Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29915
Title: O processo de ensino aprendizagem e a experimentação pedagógica: algumas contribuições metodológicas.
Other Titles: The teaching-learning process and pedagogical experimentation: some methodological contributions.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
CARVALHO, Marcondes Fernando Pereira.
LIMA, Tassia Fernandes Carvalho Paris de.
CARVALHO, Gabriela Fernandes.
SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
MEDEIROS, Jaqueline Suênia Silva de.
SOUSA, Adenilza Silva.
MARTINS, Ana Paula.
COSTA, Edson de Oliveira.
LIRA, Sâmala Souto.
AGUIAR, Josiane Pereira Carvalho de.
AGUIAR, Isabela Maria Pereira de.
Keywords: Processo de ensino-aprendizagem;Experimentação pedagógica;Formação docente;Educadores críticos;Ensino de ciências;Raciocínio lógico - ensino de ciências;Cuité - PB - ação pedagógica;Mídia e Educação;Educação ambiental;Educação do Campo;Teaching-learning process;Pedagogical experimentation;Teacher training;Critical educators;Science teaching;Logical reasoning - science teaching;Cuité - PB - pedagogical action;Media and Education;Environmental education;Field Education;Proceso de enseñanza-aprendizaje;Experimentación pedagógica;Formación de profesores;Educadores críticos;Enseñanza de las ciencias;Razonamiento lógico - enseñanza de las ciencias;Cuité - PB - acción pedagógica;Medios y Educación;Educación ambiental;Educación de campo;Processus d'enseignement-apprentissage;Expérimentation pédagogique;Formation des enseignants;Éducateurs critiques;Enseignement des sciences;Raisonnement logique - enseignement des sciences;Cuité - PB - action pédagogique;Médias et éducation;Éducation environnementale;Formation sur le terrain
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos; CARVALHO, Marcondes Fernando Pereira (Organizadores). O processo de ensino aprendizagem e a experimentação pedagógica: algumas contribuições metodológicas. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2020. ISBN: 978-65-86302-27-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29915
???metadata.dc.description.resumo???: Este livro apresenta uma coletânea de artigos a abordar metodologias pedagógicas como experimentação ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem em várias vertentes. O primeiro capítulo tem como escopo apresentar o estudo do teatro científico e didático do dramaturgo alemão Bertold Brecht no âmbito da formação de educadores. O intuito é trabalhar com a capacitação de licenciandos para a prática de uma docência crítica e problematizante, dialogando com a interdisciplinaridade e com a formação de cidadãos conscientes e transformadores da realidade em que vivem. Para tal, o presente trabalho proporciona o estudo concomitante de três teóricos — dois dramaturgos e um pedagogo, sendo eles o supracitado Bertold Brecht, o teatrólogo brasileiro Augusto Boal e o educador brasileiro Paulo Freire. O segundo capítulo aborda um dos pontos marcantes em nossa sociedade: a rápida evolução dos recursos tecnológicos e, consequentemente, o acesso a eles, que se tornam cada vez mais presentes em sala de aula, trazidos muitas vezes pelo educando, que vê tais recursos apenas como objetos de entretenimento. Nesse contexto, é notável a importância de demonstrar ao educando que é possível envolver os conteúdos do currículo pedagógico com a construção de jogos e/ou animações. Esse novo cenário cria novos desafios ao sistema educacional, no qual a inovação das práticas pedagógicas se faz necessária. O terceiro capítulo propõe o uso de recursos de mídia como instrumentos pedagógicos a colaborar com o processo ensino-aprendizagem em uma escola pública do ensino fundamental I. As atividades relacionadas ao objeto de estudo foram elaboradas com a efetiva participação dos professores da escola atendida, por meio de planejamento conjunto com a equipe executora do projeto, levando em consideração as diretrizes adotadas pela Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, com o intuito de promover a devida contextualização de tais conteúdos ministrados com as atividades desenvolvidas. O quarto capítulo apresenta a relação entre meio ambiente e educação para a cidadania, a qual assume um papel cada vez mais desafiador, demandando a emergência de novos saberes para apreender processos sociais complexos e riscos ambientais cada vez mais importantes. Dessa forma, o trabalho propõe a abordagem do tema “Educação ambiental” de forma interdisciplinar como uma experiência pedagógica no ensino de Ciências, tendo como público-alvo professores e alunos do ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de Cuité – PB. O quinto capítulo destaca uma análise da experiência de sistematização vivenciada na educação do campo, através da Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável – PEADS.
Keywords: Processo de ensino-aprendizagem
Experimentação pedagógica
Formação docente
Educadores críticos
Ensino de ciências
Raciocínio lógico - ensino de ciências
Cuité - PB - ação pedagógica
Mídia e Educação
Educação ambiental
Educação do Campo
Teaching-learning process
Pedagogical experimentation
Teacher training
Critical educators
Science teaching
Logical reasoning - science teaching
Cuité - PB - pedagogical action
Media and Education
Environmental education
Field Education
Proceso de enseñanza-aprendizaje
Experimentación pedagógica
Formación de profesores
Educadores críticos
Enseñanza de las ciencias
Razonamiento lógico - enseñanza de las ciencias
Cuité - PB - acción pedagógica
Medios y Educación
Educación ambiental
Educación de campo
Processus d'enseignement-apprentissage
Expérimentation pédagogique
Formation des enseignants
Éducateurs critiques
Enseignement des sciences
Raisonnement logique - enseignement des sciences
Cuité - PB - action pédagogique
Médias et éducation
Éducation environnementale
Formation sur le terrain
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29915
Appears in Collections:Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E A EXPERIMENTAÇÃO PEDAGÓGICA - EBOOK EDUFCG 2020.pdfO processo de ensino aprendizagem e a experimentação pedagógica - Ebook EDUFCG 2020.488.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.