Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29915
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste livro apresenta uma coletânea de artigos a abordar metodologias pedagógicas como experimentação ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem em várias vertentes. O primeiro capítulo tem como escopo apresentar o estudo do teatro científico e didático do dramaturgo alemão Bertold Brecht no âmbito da formação de educadores. O intuito é trabalhar com a capacitação de licenciandos para a prática de uma docência crítica e problematizante, dialogando com a interdisciplinaridade e com a formação de cidadãos conscientes e transformadores da realidade em que vivem. Para tal, o presente trabalho proporciona o estudo concomitante de três teóricos — dois dramaturgos e um pedagogo, sendo eles o supracitado Bertold Brecht, o teatrólogo brasileiro Augusto Boal e o educador brasileiro Paulo Freire. O segundo capítulo aborda um dos pontos marcantes em nossa sociedade: a rápida evolução dos recursos tecnológicos e, consequentemente, o acesso a eles, que se tornam cada vez mais presentes em sala de aula, trazidos muitas vezes pelo educando, que vê tais recursos apenas como objetos de entretenimento. Nesse contexto, é notável a importância de demonstrar ao educando que é possível envolver os conteúdos do currículo pedagógico com a construção de jogos e/ou animações. Esse novo cenário cria novos desafios ao sistema educacional, no qual a inovação das práticas pedagógicas se faz necessária. O terceiro capítulo propõe o uso de recursos de mídia como instrumentos pedagógicos a colaborar com o processo ensino-aprendizagem em uma escola pública do ensino fundamental I. As atividades relacionadas ao objeto de estudo foram elaboradas com a efetiva participação dos professores da escola atendida, por meio de planejamento conjunto com a equipe executora do projeto, levando em consideração as diretrizes adotadas pela Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, com o intuito de promover a devida contextualização de tais conteúdos ministrados com as atividades desenvolvidas. O quarto capítulo apresenta a relação entre meio ambiente e educação para a cidadania, a qual assume um papel cada vez mais desafiador, demandando a emergência de novos saberes para apreender processos sociais complexos e riscos ambientais cada vez mais importantes. Dessa forma, o trabalho propõe a abordagem do tema “Educação ambiental” de forma interdisciplinar como uma experiência pedagógica no ensino de Ciências, tendo como público-alvo professores e alunos do ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de Cuité – PB. O quinto capítulo destaca uma análise da experiência de sistematização vivenciada na educação do campo, através da Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável – PEADS.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO processo de ensino aprendizagem e a experimentação pedagógica: algumas contribuições metodológicas.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29915-
dc.date.accessioned2023-05-23T13:00:38Z-
dc.date.available2023-05-23-
dc.date.available2023-05-23T13:00:38Z-
dc.typeLivropt_BR
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectExperimentação pedagógicapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducadores críticospt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectRaciocínio lógico - ensino de ciênciaspt_BR
dc.subjectCuité - PB - ação pedagógicapt_BR
dc.subjectMídia e Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectTeaching-learning processpt_BR
dc.subjectPedagogical experimentationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectCritical educatorspt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectLogical reasoning - science teachingpt_BR
dc.subjectCuité - PB - pedagogical actionpt_BR
dc.subjectMedia and Educationpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectField Educationpt_BR
dc.subjectProceso de enseñanza-aprendizajept_BR
dc.subjectExperimentación pedagógicapt_BR
dc.subjectFormación de profesorespt_BR
dc.subjectEducadores críticospt_BR
dc.subjectEnseñanza de las cienciaspt_BR
dc.subjectRazonamiento lógico - enseñanza de las cienciaspt_BR
dc.subjectCuité - PB - acción pedagógicapt_BR
dc.subjectMedios y Educaciónpt_BR
dc.subjectEducación ambientalpt_BR
dc.subjectEducación de campopt_BR
dc.subjectProcessus d'enseignement-apprentissagept_BR
dc.subjectExpérimentation pédagogiquept_BR
dc.subjectFormation des enseignantspt_BR
dc.subjectÉducateurs critiquespt_BR
dc.subjectEnseignement des sciencespt_BR
dc.subjectRaisonnement logique - enseignement des sciencespt_BR
dc.subjectCuité - PB - action pédagogiquept_BR
dc.subjectMédias et éducationpt_BR
dc.subjectÉducation environnementalept_BR
dc.subjectFormation sur le terrainpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.-
dc.creatorCARVALHO, Marcondes Fernando Pereira.-
dc.creatorLIMA, Tassia Fernandes Carvalho Paris de.-
dc.creatorCARVALHO, Gabriela Fernandes.-
dc.creatorSANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.-
dc.creatorMEDEIROS, Jaqueline Suênia Silva de.-
dc.creatorSOUSA, Adenilza Silva.-
dc.creatorMARTINS, Ana Paula.-
dc.creatorCOSTA, Edson de Oliveira.-
dc.creatorLIRA, Sâmala Souto.-
dc.creatorAGUIAR, Josiane Pereira Carvalho de.-
dc.creatorAGUIAR, Isabela Maria Pereira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching-learning process and pedagogical experimentation: some methodological contributions.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos; CARVALHO, Marcondes Fernando Pereira (Organizadores). O processo de ensino aprendizagem e a experimentação pedagógica: algumas contribuições metodológicas. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2020. ISBN: 978-65-86302-27-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29915pt_BR
Appears in Collections:Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E A EXPERIMENTAÇÃO PEDAGÓGICA - EBOOK EDUFCG 2020.pdfO processo de ensino aprendizagem e a experimentação pedagógica - Ebook EDUFCG 2020.488.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.