o tom lírico melancólico dado por Paulina Chiziane ao seu romance Balada de amor ao vento; Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega busca estudar as aproximações entre história e icção a partir de dois romances de Mia Couto (O outro pé da sereia e O último voo do lamingo) e Nação Crioula, de José Eduardo Agualusa; Mariana Andrade Gomes estuda os efeitos da comicidade e do riso nas seguintes narrativas cabo-verdianas: Cinco balas contra a América, de Jorge Araújo; o conto “O Visto”, de Ondina Ferreira; o romance O eleito do sol, de Arménio Vieira; e a crônica “Markito com K”, de Filinto Elísio. Felippe Nildo Oliveira de Lima faz uma leitura da obra Comandante Hussi, de Jorge Araújo, atentando para nuances textuais em que a infância torna-se uma temática possível para suavizar os efeitos da guerra civil, a partir da realidade pueril elaborada pelo personagem protagonista; Rosilda Alves e Carlos Alberto de Negreiro analisam as aproximações estéticas a partir das teorias críticas do pós-culturalismo entre o poeta angolano Agostinho Neto e o bissau-guineense Corsino Fontes. No terceiro e último bloco, Josilene Pinheiro Mariz volta seu olhar para a África subsaariana, especiicamente para a região de Maghrebe e Machrek, e destaca a perspectiva temática das obras escritas por mulheres, em língua francesa, durante os séculos XX e XXI; Jusciele Conceição Almeida de Oliveira contempla os dilemas da pós-colonialidade nos ilmes produzidos pelo cineasta bissau-guineense Flora Gomes; Letícia Valandro investiga aspectos de crioulização e hibridismo no romance A última tragédia, de Abdulai Sila; Márcia Nascimento estuda a etnopoética negra de Ruy Duarte e Edimilson Pereira. Por essa brevíssima apresentação, percebe-se que os textos apontam algumas pistas que, respeitando-se as especiicidades geográicas de cada uma das nações apresentadas, coniguram uma opção estética denominada “Literatura Menor”, que, na perspectiva de Deleuze e Guattari, singulariza-se por ser produzida por uma minoria praticante de uma língua maior. Nos limites desse e-book, a minoria é constituída por mulheres escritoras, por africanos que produzem textos em língua portuguesa e/ou francesa. Entretanto, esse procedimento não empobrece a produção, ao contrário, serve para elaboração de uma retórica autoairmativa em que a expressão literária assume, ao mesmo tempo, o lugar da aproximação e o da diferença.
Keywords: Literatura de língua portuguesa
Africanidade
Pós-colonialismo
Literatura africana de língua portuguesa
Mulher escritora - literatura portuguesa
Terra sonâmbula - crítica e interpretação
LÍlia Momplé - obra Ninguém matou Suhura
Paulina Chiziane - romance lírico
África Subsaariana - literatura feminina em francês
Mia couto - hibridismo genológico
Escritores africanos
Literatura e História
Narrativas - literatura africana de língua por tuguesa
Agualusa
Literatura cabo-verdiana
Cabo Verde - literatura
Agostinho Neto - poesia
Corsino Fontes - poeta
Comandante Hussi - Jorge Araújo
Cinema Bissau-Guineense
Flora gomes - cineasta Bissau-Guineense
Literatura da Guiné-Bissau
Ruy Duarte - escritor angolano
Edmilson Pereira - escritor
Etnopoética negra
Identidade cultural
Colonialismo
Portuguese language literature
Africanity
Postcolonialism
Portuguese-speaking African Literature
Woman writer - Portuguese literature
Sleepwalking land - criticism and interpretation
Lília Momplé - Nobody Killed Suhura
Paulina Chiziane - lyrical romance
Sub-Saharan Africa - Women's Literature in French
Mia Couto - Genological hybridism
African writers
Literature and History
Narratives - Portuguese-speaking African literature
Cape Verdean Literature
Cape Verde - literature
Agostinho Neto - poetry
Corsino Fontes - poet
Commander Hussi - Jorge Araújo
Bissau-Guinean Cinema
Flora gomes - Bissau-Guinean filmmaker
Literature from Guinea-Bissau
Ruy Duarte - Angolan writer
Edmilson Pereira - writer
Black ethnopoetics
Cultural identity
Colonialism
Littérature de langue portugaise
Africanité
Postcolonialisme
Littérature africaine lusophone
Femme écrivain - Littérature portugaise
Pays des somnambules - critique et interprétation
Lília Momplé - Personne n'a tué Suhura
Paulina Chiziane - romance lyrique
Afrique subsaharienne - Littérature féminine de langue française
Mia Couto - Hybride génologique
Écrivains africains
Littérature et histoire
Récits - Littérature africaine lusophone
Littérature capverdienne
Cap-Vert - littérature
Agostinho Neto - poésie
Corsino Fontes - poète
Commandant Hussi - Jorge Araújo
Cinéma bissau-guinéen
Flora gomes - cinéaste bissau-guinéenne
Littérature de Guinée-Bissau
Ruy Duarte - écrivain angolais
Edmilson Pereira - écrivain
Ethnopoétique noire
Identité culturelle
Colonialisme
???metadata.dc.subject.cnpq???: Literatura
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29889
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