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dc.description.resumoA nova teoria microeconômica se consolida a partir da crise da tradicional Teoria Microeconômica da Firma Neoclássica. Com a estruturação dos grandes conglomerados industriais em fins do século XIX e início do XX, ica claro que conceitos básicos, outrora em vigor, como uniformidade de acesso à informação entre as empresas, acesso igualitário aos mercados, produtos homogêneos, entre outros, passam a ser questionados.O pressuposto de livre concorrência é posto em cheque. O clássico artigo de Srafa, de 1933, deixa claro que o referencial teórico preexistente não era suficiente para explicar um ambiente da concorrência em que o oligopólio passa a ser a forma de mercado dominante. A tentativa de construção de uma nova base teórica foi o caminho seguido por inúmeros economistas.Partindo de estudos empíricos, em que a observação de realidades específicas dava indicações de elementos importantes para a construção desse novo referencial, o novo campo de estudos econômicos vai se consolidando a partir de meados do século XX e, com maior ênfase, nas últimas décadas desse século. Novos conceitos são construídos, novas tipologias são formuladas, novas lógicas são sistematizadas. A tendência à oligopolização dos mercados em países capitalistas desenvolvidos e em desenvolvimento estimulou o surgimento de um grupo de economistas com raízes históricas nos clássicos (Marx, Ricardo e Smith), que, influenciados pelas ideias de Schumpeter, desenvolveram novos conceitos sobre essa nova realidade dos mercados. Podemos destacar entre eles J. Bain, Sylos Labini, Kalecki e Steindl. Dá-se ênfase à importância do empreendedor e da inovação nessa sociedade. Nesse sentido, têm-se como base conceitos desenvolvidos por Schumpeter, premissas para este livro, partindo da visão que, no capitalismo, a inovação representa o motor do processo de desenvolvimento econômico. Com esse referencial, procura-se, no presente livro, permitir ao leitor uma melhor compreensão dos novos caminhos teóricos que analisam o ambiente da concorrência, as estruturas oligopólicas e o comportamento da empresa no oligopólio. A preocupação que levou a este trabalho foi a percepção da falta de textos que, descrevendo a história de consolidação da nova microeconomia, permitissem ao leitor, de uma maneira didática e direta, consolidar conceitos e compreender a dinâmica e natureza da lógica empresarial na economia capitalista.O presente texto busca consolidar a experiência dos autores em cursos de graduação de Economia, Engenharia de Produção e Administração, na área de economia e gestão de negócios, nas universidades públicas e privadas de Rondônia, Sergipe e Paraíba.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEconomia.pt_BR
dc.titleMercados e estratégias em negócios: notas de aulas.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29902-
dc.date.accessioned2023-05-22T17:44:59Z-
dc.date.available2023-05-22-
dc.date.available2023-05-22T17:44:59Z-
dc.typeLivropt_BR
dc.subjectEstratégias em negóciospt_BR
dc.subjectMercados - visão não ortodoxapt_BR
dc.subjectComportamento empresarialpt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectMacroeconomiapt_BR
dc.subjectEstratégias de crescimento - empresaspt_BR
dc.subjectMicroeconomia não tradicionalpt_BR
dc.subjectEmpresas - estratégias de crescimentopt_BR
dc.subjectBusiness strategiespt_BR
dc.subjectMarkets - unorthodox viewpt_BR
dc.subjectBusiness behaviorpt_BR
dc.subjectInnovationpt_BR
dc.subjectMacroeconomicspt_BR
dc.subjectGrowth strategies - companiespt_BR
dc.subjectnon-traditional microeconomicspt_BR
dc.subjectCompanies - growth strategiespt_BR
dc.subjectStratégies commercialespt_BR
dc.subjectMarchés - vue peu orthodoxept_BR
dc.subjectComportement commercialpt_BR
dc.subjectInnovationpt_BR
dc.subjectMacroéconomiept_BR
dc.subjectStratégies de croissance - entreprisespt_BR
dc.subjectMicroéconomie non traditionnellept_BR
dc.subjectEntreprises - stratégies de croissancept_BR
dc.subjectEstrategias de negociospt_BR
dc.subjectMercados - visión poco ortodoxapt_BR
dc.subjectComportamiento empresarialpt_BR
dc.subjectInnovaciónpt_BR
dc.subjectMacroeconómicapt_BR
dc.subjectEstrategias de crecimiento - empresaspt_BR
dc.subjectMicroeconomía no tradicionalpt_BR
dc.subjectEmpresas - estrategias de crecimientopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Carlos Alberto da.-
dc.creatorLOPES, Vaneide Ferreira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMarkets and business strategies: lecture notes.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Carlos Alberto da; LOPES, Vaneide Ferreira. Mercados e estratégias em negócios: notas de aulas. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2020. ISBN: 978-65-86302-07-3. Disponível em:pt_BR
Appears in Collections:Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg

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MERCADOS E ESTRATÉGIAS EM NEGÓCIOS - EBOOK EDUFCG 2020.pdfMercado e estratégias em negócios - EBOOK EDUFCG 2020.1.2 MBAdobe PDFView/Open


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